Em outras pesquisas “governistas”, candidato do PSC vinha sendo colocado com chance de ir pro segundo turno
Tudo bem que pesquisa Ibope no Maranhão tem o mesmo valor que uma nota de 3 reais. A credibilidade do instituto é tão grande que teve que mudar de nome. Agora se chama IPEC.
E na pesquisa divulgada pela Mirante nesta terça-feira (23) os números do IPEC são uma verdadeira loucura. Segundo o instituto, Carlos Brandão (PSB) tem 28% da intenções de voto, seguido por seu principal adversário, Weverton Rocha (PDT), que aparece com 16%. Em terceiro lugar, Edivaldo Jr. (PSD) com 14% e em quarto lugar com 10%, Lahesio Bonfim (PSC).
O ex-prefeito da cidade de São Pedro dos Crentes vem sendo usado estrategicamente pelo Palácio dos Leões dentro de uma narrativa para forçar o eleitor a acreditar que ele seria capaz de ir para o segundo turno com Brandão.
Chama atenção que tenha caído da briga pela segunda colocação para o quarto lugar, quase saindo da casa de dois para um dígito, justamente numa pesquisa de interesse dos governistas e divulgada pela TV oficial do governo, a Mirante.
Os números destoam de todas as pesquisas sérias divulgadas até agora. E, apesar de comemorada pelos Leões, o resultado do IPEC passa a péssima impressão de queda vertiginosa do candidato Brandão, que, depois de aparecer numa pesquisa Econométrica, no último dia 17, com 44,4% dos votos válidos (contra 23,4% do seu principal adversário), agora aparece com apenas 28% no IPEC.
Para o cidadão comum, pouco habituado à leitura correta de pesquisas entre diferentes institutos, fica a mensagem de uma queda de 16 pontos percentuais, que é a diferença entre os números divulgados nas duas pesquisas em uma semana.
Por outro lado, o levantamento atual carece de credibilidade ao passo que não informa em seu registro os bairros ou cidades em que realizou as entrevistas com os eleitores. E pode estar divulgando uma pesquisa realizada apenas na capital em bairros selecionados para priorizar determinado candidato. Quem sabe? Estaria viciada?
A pesquisa do IPEC, ex-IBOPE, foi registrada na Justiça Eleitoral com o número MA-06254/2022. Ouviu 800 pessoas entre os dias 17 a 23 deste mês. Tem margem de erro de 3%, para mais ou para menos, e o grau de confiabilidade é de 95%.
Já o levantamento da Econométrica foi registrado com o número MA-01087/2022. Tem margem de erro de 2,5%, para mais ou para menos, e nível de confiabilidade de 95%. Ouviu 1.503 pessoas entre os dias 11 a 15 de agosto.