Sexta feira de filas quilométricas para embarcar no ferry boat no Cujupe

O caos no sistema de transporte aquaviário maltrata a população da baixada maranhense e qualquer cidadão que precisa utilizar o serviço de ferry

Logo abaixo, um vídeo gravado na tarde desta sexta-feira (01) deixa nítido que o caos no sistema de transporte aquaviário do Maranhão, notadamente o transporte de ferry boat, está muito longe de chegar ao fim.

O registro dá conta de uma fila quilométrica de veículos grandes e pequenos no Cujupe à espera de oportunidade de embarque para a Ponta da Espera em São Luís.

Quem precisa fazer a travessia tanto num sentido quanto no outro, precisa ter muita paciência. O governo do estado rescindiu há poucos dias os contratos com empresas habilitadas para o serviço, que, agora, conta com apenas uma em operação.

Todo o caos teve início quando o governo decretou, em 2020, intervenção na Servi-Porto, uma das empresas que operava a travessia, e assumiu a operação.

É bem verdade que até aquele momento o serviço sempre foi ruim e precário. Mas, com a intervenção do estado, apenas piorou. As embarcações foram abandonadas. Sem manutenção, se transformaram em sucata, e, com o tempo, o sistema colapsou.

Foi realizada uma licitação cheia de suspeitas e contratada uma empresa em meio a inúmeras irregularidades. O contrato foi cancelado recentemente junto com o certame.

Nos últimos dias, o governo anunciou como nova uma embarcação de mais de 35 anos, vinda do Pará, uma balsa chamada José Humberto, projetada para navegação em rio, que acabou reprovada pela Capitania dos Portos em mais de uma centena de itens nas primeiras vistorias de segurança.

Após reparos e adequações, a Marinha liberou o Ferry José Humberto para as primeiras viagens de teste na baía de São Marcos. É com essa embarcação que o governo tem contado nos últimos dias para tentar remediar a situação caótica no sistema.

Veja o vídeo gravado na tarde desta sexta no Cujupe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jeisael.com