UQ! Colunaço do Cappêta 24/03/24

Língua nos dentes

Rapá! E num município da Grande ilha, um vereador que pulou do barco de uma candidatura para apoiar outra candidatura majoritária andou falando em “reservado” a verdadeira motivação de ter virado a folha. Depois de posar em foto com um endinheirado pré-candidato a prefeito, o político revelou quanto custou seu passe pra mudar de time. E mais ainda, disse que os campos estão férteis e que até a eleição o técnico tem muito Real, qualidade e tecnologia para aquisição de novos jogadores. Passo a passo, o empresário quer ganhar espaço no gramado pra vencer a partida. Yabba-dabba-doo.

Política virou balcão de negócios em cidade da Grande Ilha

No rumo

O Colunaço de domingo passado revelou que o deputado estadual Dr. Yglésio poderia encontrar na família Bolsonaro a solução para ter um partido e disputar a eleição de prefeito da capital maranhense. E exatamente o que fez o Dr.? Bateu asas e foi a Brasília onde manteve encontros com a ex-Primeira-dama, Michelle; com o senador Flávio Bolsonaro e com o próprio “Capitão”. Ainda “preso” ao PSB, Yglésio legendou a foto com Bolsonaro dizendo que a pauta foi “eleições de São Luís 2024”.

Yglesio espera o milagre do Messias

In-coerência ou out-coerência

Yglésio é aliado do governador Brandão; Brandão foi eleito numa composição política de esquerda, inclusive com a presença de Lula (PT) em seu palanque; Yglésio, que já foi petista, se auto intitula agora como o “terror da esquerda maranhense”; Brandão comanda o PSB, um partido de esquerda, mas tem em sua base – e ocupando espaços no governo – muitos políticos bolsonaristas e de Direita. Mas Lula, em âmbito nacional, também tem. Nesta semana, Brandão foi cobrado pelos deputados Carlos Lula (PSB) e Rodrigo Lago (PC do B) a ter mais coerência; enquanto o líder do governo, Neto Evangelista (União), elogiava “a coerência” da colega Mical Damasceno, filiada ao PSD, partido de Eduardo Braide, que vai disputar a reeleição de prefeito de São Luís contra Duarte Jr., aliado do governador e filiado ao PSB. Mical é bolsonarista, e, ainda assim, aliada do governo “de esquerda” de Brandão, agraciada com vários cargos no governo, mas andou detonando o vice-governador, Felipe Camarão, que é do PT; Felipe, por sua vez, trocou farpas com o prefeito de Rosário, Calvet Filho (Republicanos), em face da disputa na cidade que será transformada em PT contra bolsonarista, Esquerda contra Direita. Enquanto isso, em Paço do Lumiar, Camarão defende que o PT fique contra a prefeita Paula Azevedo, que é do PC do B, partido federado com o PT, e apoie o empresário Fred Campos que filiou-se ao PSB por conveniência para disputar a prefeitura. Conseguiu entender o balaio? E você ai, otário, brigando por político e arranjando inimizade por causa de ideologia política.

Direita e Esquerda no túnel na incoerência

Falando nisso…

Cadê os políticos maranhenses defensores dos trabalhadores? Por que não se ouve uma crítica ao voto do ministro Flávio Dino contra os trabalhadores, quando o STF entendeu que os aposentados não podem mais contar com suas contribuições feitas antes de 1994 para o cálculo de sua aposentadoria? Entre os 7 votos da Suprema Corte que derrubaram “revisão da vida toda” estão os votos de Zanin, o ex-advogado do Lula, e de Flávio Dino. Chupa que é de uva.

Voto de Dino no STF é contra aposentados

Vaga de fusca pra carreta

Para a disputa do Senado em 2026 tem um monte de nome ouriçado no Maranhão. É comum ainda ouvir comentários dando como certas as ausências de Eliziane Gama e Weverton Rocha na disputa. Especula-se que, diante da troca de poder de mãos no Maranhão, os atuais senadores não teriam chance na disputa e poderiam optar por candidaturas a federal, por exemplo. É, até que pode ser, mas ainda não é. Tudo vai depender. E um dos fatores que jamais pode ser deixado de lado é: o peso de Lula em 2026. Weverton e Eliziane caminham alinhados ao presidente e gozam da confiança dele mais do que os outros nomes que apresentam agora no Maranhão. O Colunaço, por enquanto, vai apenas lembrar que estamos em 2024 e a eleição de Senado é só em 2026. Vai devagar com o andor!

Weverton e Eliziane – compromisso com Lula

Vaga 01

É dado como certo que uma das vagas da candidatura de senador na chapa encabeçada pelo futuro governador Felipe Camarão será de Carlos Brandão. Diz-se que seria o natural. Então, sobraria a “ vaga 02”, que poderia, nesta análise, ser indicada pelo presidente Lula. E aí, Weverton ou Eliziane? Weverton é vice líder do governo no Senado e sempre manteve proximidade com Lula, no entanto, disputou eleição contra Brandão e Camarão em 2022 e se posiciona como oposição no Maranhão. Por outro lado, Eliziane esteve ao lado de Brandão, Camarão e Lula, tendo sido peça política importante desde a eleição de 2022 até agora para o governo Lula, e se mantém como aliada do governo Brandão. A quem se torna mais fácil fazer parte da chapa Camarão/Brandão em 2026? Atente que esta análise não abrange, por óbvio, as inúmeras possibilidades em jogo.

Brandão recebeu apoio de Eliziane em 2022

Tensão

Um clima esquisito tem tomado conta do governo Brandão. Há uma certa tensão no ar em alguns setores da administração estadual, que inclui até afastamento de algumas pessoas que transitavam livremente pelos espaços de poder do governo. Uma figura conhecida por “intermediar” assuntos diretamente com o chefe maior não mais foi visto e teria, segundo informações, até se mudado do Maranhão. Muita gente mudando de número de telefone e algumas fofocas correndo à boca miúda de possível vigilância da Polícia Federal em cima de alguns figurões do governo. Será? Fato é que a fumaça já pode ser vista. Se tem fogo é outra história.

Me erra

Escuta essa. Um secretário estadual foi procurado por uma empresa que tenta receber dinheiro de serviços prestados ao governo desde a época de Flávio Dino. Sem dar muita bandeira, o secretário apareceu no palanque de um evento do governo e chamou o governador de lado para um lero no pé do ouvido. Na intenção de pular uma “burocracia” que era comum no governo de Edson Lobão, pediu que Brandão pudesse intervir para agilizar a liberação do dinheiro. Tal qual uma faca Tramontina, o corte veio rápido: “isso não é comigo, não. Esse negócio de pagamento é com fulano”, respondeu Brandão. É, vai ter que passar pela “burocracia” mesmo se quiser receber.

Mensagem do dia

O recado de Dino tem alvo

Money que é Good

Barnabés contam os dias e as horas para que o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, faça o anúncio da data de pagamento dos salários, o anúncio das promoções e o envio para Câmara Municipal do PL de reajuste salarial anual dos servidores. A data limite é 04 de abril.

Pra finalizar

Alunos que cursam o nono período de Direito da FACAM reclamam que até agora não sabem como nem onde vão fazer o estágio obrigatório. Segundo contam, a Faculdade não tem escritório escola e nem empresas parceiras. O ano letivo começou em fevereiro e até agora os futuros advogados não sabem sobre o estágio e temem ter que se virar sozinhos para conseguir uma vaga de 150h, sem as quais não conseguirão concluir o curso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jeisael.com