Candidato do Solidariedade se manifestou favorável à revista de todos os candidatos para evitar uso de mini fone de ouvido
Simplício Araújo afirma ter recebido denúncia sobre o possível uso de equipamento eletrônico por um dos candidatos que irão participar do debate promovido pela Globo, na TV Mirante, na noite desta terça-feira (27).
Esse tipo de equipamento é comum em estúdios de TV, servem para os apresentadores se comunicarem com direção e produção durante programas como jornal e apresentação de auditório. O jornalista que faz mediação do debate também utiliza ponto eletrônico.
Há no mercado equipamentos de todos os tipos, alguns feitos sob medida para o ouvido de cada usuário, da mesma cor de pele, e com micro antena embutida, de modo que fica praticamente imperceptível.
Outros, são tão minúsculos que podem caber dentro do ouvido, sem que nem precisem ser disfarçados da cor da pele.
Se esse tipo de artifício for usado por algum candidato, ele poderá receber instruções de qualquer assessor com um rádio transmissor a partir de qualquer lugar dentro do prédio durante o debate.
A denúncia do candidato Simplicio Araújo tem sido levada por algumas pessoas como piada, como algo ilógico e impossível. Mas, não. Não é. E para que não paire nenhuma dúvida sobre a lisura do evento entre os candidatos, a Globo tem a obrigação de aceitar a sugestão feita pelo próprio candidato, de que todos os candidatos passem por uma revista na presença dos assessores, antes do debate.
Por via das dúvidas, é melhor garantir que ninguém possa colocar em xeque a credibilidade, lisura e transparência do debate.