O governador Carlos Brandão (PSB) não deve enfrentar dificuldades políticas na condução de seu governo a partir de janeiro de 2023. Sequer terá oposição na Assembleia Legislativa.
Em poucos dias, por exemplo, o governador conseguiu virar a mesa em favor de sua preferida para presidir a Assembleia Legislativa do Maranhão, a deputada eleita Iracema Vale (PSB).
Mesmo parlamentares que já haviam declarado apoio a Othelino Neto (PC do B), passaram a defender o nome de Iracema, e, de fato, a eleição para a presidência da Casa Legislativa caminha para o consenso em torno do nome da recém eleita deputada.
As últimas declarações, manifestações em redes sociais e postagens de deputados em encontros com o governador Brandão, mostram que Iracema Vale já soma maioria dos 42 deputados estaduais e, se não acontecer algo improvável, pela primeira vez uma mulher vai presidir a Assembleia a partir de fevereiro de 2023.
Já Othelino, habilidoso politicamente como sempre foi, certamente saberá se comportar dentro desse contexto e não saírá derrotado. O deputado sempre soube fazer a leitura política dos momentos e se encaixar à situação.