UQ! Colunaço 29/01

Nota do editor

O nome desta coluna é um trocadilho criado como uma sátira explícita, desavergonhada e sem nenhum temor de assim se posicionar, até de forma provocativa com a tradicional coluna semanal que nos inspirou.

Sempre informamos, a cada domingo, que cá, tal como lá, é um espaço feito por várias mãos. Recebemos contribuições das mais diversas fontes e formas. Apesar de tudo passar pelo crivo deste editor, fazemos questão de interferir o mínimo possível no conteúdo recebido, especialmente quando é nota já escrita por fontes consideradas certas e idôneas.

Essa liberdade proposta, no entanto, pode nos fazer cair em algumas armadilhas, mas nosso esforço é pela prática do bom jornalismo, comprometido com a verdade dos fatos, mas também o jornalismo que incomoda, que se antecipa aos fatos e é capaz até de mudar fatos futuros a partir da antecipação da informação.

E como um espaço que respeita a boa prática do ofício, não temos compromisso com o erro. O que é fato é fato, o que é fofoca é fofoca, ainda que tenha um fato como pano de fundo. Boa leitura. Divirta-se. Informe-se.

Fake news plantada

Na última coluna, postamos a informação de que Léo Índio, primo de Carlos Bolsonaro (Carluxo), teria pedido “asilo” no Maranhão após participar dos atos golpistas em Brasília. Esta informação é falsa. Fake news chocada por um deputado federal comunista e plantada nesta coluna. A fonte dessa informação será tratada com mais cuidado daqui em diante.

O desmentido

A fake news do comunista envolvia o nome da prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge, que teria recebido contato por telefone para receber Léo Índio. Sem citar diretamente o caso, Maura emitiu Nota pra desfazer a mentira do rato. Veja:

Errata

Sobre a informação de que o ex-prefeito de São Luís Edivaldo Jr. “endividou o município com empréstimos que serviram só para construir praças”, o ex-auxiliar do prefeito, Fábio Henrique, se contrapôs dizendo que as obras de praças não foram realizadas com recurso dos empréstimos. Portanto, informação retificada. Não temos compromisso com o erro.

Síndrome do deboche

Ouvi dizer que os arrogantes e intransigentes se transvestem de bonzinhos e humildezinhos de vez em quando. É, mas, a verdadeira natureza não fica escondida muito tempo. O arrogante traz consigo a síndrome do deboche, não é, deputado “Mary Jane”? Quando a arrogância é grande demais, o arrogante não se apercebe de o quanto é/está pequeno.

Os grandes

Othelino Neto e Paulo Victor

Encontro de gigantes da política? O deputado estadual Othelino Neto teve um encontro com o vereador Paulo Victor. Presidentes dos respectivos poderes legislativos, Othelino e PV se agigantaram na política nos últimos tempos. Fazem movimentações certeiras, sabem se impor sem arrogância, ocupam espaços com respeito e, até onde se sabe, sem se embebedar de vaidade. Ahh, e sem debochezinho com o zôto,

Humildade se aprende?

Quem também visitou o presidente da Câmara de Vereadores de São Luís foi o deputado federal Márcio Jerry. A foto abaixo foi postada por Paulo Victor no Instagram. Ao se referir ao deputado, o vereador escreveu: “gratidão por colocar seu mandato à disposição “. Perto de Jerry, PV é, hoje, um gigante na política, mas a postura ainda é de humildade. Aprende aí, deputado.

PV, Astro e MJ

Repudiado

Rapá, e não é que a Ordem dos Advogados do Brasil emitiu uma Nota de Repúdio por conta dos comentários pejorativos feitos por um blogueiro desmerecendo o trabalho dos advogados previdenciários. Segundo a Nota, o cara disse que advogado é “que faz um leriado… aquela maquiagem toda”. Pior que ele ficou todo orgulhoso em ser repudiado. A ignorância às vezes é uma benção.

CTRL C + CTRL V

Foi-se o tempo em que os jornais “impressos” investiam em redatores. Hoje em dia, só copiam o release enviado e colam. Até os erros de pontuação e gramática vão pro ar. O mesmo texto que todos os jornalistas recebem das assessorias por e-mail são colocados ipsis litteris nas “páginas” dos jornais. Até a foto é aquela enviada pela assessoria. Não é mais jornalismo; é só publicidade mesmo.

Mesma coisa

Muitos blogs não estão diferentes disso, não. Parece que leu um, leu os outros. Não se dão ao trabalho nem de mudar o título. É release de governo, é release de prefeitura, é release de deputado. Tudo igual em alguns blogs. O típico texto de assessoria, cheio de adjetivações, elogios, com o assessorado em “primeiro plano” e brilhando na manchete. Eu acho é graça. Escrever que é bom…

Se entregou

O deputado Duarte Jr. expôs, sem querer, mais uma prova do que todos já sabemos, desde o vazamento de conversas de grupo de zap do parlamentar: a manutenção de una “milícia digital” que lhe serve em redes sociais. Perfis fakes, comandados por assessores e pessoas próximas. São usuários mantidos nas redes sociais para fazer elogios ao deputado, rebater críticas e atacar adversários. Só que o Adm do perfil do deputado esqueceu de usar outra conta para fazer um elogio e saiu essa mancada aí, ó.

