UQ! Colunaço do Cappêta 08/10/23

Banalizou

Há algum tempo que a instituição CPI tem apenas um propósito: promoção pessoal de parlamentar. Inventa-se CPI de TUDO com resultado de NADA, a não ser de dar mídia para os envolvidos na proposição, relatoria e presidência. É tanta Comissão Parlamentar de Inquérito que daqui a pouco o Parlamento vai ficar parecendo uma delegacia com tantas investigações em andamento. Alguém sabe que resultado, além de mídia, obteve a tal CPI dos combustíveis? Alguém acha que vai resultar em algo a CPI da telefonia? E aquela do transporte público melhorou a qualidade dos coletivos?

Só mídia

Pagos com dinheiro público, há cada vez mais outdoors, busdoors, Backbus e outras modalidades de publicidade com a cara e sorrisos fabricados de políticos pela cidade. A política do Maranhão “Duartejunializou”. Pouco importa o QUE é feito, importa QUEM diz que fez. Com o pretexto legal de “divulgação do mandato”, parlamentares metem a mão no bolso do contribuinte para pagar suas peças narcisistas de propaganda, onde a publicidade dá ênfase à imagem e ao nome do “santo”, não ao “milagre” que diz ter realizado. Ao abusarem do princípio da publicidade, ignoram o princípio da impessoalidade, e ainda cometem abuso de poder político. E, se o dinheiro usado fosse deles, ainda caberia abuso de poder econômico. Mas, nesse particular, o abuso é mesmo do dinheiro do contribuinte.

Abuso de publicidade praticado por parlamentares transforma um direito em promoção pessoal

Patrulha

Chateado, com razão, porque jogaram lixo numa intervenção da prefeitura no viaduto da Quarto Centenário, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, anunciou a implantação da Patrulha Ambiental, para multar os sujões da cidade. A inciativa é muito boa, né? Causa impacto! E é bem vinda. Vamos ver agora, na prática, se isso vai funcionar. Lixo espalhado pela cidade, por gente lambuda, carroceiro filho de uma jumenta, e cidadão mal educado, não tá no gibi. Esperamos que o prefeito se incomode também com os pontos de lixo nas periferias.

A imagem que incomodou Braide é fichinha perto do que acontece em vários bairros da cidade.

Batata quente

Sem nenhuma estratégia para tirar o Maranhão da miséria e da fome, governo Brandão mergulha o estado no ostracismo de fome. E todas as vezes que algo sensível precisa ser tratado, ou quando há algum problema grave a ser enfrentado, o governador “inventa” uma agenda fora, para se afastar do cargo e outros assumirem a responsabilidade das decisões. A batata quente tem ido parar, não invariavelmente, nas mãos do vice-governador. Num episódio em especial, a nomeação do sobrinho de Brandão para o TCE, no início do ano, avaliaram que a merd4 poderia ser tão grande que até Felipe, o vice, arranjou um jeito de se afastar para não ter de assinar. Assim, assumiu o governo a presidente da Assembleia.

Batata quente II

Enquanto o governador do Maranhão viaja para fora do país e posa com uma penca de banana, Felipe Camarão fica pra descascar os abacaxis do governo: cortes no orçamento, demissão de professores, cortes de gratificações etc. Ao menos o vice não é um covarde banana, não desta vez. Só falta assumir a verdade do que realmente está acontecendo com o estado. Mas se fizer isso, Brandão frita Camarão. Dizer que cortes no orçamento não atingem a população não pode ser classificado de outra forma senão como mentira. Direta ou indiretamente, sempre atinge. Dizer o contrário é desonesto. Tão achando que nós é que somos bananas.

Entre bananas e abacaxis…
…Camarão frito. O governo do meme pronto.

Cortes

Maior prova da mentira por trás da afirmação de que “cortes no orçamento não atingem a população” é o conjunto de fatos que se sobrepõem ao discurso.

* Falta de combustível para ambulâncias

* Vídeo de alunos reclamando a demissão de professores

* Restaurantes populares fechados ou com redução de serviços

* Greve da Polícia Civil por falta de recursos

Apenas alguns fatos que destoam do discurso. Ahhhh, tem também as viaturas de polícia bloqueadas pelas locadoras por falta de pagamento.

Viatura alugada, com pagamento atrasado, foi bloqueada e ficou parada em logradouro público.

Com gasolina

Sem bloqueio está a viatura da polícia que comparece algumas noites da semana para pegar o “arrego” de uma casa ilegal de jogos na região da Cohama, ali pertinho da Vila Fialho. Os vizinhos sabem o que lá funciona, a polícia sabe, mesmo assim continua funcionando. Duvido alguma autoridade entrar em contato com o Colunaço para tomar pé das informações.

