Por conta da chuva registrada na madrugada desta quarta-feira (22), na capital, uma erosão destruiu parte da calçada e da mureta de proteção que fica às margens da Avenida Pedro II, no Centro Histórico de São Luís. O local foi interditado, e o trânsito bloqueado.
O desmoronamento aconteceu por volta das 5h. No momento, ninguém passava pelo local e não havia carros estacionados.
O local onde a erosão aconteceu dá acesso a prédio importantes, como os palácios dos Leões e de La Ravardière, sedes do Governo do Maranhão e Prefeitura de São Luís, respectivamente, além do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) e Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA).
Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) estão no local. Agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) foram acionados para organizar o fluxo de veículos na região.
Por meio das redes sociais, o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), informou que equipes do Comitê Gestor de Prevenção e Assistência às Vítimas das Chuvas já estão agindo para evitar maiores transtornos na praça Dom Pedro II. Ainda segundo Brandão, o local deve ser recuperado.
A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), que integra o Comitê, informou que está trabalhando na retirada do excesso do material e que a área permanecerá isolada, a fim de impedir o trânsito tanto de pedestres quanto de veículos. Segundo a Sinfra, isso diminuirá a carga no local e garantirá maior segurança.
A secretaria também informou que fará o escoramento de parte do muro, além do escoramento das cabeceiras da passarela que passam por cima da ladeira, área próxima à Capitania dos Portos.
A Sinfra está verificando, também, a energização dos cabos de iluminação que, na região, são subterrâneos, além de investigar a situação atual do lado oposto à erosão e reforça que fará um trabalho de reconstituição e, em paralelo, está providenciando um projeto para fazer a intervenção segura e definitiva.
Já a Prefeitura de São Luís, também em nota, informou que que equipes da Defesa Civil do Município e equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) estão indo para o local, avaliar o ocorrido e tomar as medidas necessárias.