Estratégia colocada em prática na última pesquisa do Sarney IPEC (IBOPE)/TV Mirante visa facilitar o caminho de Brandão na eleição
O Palácio dos Leões tem claro que enfrentará dificuldades pra vencer o segundo turno das eleições num confronto entre Carlos Brandão (PSB) e Weverton (PDT). Por isso, manteve a estratégia de fomentar o crescimento de Lahésio Bonfim (PSC) até a última pesquisa para colocá-lo em 2º lugar.
Ainda na segunda quinzena de setembro, fizemos um comentário na TV alertando que a campanha de Brandão usaria as últimas pesquisas para colocar em prática essa estratégia. E é exatamente o que aconteceu na noite deste sábado com a pesquisa do antigo IBOPE divulgada na TV Mirante.
A estratégia tem uma razão de ser. No Maranhão, a quantidade de eleitores bolsonaristas pode até ser capaz de levar um candidato bolsonarista ao segundo turno, dependendo de como o restante do eleitorado se divide entre os demais candidatos.
No entanto, a quantidade de eleitores bolsonaristas não é capaz de dar a vitória ao seu candidato no segundo turno, quando a disputa é, evidentemente, apenas entre dois postulantes, num estado majoritariamente esquerdista.
Tendo que enfrentar Lahésio no segundo turno, a estratégia de comunicação será exatamente do candidato do Lula contra o Candidato do Bolsonaro. E vai ficar ainda mais fácil derrotar Lahésio se Lula for eleito no primeiro turno.
Como o Maranhão é um estado de maioria do eleitorado Lulista, o discurso anti-Bolsonaro cola muito fácil. Por isso até tentaram dizer que Weverton era bolsonarista, para que fosse rejeitado pela maioria dos eleitores maranhense.
A campanha de Brandão usa essa estratégia principalmente porque aposta na incapacidade que o eleitor bolsonarista teria para entender que colocando Lahésio no segundo turno estaria, na verdade, ajudando Brandão a se reeleger.
E é verdade. Ao ler este texto, – se é que vai ler – o eleitor de Lahésio não conseguirá compreender que está sendo usado pelo Palácio dos Leões como massa de manobra para Brandão tentar vencer a eleição.