Cool na mão
Ex-presidente Jair Bolsonaro acionou o modo coitadinho. Assim como todas as vezes em que passou por algum aperreio político ou risco jurídico, o Mito da Honestidade, tem aparecido com cara de choro, voz branda e até frequentando a igreja. Também recorreu, mais uma vez, ao TBT da facada.
Cool na mão II
O lance é que após 4 meses preso, o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Cel. Mauro Cid, teve acordo de delação premiada homologado pelo ministro do STF Alexandre de Moraes. Na verdade, ninguém sabe o que pode sair disso. Mas a defesa do ex-presidente já até solicitou acesso ao depoimento do militar para preparar o Mito da Honestidade para o que há de vir.
Abandonados
Se tornou comum o abandono de aliados por Bolsonaro toda vez que a polícia ou a Justiça fecha o cerco. Não tem sido diferente com Mauro Cid. Em maio, Bolsonaro deixou claro que era “tempo de Murici, cada um por si” no caso das joias investigado pela PF.
Escravoceta
Com a esposa sempre a tiracolo pra cima e pra baixo, o presidente Lula foi o único chefe de estado a entrar no salão do encontro do G20 com a “conje”. A imprensa tem destacado que Janja ignorou a programação reservada às primeiras-damas e foi a única a participar das reuniões fechadas ao público e à imprensa. Sem mandato, sem cargo no governo, sem noção e deslumbrada. Quem votou no Lula não lembra de ter visto a foto de Janja na urna eletrônica. Janja é do Lula a Virgínia do cantor Zé Felipe e o Chico Moedas da Luiza Sonza.
Flopou
O desfile do 7 de setembro, em Brasília, teve de tudo, só não teve povo. Apesar de convocatória para que servidores públicos comparecessem para fazer número, as arquibancadas estavam vazias e o casal Lula/Janja acenava para o “nada”.
Flopou II
A Direita explorou o comparativo de imagens do 7 de setembro com Bolsonaro em 2022 (grande público) com as do Lula (vazio), como se isso significasse algo relevante. Tsc, tsc, tsc. Um bando de golpistas em 2022 gritando “eu autorizo” à espera de um golpe, enquanto ouvia-se o grito de “imbrochável, imbrochável…” nada mais patético.
Flopou III
A Esquerda sentiu, mesmo que não admita, e passou a espalhar a narrativa que “é isso mesmo”, “o povo tava aproveitando o feriado”, “ah o 7 de setembro voltou a ser o que era” etc. Papo furado. Ainda que seja realmente verdade, e ninguém tá nem aí para desfile de milico, tudo que eles queriam era uma belíssima imagem de um desfile lotado de “povo”.
Semelhantes
Sem papo de “falsa simetria”, Lula e Bolsonaro são mais iguais do que diferentes, especialmente no que diz respeito ao modo de governar: rendidos ao Centrão. As mesmas figuras que dominavam os espaços no governo de Bolsonaro, continuam dominando no governo Lula. Por último, o presidente arrancou a ex-atleta medalhista olímpica, Ana Moser, do Ministério do Esporte, para dar lugar ao bolsonarista André Fufuca, tudo em nome da governabilidade e sob panos passados dos esquerdistas. Mas quem é esse tal de Fufuquinha. Esse aí, ó:
Nepobaby
André Fufuca é mais um nepobaby da política maranhense, fruto do coronelismo político no interior do Maranhão, eleito aos 21 anos deputado estadual no lugar do pai que estava inelegível pela Justiça Eleitoral. Aliás, pai que já esteve na Lista Suja do Trabalho Escravo. A cidade de Alto Alegre do Pindaré é o feudo dos Fufuca, onde a família detém grandes quantidades de terras, e, em 2006, foram libertados 12 trabalhadores em situação análoga à escravidão.
Registro
Só pra não perder o fio da meada, quem assume o lugar de Fufuca na Câmara Federal é o médico paraense Allan Garcês. Bolsonarista de quatro costados, autodeclarado anticomunista, membro de movimento de ultradireita que organizou manifestações a favor do impedimento de Dilma. Allan já declarou que, assumindo o mandato de deputado, não mudará seu posicionamento anti-lula, anti-PT.