Um auto elogio a si mesmo. Heheheh

Braide no 1º turno

Até as eleições de 2024 tem muita água pra rolar. Mas se as eleições para prefeito fossem hoje, domingo, dia 29 de janeiro se 2023, o prefeito de São Luís estaria reeleito no 1º turno. Pelo menos é o que se extrai de alguns levantamentos de pesquisa aos quais a coluna teve acesso. E não se trata de intenção de voto, não. É apontamento dos especialistas baseados nas leituras de aprovação da gestão e nos atuais contextos políticos.

Prefeito Braide

Sem adversário

Nenhuma pesquisa de intenção de votos feita agora poderia refletir ou pelo menos chegar perto do que seria o resultado de 2024, até porque o único candidato certo é o prefeito Braide. Porém, há vários nomes postos com o desejo de concorrer, principalmente no campo dinobrandonista. Nomes muito bons porém de pouca capilaridade ainda. Mas…

Adversário ideal

De todos os nomes, o candidato que Braide gostaria de enfrentar é Duarte Jr. Apesar de ser o nome com maior capilaridade entre os governistas, é também o “mais fácil” de ser batido. O adversário perfeito para Braide vencer de novo.

Sozinho

Duarte Jr. só é candidato de si mesmo até agora. E, talvez, de preferência de Flávio Dino. Mas só talvez. É comum ouvir da boca de todos (ou quase todos) do seu próprio grupo político a seguinte frase: “qualquer um, menos Duarte”. Até aqueles que lhe “apoiaram” em 2020 apenas para atender ao pedido de Flávio Dino. Há quem diga algo mais forte: “nunca será prefeito de São Luís”.

Duarte jr.

Sozinho II

Conhecendo o perfil de Duarte Jr. há quem diga que ele será candidato a prefeito de São Luís de qualquer jeito em 2024. E, se assim for, sem grupo, sem apoio financeiro, vai passar um enorme vexame. Tudo que Braide deseja. Seria a derrocada do deputado de uma vez.

Improvável

E se o candidato apoiado pelo governador Brandão em 2024 for o próprio Braide? Arriégua! E se a turma de Dino se desentender com a turma de Brandão no meio do caminho? E se Brandão permanecer até o final do mandato, não abrir pra Camarão e lançar outro candidato a governador? E se for o próprio Braide em 2026? São muitas linhas do tempo e centenas ou milhares de possibilidades no universo. E os próximos 60 dias serão cruciais para o futuro.

Tensão

Entre Brandão e Dino houve momentos de muita tensão desde o fim das eleições. Há, porém, muita gente habilidosa politicamente apagando incêndio esse tempo todo. O próprio Brandão tem agido com muita cautela e sabedoria. A poeira baixou, mas pode levantar de novo nos próximos dias. Nova legislatura, formação de Mesa na Assembleia, secretariado, espaços no governo, muita aresta pra aparar.

União

Dinistas e brandonistas precisam manter a união. Diferente disso, o prejuízo será grande para os “dois” lados desse grupo. Ah, e com reflexos para a gestão estadual, consequentemente, para a população. Se entendam, pelo amor de God.

Camarão, Brandão e Dino

“Estamos unidos na amizade e na política”

Carlos Brandão

União II

Na Assembleia Legislativa parece que a coisa vai caminhar bem. A futura presidente da Casa (por aclamação), deputada Iracema Vale, reuniu os colegas deputados eleitos e reeleitos para um momento descontraído neste sábado. Clima de confraternização e união no churrasco.

“Amigos” de Iracema

Imagem da semana

Iracema Vale

Deputada mais votada do Maranhão, primeira mulher a presidir a Assembleia Legislativa do Maranhão.

Calote Global

Funcionários demitidos da empresa que prestava serviços para a SEDUC estão cobrando o recebimento de direitos trabalhistas. Ao fim do contrato com o estado em dezembro de 2022, a Global deu baixa na carteira de todo mundo sem, no entanto, pagar a recisão. Tá devendo parcela do décimo, férias, FGTS…

Manifestação convocada para esta segunda, em frente à sede da empresa.

Pra finalizar

Que festão o pré-carnaval em São Luís, hein? Com segurança, boas atrações, circuito inédito, sucesso de público, descentralizado para os bairros. Assertô, mizerávi! Mesmo quem não brinca carnaval ou que não gosta, tem que reconhecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jeisael.com