UQ! Colunaço 04/07

Passos de tartaruga

Haja paciência! Lentidão é o que encontram os maranhenses que buscam o Judiciário para demandas contra o Sistema Financeiro com base na Lei 14.871/2021. Após esgotarem as instâncias administrativas de negociação de acordo, o último recurso é a Justiça. Mas é lá, durante os processos, onde talvez encarem seu pior inimigo. Justiça que tarda, não é justiça.

Raposa no galinheiro

O Tribunal de Contas do Estado permitirá impunidade no roubo de dinheiro público no governo Dino com a compra de respiradores durante a pandemia de Covid 19. O governo do Maranhão pagou pelas máquinas, não recebeu, e o dinheiro não voltou aos cofres públicos. Agora, o TCE-MA opera manobra regimental para não fazer a tomada especial de contas para apurar o caso.

Raposa no galinheiro II

O presidente do TCE é o ex-deputado e ex-secretário do governo Dino, Marcelo Tavares, alçado ao cargo de conselheiro da Corte de Contas por articulação de Dino.

Flávio Dino e Marcelo Tavares – O Sistema se protege.

A redenção

A aproximação do governador Carlos Brandão com o oligarca José Sarney não é supresa para ninguém. Já se sabia das relações das famílias Brandão e Sarney, natural que estivessem juntos, como de fato ocorreu desde a campanha eleitoral. Se existe alguém responsável pela “volta” dos Sarney, não é Brandão.

Uma imagem que não deveria servir de espanto a ninguém.

A Dino o que é de Dino

Petista Márcio Jardim revela o óbvio que muitos não querem enxergar.

Dino fingia combater Sarney mas sempre o viu com admiração.

Sinais, fortes sinais!

Ao longo de sua trajetória, Flávio Dino já sinalizara, por suas escolhas, a reinvenção da estrutura oligárquica presente no Maranhão. Aliás, talvez nunca tenha sido necessária sua reinvenção, porque, de fato, nunca deixou de existir. Dino apenas passou a fazer parte do “sistema”.

2012

Dino escolheu Edivaldo Holanda Jr (ex-PTC) como candidato a prefeito.

Com ajuda de Dino, Holandinha se elegeu e foi ao berço do sarnobolsonarismo

2014

Roberto Rocha (ex-PSDB) foi colocado no sovaco de Dino e eleito como senador.

Dino deu um senador para Bolsonaro

2022

Flávio alçou o vice (ex-PSDB, ex-Republicanos) à condição de vitória como governador.

Dino reabriu o Palácio dos Leões para os Sarneys pelas mãos de Brandão

O culpado

Não se pode querer apontar o dedo para o governador Carlos Brandão por manter-se leal à família Sarney. Não foi ele quem dizia combater o sarneysmo, não foi ele o rei da hiprocrisia. Não foi ele a ir tomar benção ao velho oligarca em Brasília após ter mantido anos de armas apontadas para a família Sarney.

Imagem da semana

A volta de Sarney ao Palácio dos Leões

Aniversariante da semana

O titular desta coluna deseja saúde ao governador Carlos Brandão por mais um ano de vida. E faz questão de postar o registro feito por época da visita do presidente Lula ao Maranhão, em plena campanha de 2022. Apesar dos embates da política, Brandão sempre manteve cortesia e sorriso espontâneo nos encontros com o jornalista Jeisael Marx. Respeito mútuo e civilidade, mesmo nas divergências.

Set. 2022 – Brandão gentil e respeitoso

Do vinho pra água

Se sobrou gentileza do governador com o titular deste site, faltou com outra colega Jornalista, que foi solenemente ignorada ao tentar entrevistar Brandão nesta semana.

Tomara que tenha sido apenas um mal entendido do governador. Tomara.

“Incompetente”

O assunto acima foi parar num grupo de “Jornalistas Profissionais” no WhatsApp e a querida colega foi logo chamada de incompetente por um babão governista. Nem pra ter um pouco de espírito corporativo, como se a culpa fosse da “vítima”.

Plot Twist carpado

Mas o destino é debochado. E por causa desse assunto no grupo de zap, a tal jornalista foi chamada para um novo emprego, onde vai justamente ocupar o mesmo horário, o mesmo estúdio, o mesmo espaço de uma rádio antes ocupado por aquele que lhe chamou de “incompetente”. A vida é uma caixinha de surpresas mesmo.

Que leriado é esse?

Quem é o nobre radialista/jornalista/blogueiro/podcaster que saiu de uma rádio deixando para trás uma dívida? Rapá, ele ainda ri. Kkkkkk O credor só faltou cantar na cara dele: 🎵 Por que tu não me paga, sacana? Por que tu não me paga? 🎵

Recordar é viver

Ricardo Cappeli, o segundo homem do Ministério da Justiça, saiu do Maranhão deixando para trás um rastro de antipatia e débito com fornecedoras da SECOM de Dino como retaliação política. Enquanto isso, mantinha pagamentos regulares ao jornal pertencente ao assassino de João Bosco, empresário e servidor da Secretaria de Educação do governo Flavio Dino assassinado a tiros no Edifício Tech Office, em São Luís, após discussão em torno de propina sobre pagamento de uma dívida deixada desde o governo de Roseana.

Assassino Gilbson Cutrim, Ricardo Cappeli e o pai do assassino, relações de negócios.

Do vinho pra água II

Depois de dizer que “não é prudente e não é democrático um Presidente da República querer ter os ministros da Suprema Corte como amigos”, Lula indica seu advogado pessoal e amigo para ocupar a vaga deixada pelo ministro Lewandovsky. Há alguma problema? Não necessariamente. Só a hipocrisia e a prática deslocada do discurso mesmo. Mas, isso é tão comum pra esses políticos.

Zanini, advogado pessoal de Lula indicado para o STF

Discurso X Prática

11 ministros, apenas 2 mulheres, nenhum negro. E a esquerda quer que o próximo indicado para o STF seja mais um com cara de escandinavo. Negros ocupam menos de 18% da magistratura, apenas 8% dos desembargadores. Mulheres são 38% e 23% respectivamente

STF – Elite de homens brancos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jeisael.com