Imagem destaque
Viatura da Semurh / Blitz Urbana, da Prefeitura de São Luís, estacionada em vaga reservada para idosos, mesmo com diversas outras vagas disponíveis. O flagrante foi feito numa loja de materiais de construção onde o nobre motorista estava aproveitando para conferir a promoção de pisos. Diz o ditado que “o respeito começa em casa”. Deixa eu colocar a placa para a SMTT só pra ver uma coisinha aqui: ROE3B73
“Meia-boca”
Acostumado a usar o modo de comunicar para confundir, o deputado Federal Duarte Jr. (PSB) tentou emplacar a mentira de que o deputado Estadual Carlos Lula (PSB) teria aberto mão de se colocar em disputa interna no ninho socialista como pré-candidato a prefeito de São Luís. Após encontro na sede do PSB, em Brasília, o deputado “meia-boca” fez postagem sugerindo que dali havia saído uma “união” em torno do seu nome. Carlos Lula apressou-se em reafirmar sua posição de pré-candidato e deixou “meia-boca” como mentiroso. De novo.
Numa velocidade
Aprendiz do marido midiático, a presidente do Procon apressou-se em mandar divulgar que o órgão já estaria “investigando” a “queda” (sic) de energia da última terça-feira, antes mesmo de tomar a informação de que, na verdade, se tratava de um apagão nacional, nada tendo a ver com a concessionária responsável pelo fornecimento de energia no Maranhão. Calma, veloz. Achaque? (Para o clipping: Karen Barros; Duarte Jr.) 😎
Falando nisso
Há muitas histórias de um ex-presidente do Procon que usava o órgão para fazer achaques a empresas. Inclusive o Colunaço já ouviu falar que teve um monte de busdoors com publicidades suas circulando pela cidade fruto de chantagem a um Consórcio de empresas de coletivos da capital. Sabe-se lá até que ponto isso é verídico, né? Vai saber. 😁 (Para o clipping: ops, desta vez, não)
Apagão de competência
Sem energia em todo o Brasil, foi preciso recorrer ao jeito “primitivo” e tradicional de controlar tudo, inclusive o trânsito nas cidades. Só não em São Luís. Com os semáforos apagados, faltou competência suficiente na SMTT para reagir imediatamente e enviar agentes de trânsito para, pelos menos, as grandes avenidas da Capital. Não havia um agente sequer, ao menos para servir de paisagem, durante o apagão controlando o trânsito.
Incoerência
Alô, deputado federal Márcio Jerry, o governador Carlos Brandão ja mandou derrubar o antigo obelisco da praça da Matriz, na cidade de Nova Iorque, para construir a réplica da Estátua da Liberdade, tipo aquela da loja Havan, que o senhor foi contra e até participou de movimento e abaixo-assinado para que o monumento não fosse instalado em São Luís. O Colunaço acha incoerente que agora não haja manifestação de vossa excelência também contra a mesma estátua que será construída pelo Governo do Estado.
Fake news
True news
D. Bosh news
Mensalão 2.0
O presidente Lula alcança mais um número inédito e se torna o presidente que mais liberou emendas parlamentares em um único mês. Foram 11 bilhões e 800 milhões de reais para “comprar” o Congresso Nacional. O valor inclui as chamadas “emendas Pix”, recursos sem transparência, do tipo “orçamento secreto”.
Mensalão 2.0 II
Em um único dia de votação, o governo Lula liberou R$ 1 bilhão em emendas para conseguir a aprovação do “Calabouço Fiscal”, medida que flexibiliza os gastos do governo. É tipo usar o dinheiro do contribuinte para aprovar uma Lei que permite o governo Lula gastar mais ainda o nosso dinheiro.
Doow Nibor
Para fazer caixa e ter dinheiro para comprar parlamentares, o governo Lula cortou/contingenciou recursos da Saúde, da Educação, do Auxílio Gás e da Farmácia Popular. Um verdadeiro Robin Wood de trás pra frente, tirando dos pobres para dar aos ricos parlamentares, que, em geral, usam esses recursos de emendas para distribuição politiqueira em suas bases eleitorais. O status quo se mantém com Lula tal qual com Bolsonaro. Faz o “L”.