O preço da tinta

Páginas alinhadas ao secretário de Comunicação se transformaram em verdadeiros xeracu de governo. Por mais que periclitante seja a situação do estado, com a marcha a ré engatada e sem freio, não se lê nada além de babação. Falta coragem? Não. Sobra submissão e covardia por migalhas que caem da mesa, ou nem isso, apenas pela expectativa de que possam cair essas migalhas. Mal sabem alguns do projeto iniciado por Cappeli e continuado por Sérgio Macedo, que é sufocar a mídia alternativa.

Morte

Os jornalistas mais próximos do governo ou aqueles ainda beneficiados com verbas, nem imaginam as palavras “gentis” que lhes classificam nos bastidores. O projeto existente é colocar em prática a extinção de blogs e a ordem, desde os últimos dois anos de Dino, é sufocar financeiramente páginas, rádios comunitárias, emissoras não alinhadas. Vai lá, colega, continua como xeracu de governo, enquanto Sérgio Macedo planeja deixar jornalista “no seco”.

Lula no cardápio

O deputado estadual Carlos Lula (PSB) já deve ter se dado conta de que não será candidato a prefeito de São Luís. Não pelo PSB. Constatação óbvia, sem nenhum demérito ao socialista. Pelo contrário, o ex-secretário de Saúde tá há léguas de distância como melhor opção do que Duarte Jr. dentro do partido. Mas, as coisas não são assim, românticas, na política. Dentro da legenda, será seguida a regra de que não é pelo melhor para o povo, é pelo poder. Assim, segue a melhor receita de preparo de lula. A regra da culinária é de cozimento em 5 minutos para que o fruto do mar não fique com a carne dura e borrachuda. Se passar desse tempo, será necessário cozinhar o molusco por muito mais tempo. Os 5 minutos de Carlos Lula já passaram e, agora, será cozido lentamente, até ser servida a vaga de candidato para Duarte Jr.

Iguaria da culinária, é preciso tomar cuidado do preparo da lula.

Pelo poder

Nunca é a escolha do que é melhor para o povo. É sempre o que é melhor para os políticos e os partidos. E isso nem se esconde, é explícito. O PT tá “empolgado” com a possibilidade de ganhar prefeitura de São Luís. Mas, o projeto não é para fazer uma grande gestão na capital e revolucionar a vida das pessoas. A ideia é ganhar o poder e fazer número, com a conquista de prefeituras pelo Brasil. Não é a coluna que está dizendo, são eles. Como vale tudo pelo poder, o PT ensaia ter o ex-prefeito Edivaldo Holanda Jr. como candidato.

Numa foto, a “família” Sarney, o PT e o comuno/dinismo unidos em torno de Edivaldo.

Repeteco

O ex-governador Flávio Dino (PSB) repete seu ídolo, José Sarney, e basicamente ignora o Maranhão em sua passagem pelo poder federal. O Maranhão pobre e miserável nada mudou significativamente quando Sarney governou o país. Assim, apesar de apenas 10 meses de governo, não há nenhum indício de que o governo federal fará alguma intervenção importante pras bandas de cá sob influência de Dino, o mais próximo auxiliar do presidente Lula. Como sempre, não é pelo povo. É apenas pelos “seus”, pelo poder.

Tão iguais, Sarney e Dino se confraternizam diante da miséria e pobreza do Maranhão.

Incompetência

Sob comando de Flavio Dino, segurança pública do governo Lula fracassa. Explosão de violência na Bahia, população tomada pelo medo em São Paulo, chacinas e execuções no Rio de Janeiro, assaltos e assassinatos no Maranhão. Bom de gogó, mal avaliado e criticado dentro do próprio governo, Dino usa a retórica para desqualificar os críticos e aponta a metralhadora para o passado na tentativa de fugir das responsabilidades pelo fracasso do ministério por ele comandado. Se parece muito com aquela anedota do ladrão que, correndo em fuga, grita “pega ladrão”.

Adubo

Impressionante como os políticos que mais progridem eleitoralmente são os espertos (pejorativamente), que usam a ignorância de parte do eleitorado para sua ascensão e manutenção em cargos eletivos. Político inteligente, que respeita o nível de inteligência do eleitor, não logra o mesmo êxito. A ignorância de alguns é o adubo dos espertos. E como tem adubo. Muito esterco para adubar vereador que não respeita minimamente o cargo que ocupa. A cada eleição vai pra urna um esperto e um otário. Quando eles se encontram, dá negócio, um mandato.

Vereador Andrey Monteiro faz dancinha de cueca em motel. Seus eleitores/seguidores o defendem. Nessa relação, ele é o esperto.

Acabou

A cota do dia é essa. Domingo que vem tem mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jeisael.com