Nota do editor
Seja bem vindo! Esta coluna é feita em colaboração com outras pessoas, jornalistas ou não. O nome é apenas um trocadilho. Não precisa levar tudo tão a sério. Fato é fato, e a fofoca pode ter um fato como pano de fundo ou pode estar antecedendo um fato, mas também pode ser só uma zoação. Divirta-se. Leia tudo.
Não faz e quer atrapalhar
Agora pronto! Tem gente incomodada com o trabalho do jornalista Eduardo Ericeira, que parece ser o único a mergulhar, de fato, no caso grave de acusação contra um vereador envolvendo abuso sexual contra adolescentes.
Na frente
Esta coluna foi um dos primeiros espaços jornalísticos a tocar nesse assunto, quando ninguém sequer sabia ainda quem era o vereador acusado, e o assunto corria apenas nos bastidores. Relembre:
O sumido
Tem ex-candidato a governador nas eleições de 2022 que não demorava dois minutos pra responder uma menagem de zap dos aliados e era rápido pra atender ou retornar uma ligação. Agora? Bem, agora não precisa mais. Deixa pra lá. Quem sabe na próxima eleição.
Volta ao cenário
O senador Weverton Rocha (PDT) tem feito movimentos para tentar voltar ao cenário político. Depois de ficar em terceiro lugar nas eleições de 2022, o político andou meio sumido. Mas já há alguns dias que passou a movimentar mais as redes sociais e até fez um encontro com lideranças partidárias no PDT, em São Luís.
De olho em 24
Nunca tão enfraquecido no cenário político maranhense e, especialmente na capital, após perder a eleição de 2022 e sem espaços na atual gestão municipal da capital, que dominou por muitos anos, o PDT tenta juntar os cacos para se manter relevante no cenário e ter forças nas próximas eleições. Quem diria. O grande PDT.
A procurada
Já que começou uma nova legislatura, já que todo comissionado foi exonerado da Assembleia, já que tem chefa nova na área, a sala mais frequentada por jornalistas e blogueiros nos últimos dias fica no segundo andar de um certo prédio lá pras bandas do Rangedor. Já que a linha reta é a distância mais curta entre doís pontos, não tem ponto mais certo do que esse nos últimos dias pra voltar ao ponto.
Mulheres no poder
Pela primeira vez a Assembleia Legislativa tem uma mulher na presidência, o maior números de deputadas eleitas e 5 poderosas compondo a Mesa Diretora da Casa. Segura, que a mulherada tá com tudo.
Falando nisso…
Ex-presidenta Dilma Roussef pode ser presidenta do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), conhecido como o “ Banco do Brics ”. caso seja confirmado o nome da petista, Dilma será a primeira mulher brasileira a dirigir um banco multilateral. Fiquei triste somente com o salário. O salário mínimo do brasileiro, porque o salário da Dilma será de pelo menos R$ 290 mil reais.
Pode escolher
O prefeito de São Luís mal acabou de entrar no PSD e já foi “assediado” publicamente pelo PRB (Republicanos). “Venha ser 10 você também”, disse o presidente nacional, Marcos Pereira, ao prefeito, em evento realizado na última sexta. Tá podendo. Partido não vai faltar.
Já pensou?
E se, por alguma razão, o prefeito de São Luís decidir não ficar no PSD e concorrer pelo Republicanos? Lembre-se que o PSD virou uma salada ideológica, com gente de esquerda até a extrema direita. Tem Braide, tem Eliziane Gama, tem Josivaldo JP… Aí se o Braide concorrer em 2024 pelo Republicanos, já sabe qual será o número dele, né?
Greve de ônibus?
Já começou a novela. Rodoviários ameaçaram paralisação para amanhã (12), recuaram, mas só até uma audiência de mediação a pedido do Ministério Público do Trabalho, nesta terça (13). Se não houver acordo, quinta-feira (16) a categoria pode parar.
Sabe jogar
Josimar de Maranhãozinho se livrou, ao menos por enquanto, da cassação do mandato. Reeleito em 2022, o deputado federal maranhense já enfrentava um pedido de cassação protocolado na Comissão de Ética, que foi arquivado antes mesmo do parecer do relator em razão de alguma movimentação de bastidores.
Sabe jogar II
Maranhãozinho era bolsonarista até Bolsonaro perder as eleições. Agora, aproveitando uma cisão dentro do seu partido, o PL, articula apoio da legenda à base do governo Lula. Pelo menos um terço da bancada deve acompanhar o movimento de Josimar, o neo-lulista.
Nem Lula nem Bolsonaro
A grande verdade é que a maior parte dos políticos, especialmente do Centrão, não está nem aí para quem foi, é ou será o presidente. Esse tipo de político sempre vai ser do lado do Poder. De maneira camaleônica, adaptam-se a cada governo.
Falando em Josimar…
A deputada federal Detinha (PL) sonha em virar senadora, e já anda preparando terreno para, quem sabe, disputar a eleição de 2026, quando serão abertas as duas vagas no Senado hoje ocupadas por Weverton e Eliziane. Quando isso acontecer, lembre-se: você leu a informação primeiro aqui.