Coronelzinho
E só pra fechar, por hoje, esse assunto, deixaremos o relato de um jornalista da imprensa nacional quando esteve no Maranhão. Deleite-se:
Mentiu
Contrato com empresa que cuida das imagens de câmeras de segurança do Ministério da Justiça desmentem Flávio Dino sobre apagamento de imagens do 8 de janeiro. Ao contrário do que tem sido alegado pelo ministro, o contrato de manutenção do sistema de monitoramento do edifício do Palácio da Justiça não especifica o tempo que as imagens devem permanecer preservadas até que possam ser apagadas automaticamente. A informação consta em uma reportagem do jornal O Estado de São Paulo.
Mentiu Dinovo
Na tentativa de justificar uma fala do presidente Lula, que defendeu voto secreto dos ministros do STF, Flávio Dino disse que nos EUA os votos dos juízes americanos são secretos. Dino disse que apenas a posição da corte é conhecida. É mentira. A população dos Estados Unidos é informada sobre os votos de cada juiz, sim; como aconteceu recentemente na decisão que reverteu a garantia do direito ao aborto.
Tal pai…
Criatura de Flávio Dino, o deputado federal Duarte Jr. se mostra também um mentiroso contumaz, que, aqui e ali, precisa reformar o que diz quando é pego no pulo. A última agora foi dizer que já estava tudo certo com sua candidatura a prefeito de São Luís pelo PSB, com apoio da federação PV/PT/ PCdoB e, de quebra o PL. Kkkkkk foi desmentido na lata pelos partidos e teve de ajustar o discurso.
Fato oculto
Na ação em que o ministro do STF Dias Toffolli decidiu que a condenação de Lula não passou de armação, e decidiu ainda pela anulação de todas as provas contra o presidente, uma das advogadas é a esposa do agora ministro Cristiano Zanin, indicado por Lula. O que isso quer dizer? Sei lá, julgue você aí.
Fato oculto II
Dias Toffoli foi reprovado duas vezes em concurso público e só foi alçado ao mais alto cargo da Justiça no país por apadrinhamento de Luís Inácio Lula da Silva e José Dirceu.
Fato oculto III
O STF liberou juízes de todo o Brasil, inclusive os próprios ministros da suprema corte, a julgarem processos em que cônjuges e parentes são advogados. Ministros que tem esposas advogando no supremo votaram a favor.
Fato ou fofoca?
O vereador Marcial Lima, ex-líder do governo Braide na Câmara de São Luís, disse que o secretário Municipal de Saúde sequer sabe o que acontece na pasta. Marcial declarou ainda que Joel Nunes chegou a ser convidado pelo prefeito para disputar uma vaga de vereador ano que vem, mas o secretário teria recusado alegando que nem na sua própria secretaria tinha autonomia.
Cadê a greve?
Só para relembrar dos prefeitos que ameaçaram entrar em greve por queda de recursos do FPM, o prefeito de Tuntum, Cleomar Tema, recebeu em um único ano a bagatela de 60 mil reais em diárias para viagens dentro do próprio estado.
Me paga, sacana
Bombeiros Profissionais Civis que trabalharam para o governo do Maranhão no São João de 2023 estão até agora sem receber pelo serviço prestado. Segundo informações obtidas pela coluna, a empresa responsável pelo serviço não teria recebido pagamento do governo do estado e, por isso, os bombeiros não foram pagos.
Crise
Será que o dinheiro do governo do Maranhão tá tão curto mesmo? Até o próprio secretário de Comunicação tá patrocinando conteúdo institucional em sua própria rede social pessoal. Será que Sérgio Macedo tá tirando do próprio bolso?
Pra encerrar
Uma dica para a SMTT e Prefeitura de São Luís: não precisa fazer ação espetaculosa junto com PM para flagrar absurdos cometidos no dia a dia do trânsito de São Luís. Na quinta-feira da semana passada, durante uma ação de Blitz, foram autuados 4 condutores por “dirigir o veículo usando calçado que não se firme”. Esta coluna ficou 10 minutos em um local da avenida Daniel de La Touche e flagrou 21 motociclistas cometendo a mesma infração passando na frente de 2 guardas da SMTT.