Restaurantes Populares da Capital estão fechados por falta de pagamento de salários

Unidades de vários bairros estão sem atendimento nesta quinta-feira (18) porque os trabalhadores estão sem receber pagamentos

Primeiro foram os trabalhadores do restaurante popular do bairro João Paulo, em São Luís, que cruzaram os braços contra o atraso de salários.

Hoje, recebemos informações e imagens de restaurantes fechados também nos bairros Anjo da Guarda, Liberdade, e São Francisco, todos pelo mesmo motivo: falta de pagamento dos trabalhadores.

Unidade João Paulo

Não é de agora que os Restaurantes Populares enfrentam problemas em seu funcionamento. Utilizados como moeda para “comprar” votos em favor da eleição de Brandão e Flávio Dino, diversas unidades foram abertas no período eleitoral, mas fecharam logo que terminou a eleição.

Pelo menos em 17 cidades os Restaurantes encerraram as atividades e até equipamentos foram retirados. Com a denúncia feita pela imprensa, o governo reativou as unidades com a desculpa de que foi um problema pontual com uma das empresas contratadas para o serviço.

No entanto, os Restaurantes voltaram a funcionar sem a normalidade de antes, com restrições de atendimento, diminuição na quantidade de comida servida, sem jantar e sem a feijoada e o mocotó prometidos durante a campanha.

É importante ainda ressaltar que o problema de atraso de salários tem sido uma constante em vários setores do governo. Nesta semana, trabalhadores da vigilância do Procon reclamaram de falta de pagamento, que só foi realizado após denúncia da imprensa.

Dias atrás, as Upas reduziram atendimento por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem estavam sem receber salários desde agosto, assim como também pessoal de limpeza e vigilância com pagamento em atraso.

Reclamações também de trabalhadores do Sistema Penitenciário que prestam serviços através de empresas terceirizadas. E a desculpa do governo é sempre colocar a culpa nas terceirizadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jeisael.com