Dos 18 deputados e deputadas federais eleitos pelo estado, 11 estão assim autodeclarados
De acordo com o Estatuto da Igualdade Racial, a definição de negro se dá da seguinte forma:
“O conjunto de pessoas que se autodeclaram pretas e pardas, conforme o quesito cor ou raça usado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ou que adotam autodefinição análoga.”
De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral, o percentual de candidatos negros em 2022 é o maior desde 2014, quando foi instituída a autodeclaração racial, e 44,24% assim se declararam. Em 2022, esse percentual chegou a 49,49%, superando o percentual de 48,93% que se autodeclaram brancos.
São consideradas candidaturas de negros aquelas de candidatos que se declaram pretos ou pardos, seguindo, portanto o Estatuto da Igualdade Racial e o entendimento do IBGE.
Para fins de distribuição entre os partidos políticos dos recursos do fundo partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, os votos dados a candidatas mulheres ou a candidatos negros para a Câmara dos Deputados nas eleições realizadas de 2022 a 2030 serão contados em dobro.
Dada essa explicação, sabendo que candidatos negros têm direito a mais dinheiro do fundão, vejamos, então, quem são os 11 negros eleitos pelo Maranhão para a Câmara Federal:
Os outros 7 eleitos se autodeclaram brancos.