Governadores do Consórcio Nordeste estiveram reunidos, nesta sexta-feira (20), no Centro de Convenções de João Pessoa, na Paraíba, para discutir ações estruturantes a serem apresentadas ao presidente Lula, e que beneficiem a região em conjunto.
Os governadores destacaram a necessidade de estratégias coordenadas para o combate à fome, geração de emprego e renda, além de pautas sustentáveis, como energias renováveis.
Aos governadores do Nordeste foi apresentado o Projeto Nordeste 2023-2033 pela especialista em desenvolvimento regional, economista e socióloga Tânia Bacelar.
O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), destacou o momento como oportunidade para priorizar e definir pautas fundamentais dos nove estados da Região, a serem levadas ao presidente Lula. Brandão cita a melhor utilização das energias renováveis, a recuperação e ampliação de ferrovias e rodovias, além de saúde, educação, segurança alimentar e regularização fundiária.
Eleito a presidir o Consórcio Nordeste em dezembro, o governador da Paraíba, João Azevêdo, ressalta que esta reunião trata de fortalecer relações republicanas e o desenvolvimento da região.
“Estamos construindo, de forma conjunta, ações positivas para o desenvolvimento regional”
João Azevedo
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, afirma que o momento é propício para a região devido a abertura de diálogo entre a presidência e os estados.
Em relação à temática do combate à fome, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, afirma que este tem sido o tema central dos diálogos, não só pelos estados nordestinos, mas por todo o Brasil, e destaca a importância da geração de empregos como medida auxiliar.
Governadores do Nordeste
Além de Carlos Brandão (Maranhão), os estados nordestinos são governados por João Azevêdo (Paraíba); Raquel Lyra (Pernambuco); Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte); Paulo Dantas (Alagoas); Jerônimo Rodrigues (Bahia); Elmano de Freitas (Ceará); Rafael Fonteles (Piauí); e Fábio Mitidieri (Sergipe).