O secretário de estado sobrinho do governador foi contatado por mensagens de WhatsApp e telefonemas
Daniel Itapary Brandão estava no edifício Tech Office no dia 19 de agosto, no momento em que o empresário João Bosco foi assassinato a tiros por Gilbson Cutrim, na presença do vereador Beto Castro.
Ele é o “rapaz careca” citado no depoimento de Eliza Maria, ainda no dia crime. E confirmado, citado pelo nome duas vezes, no depoimento de Beto Castro, no dia seguinte ao homicídio.
Daniel, Beto, Bosco e Gilbson estavam reunidos em uma mesa da lanchonete Tapioca da Ilha tratando sobre uma dívida oriunda de uma cobrança de propina de 50% pelo recebimento de um pagamento da Secretaria de Educação do Maranhão no valor de R$ 778 mil, quando houve um desentendimento e Gilbson atirou em Bosco.
A polícia omitiu a presença de Daniel no local do crime, mas a imprensa teve acesso à imagens mostrando que ele estava no local.
E quando não havia mais dúvidas de que se tratava de Daniel Itapary Brandão, titular da Secretaria de Monitoramento de Ações Governamentais, entramos em contato, pela primeira vez, por telefone, com o sobrinho do governador, na última sexta-feira, dia 16, às 9:52h. A chamada foi recusada.
Imediatamente, Daniel respondeu, talvez sem poder atender no momento, pedindo que lhe fosse enviada uma mensagem de texto. Enviamos, então, uma solicitação de resposta do secretário às 12:26, com prazo até 13:20, já que o assunto seria levado ao ar no Jornal a partir de 13:25.
Como o secretário não respondeu dentro do prazo, assim que terminou o jornal, enviamos nova mensagem pra lhe deixar à vontade para responder quando quisesse.
Na segunda-feira (19), às 17:09h, entramos em contato mais uma vez, em razão de uma nova informação que seria levada ao ar: o depoimento de Beto Castro citando Daniel. A postagem iria ao ar às 18h, e demos prazo para que pudesse responder até as 17:30. Mesmo com status on line, Daniel Itapary ignorou as mensagens.
Por último, nesta terça-feira (20) após 31 dias do assassinato de Bosco, ligamos mais uma vez para o secretário Daniel Itapary Brandão. A ligação foi gravada em vídeo, e você acompanha o resultado abaixo.