Lahesio vai à PF denunciar disparos em massa de fake news

Através de seus advogados, o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes apresentou notícia-crime na Superintendência da Polícia Federal

O candidato ao Governo do Maranhão pelo PSC tem sido vítima de um velho expediente ilegal e criminoso utilizado em campanhas eleitorais de disparo em massa de mensagens, vídeos e memes, através de robôs pelo WhatsApp, com ataques e notícias falsas.

É preciso estrutura profissional para executar esse tipo de expediente, que exige não apenas conhecimento técnico, mas equipamentos especializados, banco de informações com números telefônicos e profissionais para o espalhamento de mensagens a milhares de telefones ao mesmo tempo.

Dentro da notícia-crime apresentada pelo candidato, foram disponibilizados na Polícia Federal os números de pelo menos sete telefones, que estariam disparando as notícias falsas através do WhatsApp.

Weverton também foi vítima

Em fevereiro, o senador já havia denunciado

Weverton Rocha compareceu pessoalmente à sede da Polícia Federal para protocolar um pedido de investigação sobre disparos em massa e a invasão de bots em sua redes sociais. Os robôs que estavam sendo usados para interferir no alcance das postagens estavam hospedados fora do Brasil, em países como Índia e Paquistão.

Esse de estratégia é usada para dificultar o trabalho da Polícia na identificação dos autores do crime, reais proprietários das contas criadas para serem operadas por bots.

O pedido de investigação foi motivado por uma série de disparos em massa no Whatsapp,com vídeos e notícias falsas sobre o senador, tal qual acontece agora com Lahesio Bonfim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jeisael.com