Só duas vagas
É pouco espaço pra muito pretendente. Uma vaga do senado em 2026, certamente, será do atual governador Brandão. É o que se enxerga como caminho natural. Como ficariam Weverton e Eliziane? As possibilidades de composição entre as partes é possível até as próximas eleições gerais, vamos explorando as possibilidades até lá.
Mistério
Quem é o “funcionário” do Procon, cabo eleitoral de Duarte jr. suplente que deve assumir por alguns dias um mandato de vereador na Câmara de São Luís?
Fogo no parquinho
Dois líderes comunitários de comunidades na Zona Rural de São Luís viviam se digladiando, cada um de um lado da política, puxando a farinha para a sardinha de seus políticos. Um falando mal do outro, e disputando um contra o outro a cada eleição. De um lado ou do outro da ponte. Era um verdadeiro incêndio a relação dos dois.
Parque no Foguinho
Qual não foi a supresa das comunidades ao ver e saber que os dois estavam juntinhos saboreando uma pizza com largos sorrisos, numa espécie de comemoração pelo caos no transporte coletivo da região. Ambos estão agindo nos bastidores, cada um ao seu modo, incentivando protestos e manifestações e tirando proveito nos bastidores do poder. É fogo, viu? Isso não deve ser coisa de Jesus.
Ponte e divisão
Enquanto houve uma espécie de ponte entre os dois, as duas comunidades, antes unidades em torno de buscar soluções juntas, agora rivalizam por causa de linhas de ônibus. Mas há uma coisa unindo as duas comunidades: o ódio pelo dois líderes.
Chorão
E o Procurador Geral de Justiça, Eduardo Nicolau, aquele que pretende entrar para a política eleitoral e disputar a prefeitura de São José de Ribamar em 2024. Deu uma entrevista a uma rádio e chorou ao falar sobre alguns assuntos. Emocionado, Dudu Nico foi às lágrimas ao falar de “sua luta diária para garantir direitos na sociedade maranhense”.
Não chorou
Eduardo Nicolau só não chorou quando os maranhenses estavam enfrentando sérios problemas com o serviço de transporte por ferry boat. Ao contrário, Dudu Nico não pareceu assim tão preocupado em “garantir os direitos da sociedade”, disse que não tinha nada errado, sorriu e debochou da cara dos maranhenses. Lembre:
Que pena!
A retirada do Tribunal de Justiça e da Câmara Municipal de São Luis do Centro da Cidade será o mais duro golpe contra a economia daquela área. Vão acabar com o pequeno comércio de bares, restaurantes e outras atividades econômicas que vivem do dia a dia daquele fluxo de pessoas.
Longe do Povo
A Defensoria Pública já saiu de uma área central para uma área que não passa nem ônibus. Uma região entre dois shoppings e próximo dos principais colégios de bacanas de São Luís. Excelente “incômodo” para os defensores buscarem seus filhos, hein?
Sem valor
Profissional do jornalismo em São Luís não tá valendo um outdoor. Depois de difundir a imagem de um experiente apresentador como estrela de uma dos seus jornais, uma emissora de TV quebrou contrato de um ano já assinado com o profissional, que no passou nem 1 mês no ar. E ainda constrangeu o valoroso profissional a assinar um distrato, sem direito a nada.
Errrrrrou (leia com a voz do Faustão)
Montada com o propósito de servir mais a interesses outros que não o jornalismo, a emissora meteu os pés pelas mãos e muda de gestão como quem toma banho 3 vezes o dias. Sem contratos com o poder público e já sem credibilidade no mercado publicitário, tá sendo difícil sobreviver financeiramente. Demissão em massa foi a “solução” encontrada pelo novo gestor para tentar equilibrar as contas.
À venda
Na verdade, a TV está passando por uma espécie de saneamento financeiro para ser vendida. Já há pelo menos dois grupos interessados na negociação e, em breve, a TV pode passar para as mãos de novos donos.
Alugada
Enquanto isso, a rádio que foi fundada pelo mesmo grupo antigo dono da TV já foi arrendada. Já tem gestão Nova na FM. Cuidado pra não cometer o mesmo erro da TV, hein? Dinheiro não aguenta desaforo.
Briga por vaga
O espaço de estacionamento das duas emissoras, da rádio e da TV, são compartilhados. E já teve briga por vaga de estacionamento. Não. Não é fofoca. Foi real. Fontes da coluna presentes no local contam que o bate boca foi tenso. “Eu estaciono onde eu quiser”. Valha-me Deus. Essa é Nova.
Briga por atendimento
Onde também há registro de confusão é no Hospital da Criança, que passa por obras. O problemas é que o atendimento tem sido mantido em meio à reforma. Aí já viu, né? Tem gente dizendo que continuar a obra e manter atendimento não combina, enquanto outros acham que não tem como para o atendimento, mesmo com precariedade.
A invasão
Alguém aí já ouviu falar sobre uma tal “invasão trans” que pode acontecer no Maranhão? Pois é, inventaram esse termo para tratar de um projeto de lei do deputado Yglésio que trata de proibir que “pessoas do sexo biológico masculino” (se referindo à mulheres trans) participem de equipes femininas em competições esportivas.
Por hoje é só, pessoal.