Ex-presidente da República falou no debate como se existisse uma refinaria construída por ele no Maranhão
O deputado estadual Wellington do Curso (PSC) denunciou na tribuna da Assembleia Legislativa a fala do ex-presidente Lula, que, no debate da Band, afirmou: “nós decidimos fazer a refinaria no Maranhão”.
A fala de Lula pode ter dado a entender aos telespectadores e eleitores do Brasil que, de fato, houve a construção do empreendimento no Maranhão, o que todos no estado sabem, não é verdade.
Wellington também foi pessoalmente ao local onde seria instalada a Refinaria Premium I, da Petrobras, para mostrar o que sobrou da mentira inventada sobre sua construção.
O que houve, na verdade, foi um grande estelionato eleitoral que, à época, serviu apenas de trampolim para a eleição de Roseana Sarney como governadora, Edson Lobão e João Alberto como senadores, além de Dilma Roussef como presidenta. Ambos no mesmo palanque de Lula e contra Flávio Dino.
O engodo deixou para trás um rastro de danos ambientais, prejuízos para empresários e trabalhadores, que fizeram investimentos imobiliários e formação profissional à espera dos empreendimentos que seriam inaugurados e empregos que seriam gerados em torno da instalação da refinaria.
Até hoje, muitos empresários sequer conseguiram recuperar o que fizeram de investimentos. Outros, quebraram. E um montante de mais de R$ 2,1 bilhões de dinheiro público foi pelo ralo, restando somente o aterro e a terraplangem da área e a decepação ao povo maranhense.
Veja no link abaixo a postagem do deputado Wellington do curso:
https://www.instagram.com/reel/Cj5NftDDQ4R/?igshid=NjQxMzA2Mjk=