UQ! Colunaço do Cappêta 21/01/24

Reajuste

O Colunaço do Cappêta ouviu de fontes próximas ao prefeito de São Luís que Eduardo Braide estaria trabalhando pelo reajuste das passagens do transporte coletivo da Capital para os próximos dias. No entanto, Braide estaria negociando com empresários do setor não para aumentar, mas, para reduzir a tarifa. A ideia é compensar as empresas repassando um subsídio maior e, assim, poder baixar a passagem e ficar bem na fita com o eleitor, afinal 2024 é ano de eleição. A manobra é mais uma forma de fisgar o eleitor pelo bolso. “Ô prefeito bom”. Ninguém imagina que o dinheiro que o prefeito vai dar para os empresários – para realizar a medida eleitoreira – vai faltar, certamente, em outras áreas essenciais do serviço público.

Braide quer conquistar passageiros em ano eleitoral

Finalmente

Depois de duramente cobrado nas redes sociais em face da derrubada de árvores e supressão de vegetação para realização de obras do programa “Trânsito Livre”, o prefeito da capital maranhense resolveu ir alem de plantar palmeiras e anunciou tirar do papel uma promessa de campanha: implantar o “Plano de Arborização”. Esse é o tipo de iniciativa que necessita de tempo para que os resultados apareçam. De modo que, a 11 meses do fim desta gestão, dificilmente São Luís colherá frutos desse plano ainda este ano. Mas, isso pouco importa para o prefeito, que espera colher outros frutos, os dividendos políticos em ano de eleição.

Braide e mais uma promessa de campanha a ser implantada tardiamente

Saúde

Moradores do Pólo Coroadinho estão felizes com o anúncio das obras de reforma da Unidade Mista do bairro. Na última sexta-feira (19), o prefeito Eduardo Braide fez a assinatura da Ordem de Serviço que prevê adaptação dos espaços, novas instalações elétrica e hidráulica, acessibilidade, climatização, entre outras melhorias.

Entre irmãos

Quem também esteve na cerimônia foi o irmão do prefeito. O deputado estadual Fernando Braide entende que a reforma é parte essencial dos investimentos conduzidos pela Prefeitura de São Luís.

Deputado Fernando Braide em evento com irmão prefeito

MA no topo

Após 10 anos de domínio político de Flávio Dino e Carlos Brandão, o Maranhão ostenta mais um primeiro lugar: o estado com o pior índice de desnutrição infantil. De acordo com o Observatório de Saúde na Infância da Fiocruz, em 2022 o estado registrou 280 internações de bebês menores de um ano por desnutrição, sequelas da desnutrição e deficiências nutricionais. O estado com os melhores índices é o Rio Grande do Sul.

Brandão e Dino – orgulho do Maranhão?

E nem 1

O governador do Maranhão tentou surfar na onda das notas 1.000 de alunos do Nordeste na redação do ENEM e foi detonado por internautas. Primeiro que majoritariamente trata-se de alunos de escolas particulares, e, pior ainda, apesar de a região concentrar 42% dos alunos com nota máxima, o Maranhão não teve nenhum estudante nessa posição, nem de escola particular, quiçá pública. Entre os comentários, houve quem pontuasse o fato de que o vice-governador ocupa a secretaria de Educação há quase 10 anos.

Governador tentou “fazer cortesia com chapéu alheio” e foi detonado

Recado

A ausência pública de Flávio Dino na política do Maranhão já começa a expor a disputa pelo espólio do ex-governador. O deputado federal Rubens Jr. foi usado para dar um recado covarde no Twitter. Covarde porque não teve a coragem de citar o nome a quem era direcionado. O pai de Rubens, o Rubão, é secretário do governador do Maranhão, cuja a eleição se deu com apoio de Flávio Dino, mas que não tem nenhuma identificação verdadeira com os ideais do campo político ao qual Dino sempre foi atrelado. Desse modo, ainda que não admitia, Brandão, Rubão, Rubinho e claque leonina temem não conseguir “herdar” o espólio de Dino, que tende, naturalmente, a ter mais identidade com outro político. Talvez essa seja a razão do recado que Rubens jr. foi usado para dar.

Sem coragem de citar nome, Rubens Jr. manda (in) direta

Vassalagem

Rubens Jr. é aquele que em 2020 era candidato a prefeito de São Luís enquanto o pai lutava pela vida num leito de hospital acometido gravemente por Covid 19. Enquanto lutava pela vida, o pai de Rubens foi atacado pelo também candidato a prefeito Duarte Jr., que, em vídeo, chamou Rubens Jr. de bandido, que só teria entrado na política para substituir o pai ficha-suja. Um ataque vil e desumano, feito à Rubens Jr. e à sua família num momento de dor. No segundo turno, a mando do seu dono à época, Rubens declarou apoio e fez campanha para Duarte jr. O recado de agora parece ser só mais uma vassalagem, aqui a mando de outro senhor feudal que ora comanda os leões que em 2020 rugiram para o deputado e então candidato.

Duarte recebeu apoio de Rubens após ataque à família deste

Novo Papi

E o ministro dos Esportes do governo lula que colocou a máquina ministerial para beneficiar o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira? Sim, senhoras e senhores, André Fufuca, aquele maranhense que chamava Eduardo Cunha de Papi, em retribuição ao fiador de sua indicação ao primeiro escalão do governo Lula, tem beneficiado cidades de outros estados sob comando do Progressistas, partido liderado por Lira, enquanto deixa as migalhas para o estado do Maranhão, onde foi eleito. O levantamento foi feito pelo jornal O Globo. De que adianta ter ministro maranhense mesmo?

Fufuquinha com seu novo “Papi”

Alô prefeito

Recado de artistas para a prefeitura

Pra finalizar

O registro de placas espalhadas na cidade pelo deputado Dr. Yglésio direcionadas ao público bolsominion…
…e o resgate de um tuíte, já devidamente apagado pelo deputado, que chamava Bolsonaro de bandido

Até a próxima, pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jeisael.com