“Escândalo das creches” de Colinas envolve emenda de Brandão quando era deputado federal

O caso se arrasta desde 2010, envolve recursos federais e foi alvo de inquérito da PF para apurar responsabilidade criminal da prefeita

A construção de 3 creches em Colinas, nos povoados Piquete, chapadinha e Liberdade, foram retomadas recentemente em regime de urgência e começaram a ser concluídas.

A atual prefeita da cidade, Valmira Miranda, eleita para um novo mandato em 2020, é aliada do governador-tampão Carlos Brandão, e os recursos para a construção das creches foram enviados por ele, na época deputado federal.

Prefeita informa origem dos recursos

Os recursos foram liberados ainda no primeiro mandato (2009 a 2012) de Valmira. No pleito de 2012, a aliada de Brandão perdeu a eleição para o prefeito Antônio Carlos, que em 2014 foi acionado pelo FNDE em razão da demora na entrega das creches.

No entanto, o prefeito informou que na prefeitura não havia sequer um documento a respeito da construção das creches, que não havia sido encontrado nenhum registro, nenhum dado, sobre a construção das creches.

Na época, o prefeito criou uma comissão para analisar todos os contratos administrativos e suspendeu os pagamentos e contratos, em especial os relativos aos convênios celebrados com o FNDE/MEC.

Isso acabou virando inquérito na Polícia Federal para investigar porque as obras estavam paradas.

Blogs noticiaram na época
Documento de abertura de investigação

A PF queria saber onde foram parar os recursos, 1 milhão e 700 mil reais, de quase 2 milhões e meio que já tinham sido liberados, e apurar responsabilidade criminal da ex-prefeita à época Valmira Miranda por fraude na aplicação dos recursos.

Um dos ouvidos no inquérito foi o engenheiro Felix Bispo da Silva, responsável pela Construtora Sertão, uma das contratadas para a execução do serviço.

O engenheiro disse em depoimento que as obras das creches foram abandonadas porque parte dos recursos foi desviada para ser aplicada “embora de maneira errada” em outras obras públicas e de terceiros.

Trecho do depoimento de Felix Bispo

Valmira Miranda foi eleita para mais um mandato em 2020 com apoio do então vice-governador Brandão, que, inclusive, gravou vídeo informando que tinha destinado recursos para colinas quando era deputado federal.

Agora, com Brandão governador e candidato à reeleição, as obras das creches foram retomadas de supetão, em ritmo acelerado para serem concluídas.

E o que se pode suspeitar é de que Valmira e Brandão estariam fazendo isso para apagar os rastros do que seria o “Escândalo das Creches de Colinas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jeisael.com