Aproximação entre os dois gestores seria saudável para a gestão da capital maranhense e poderia, sim, dar rumo a uma parceria na eleição de prefeito em 24
Ainda no dia 30 de outubro, domingo de eleição, este site publicou em seu “Colunaço” semanal a cerca dos nomes e composições possível para a disputa de prefeito de São Luís em 2024, assunto que já havíamos tratado em postagens anteriores, dando, inclusive, a informação em primeira mão sobre o desejo do deputado Federal Márcio Jerry de concorrer à prefeitura. Dias depois, o próprio deputado externou essa vontade e virou notícia em outros veículos.
Na coluna do dia 30, informamos que uma possibilidade inesperada e ainda distante, porém possível, seria a composição do governador Brandão com o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, o que jogaria um balde de água fria nas pretenções dos nomes do grupo dino-brando-Sarneyzista. Vamos relembrar o que escrevermos na coluna. Veja:
Dez dias depois, temos uma imagem emblemática, que pode não significar nada ou pode significar muita coisa. O governador Carlos Brandão (PSB) num encontro muito amistoso com Eduardo Braide (sem partido), em Brasília, numa reunião com a bancada maranhense de deputados e senadores.
Os dois sentaram lado a lado, e protagonizaram cenas de muita intimidade, que podem ser apenas um momento de civilidade entre dois políticos/gestores, mas que seria inimaginável, por exemplo, se o governador ainda fosse Flávio Dino (PSB).
Entretanto, também pode ser a abertura de porta para um composição inicialmente de parceria entre os entes estadual e municipal e se transformar numa parceria política e também eleitoral para 2024.
Política não é ciência exata, nem todas as previsões se confirmam, há ainda muita coisa a rolar até as definições em torno de candidaturas para 2024, mas no digam que não avisei. Mesmo porque a “preferência” na disputa é de Braide, que está sentado na cadeira, e São Luís tem tradição de reeleger seus prefeitos. O único que não conseguiu tal feito foi Castelo em 2012.
Aguardemos. Enquanto isso, veja Braide e Brandão muito à vontade.