O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD) tem feito movimentações que alcançam não somente a própria Gestão, mas também a política.
O prefeito já havia anunciado, há uma semana, o vereador Daniel Oliveira como líder de seu governo na Câmara, e, nesta quarta-feira (29), trocou titulares da Secretaria de Governo e da SMTT, dando início a uma reforma administrativa que prevê novas mudanças mais adiante.
O titular da Secretaria de Governo, Enéas Fernandes, foi substituído pelo adjunto, Emilio Murad. E na Secretaria de Trânsito e Transporte trocou Diego Baluz por Diego Rodrigues, que estava na SEMCAS – Secretaria de Assistência Social.
A imprensa, em polvorosa, esperando por respostas, o porquê das mudanças, mas objetivamente nenhuma justificativa já que ser dada pelo prefeito, afinal trata-se de fatos que pode ser encarado como corriqueiro em qualquer gestão a troca de secretários.
No entanto, os mais atentos olhares enxergam que, para além de mero rito administrativo corriqueiro, as mudanças que agora se iniciam têm o seu viés político, especialmente visando articulações para a eleição de 2024.
Eduardo Braide tem um jeito muito peculiar de agir na política. Discreto, costuma fazer movimentos em silêncio, nos bastidores, e age em just in time, encaixando seus movimentos de acordo com a demanda, ou seja, tudo no seu devido tempo.