Direita
Prefeita bolsonarista da cidade de Lago da Pedra, no Maranhão, foi afastada do cargo pela Justiça, em razão de uma investigação em andamento sobre fornecimento de combustível e má gestão de recursos públicos. Diesel comprado pela sogra do deputado Neto Evangelista daria pra dar 590 voltas no planeta terra. Um modo comum de roubar dinheiro público em prefeituras do interior é através de contratos para fornecimento de combustíveis. O Colunaço entra em contagem regressiva para que algum magistrado decida e$pontaneamente e dentro da Lei re$tabelecer a posição de Maura Jorge ao cargo.
Oculto
O titular do Colunaço se dirigiu ao Litoral Ocidental Maranhense para checagem de informações referentes a um famoso político em ascensão na Capital maranhense. Rico da noite para o dia, o “homem forte” adquiriu bens incompatíveis com sua origem “humilde”, incluindo mansão em São Luís e terras no interior, entre elas uma fazenda na cidade de Mirinzal.
Oculto II
Em nome do bom jornalismo, o Colunaço está checando e documentando tudo para, no momento apropriado, trazer à tona. Já há farto material produzido, inclusive pelo próprio político em suas redes sociais; depoimentos de personagens que ficarão no anonimato; registros de transações imobiliárias com alterações de valores para tentar driblar as autoridades; registros em nomes de terceiros já triangulados pelo blog. No entanto, o que está no papel não é compatível com a realidade.
Oculto III
Já diz o adágio popular que “não se chuta cachorro morto”. O “avião” ainda está taxiando na pista e, portanto, mesmo que a investigação já estivesse concluída, não seria o momento ideal para revelação dos fatos. Não existe queda para avião no solo. Deixa o bichinho pegar voo e embicar rumo ao alto. Por enquanto, seguiremos com o arquivo de áudios, vídeos, fotos e documentos exclusivos. Por enquanto, fique com um lindo por do sol nas terras de Mirinzal.
Falando nisso
A travessia da Baía de São Marcos neste sábado (19) foi intensa também para viaturas da Polícia Federal e Força Nacional. Prefeitos da baixada maranhense com barbas de molho. O titular deste Blog observou que havia no comboio vários carros descaracterizados e até microônibus cheios de agentes de segurança. A coisa parece ser grande. Pena que nosso rumo foi outro, senão teríamos acompanhado o destino da PF.
Melhorou
Sejamos justos: o serviço de ferry boat que era péssimo, evoluiu e agora está somente muito ruim. Quem sabe evolua mais um pouco e fique apenas ruim, depois se transforme em regular e sucessivamente. Talvez nem estejamos mais vivos para ver chegar a pelo menos um serviços BOM. A venda de passagens pelo site não funciona; a taxa de compra antecipada é um absurdo; os ferrys continuam velhos, barulhentos, nojentos e desconfortáveis; a compra presencial apenas na Ponta da Espera é um deboche; e nem adianta comprar adiantado porque ainda se corre o risco de não embarcar. Esse relato envolve experiência pessoal do titular desta coluna.
O silêncio dos não inocentes
O único deputado estadual até agora que parece preocupado com a queda de arrecadação no Maranhão sob o governo Brandão é Fernando Braide (PSD). O restante está na conveniência do silêncio. Mesmo que não estejam inocentes em relação ao fato drástico, os deputados não tocam no assunto porque não lhes rende politicamente e também para não desagradar o “líder”.
Blogueirinho
Em vez de discutir as pautas que realmente mais importam e de impacto macro, tem deputado que prefere ficar dando show com assuntos que geram engajamento em rede social. Vale até ficar batendo boca com influencer só pra entrar no hype do algoritmo. É da turma que prefere parecer que tá trabalhando do que, de fato, estar. Quem já leu Maquiavel entende bem esse comportamento.
Pra encerrar
Divirta-se com dois contos da vida e decida em qual Lula acreditar.
Ah, peraí
Sem saco hoje pra falar de pesquisa eleitoral. Mais do mesmo, bla bla bla, Braide na frente, bla bla bla, comentários óbvios e cheios de intere$$es de quem escreve, bla bla bla, fulano é o que mais cresce, bla bla bla. Muito bla bla bla para mais de 1 ano antes da campanha eleitoral de fato começar. Ate domingo.