Colunaço do Cappêta 14/07/24

Fugindo do inevitável

Sabe aquele ex-servidor do governo Dino réu por estupro de vulnerável? Teve audiência na Justiça e o bonitão não compareceu. Em mais uma artimanha para tentar escapar ileso, o acusado empurra o processo com artifícios como o não comparecimento. A vítima que na época do crime tinha 12 anos de idade, hoje já está com 15, e nesse intervalo foram apenas 3 audiências agendadas no Fórum. Protegido de um importante membro do governo, o suposto estuprador se debate para não enfrentar uma condenação certa.

Estuprador foge de audiência

Terra sem Lei

Lascou de vez! Enquanto tem babão na imprensa comemorando elucidação de assassinato de agiota como um ‘gol de placa’ para o governador, bairros inteiros dentro da Grande Ilha de São Luís viraram território de bandidos. No Nova Terra, em São José de Ribamar, comerciantes estão tendo que pagar “pedágio” à marginais para operar com seus negócios. Comerciantes que não pagarem mensalidade para traficantes, têm o estabelecimento arrombado e furtado durante a noite. Não há polícia pra impedir nem pra investigar. Enquanto o governo finge que atua na área da Segurança, bandidos atuam de verdade. É gol de placa? Só pra babão.

Afivelem os cintos, o prefeito sumiu.

Adepto do voo solo, Eduardo Braide passou todo o mandato sem estratégias de comunicação, e chegou até aqui levando na tora, através de rede social, a interação com o eleitor/cidadão. Bastou chegar o período em que a Lei restringe a aparição e a propaganda institucional para que o prefeito tomasse chá de sumiço.

Braide – Prefeito de São Luís

Sem ninguém

Sem relacionamento com a imprensa, alérgico aos vereadores, sem políticos de relevância em seu redor, gestor centralizador, o prefeito de São Luís está sem ninguém para defender seu legado a partir de agora. E como dizem que brasileiro tem memória curta, o período até a eleição é longo demais pra ficar assim. Pior ainda é constatar que Braide não tem simpatia da imprensa e deve apanhar até o início da propaganda eleitoral em face de inúmeras denúncias de corrupção nunca explicadas em sua gestão.

Braide – Sem rede social, sem voz

Sortudo azarado

Para sorte do prefeito da Capital, seu principal adversário é também antipatizado pela classe política e pela imprensa em geral. No entanto, para azar de Braide, Duarte Jr. tem um grupo de políticos que, se não gosta dele, pelo menos finge que gosta e deve, um outro político desse grupo, servir de porta-voz e dar palanque falando por ele em pré-campanha. Há também o fato de que Duarte sempre soube “comprar” influenciadores e alguns blogueiros pra falar bem dele.

Duarte jr. sabe “gritar” melhor que Braide

Ensaboado

Sempre que alguma ação embaraçosa para o governador precisa ser colocada em prática, Brandão dá um jeito de se afastar do governo e passar o bastão para o próximo na linha sucessória. Já coube até à presidente da Assembleia assinar ato que poderia dar tanta merda – como deu realmente – que até o vice-governador não quis o ônus de assumir a cadeira número 1 do Palácio. Agora, mais uma vez, Brandão sai do posto e deixa para Felipe Camarão a missão de vetar um projeto de Lei da deputada Mical Damasceno sobre um tema que gera desgaste para a esquerda: atividades de gênero nas escolas.

Camarão assume mais um pepino ao sentar na cadeira de Brandão

O fato

A deputada Mical Damasceno é aquela que se diz de Direita mas faz parte da base dos governos ditos de Esquerda no Maranhão. É aquela cujo mandato na Assembleia é dedicado a vociferar asneiras que servem apenas de alfafa para o gado da direita chucra, enquanto ela própria não acredita em nada do que berra. Mical é aquela “crente” filha de pastor que não aprendeu que não se serve a dois senhores. Enquanto acende uma vela para Bolsonaro, Mical empregou familiares no governo Brandão que acende vela pra Lula. Mical é conservadora. Conservadora de privilégios da política que gente da sua turma constuma chamar de “mamata”. E mesmo sendo amiguinha dos comunistas no Maranhão, teve vetado seu projeto de Lei com aceno para seu eleitores das direita chucra e burra. Acende vela, Mical, acende, uma pra Deus outra pro diabo.

Mical serve a dois senhores

O não-fato

E teve blogueiro escrevendo o quanto Felipe Camarão é correto, aliado e leal a Brandão que até devolveu serenamente o cargo assim que o governador voltou de viagem. Cara, tem que rir desse tipo de texto. Queria o que, homi? Que o vice desse um golpe, se aquartelasse no Palácio e, amarrado aos leões de bronze, se negasse a sair da cadeira de governador? Bicho, é o tipo de babação que não faz o menor sentido. O que aconteceu é apenas o trivial, o normal, o banal: o vice assume na ausência do governador e deixa o cargo assim que o titular retoma. Já aconteceu outras vezes, vai acontecer de novo, não tem nada de espetacular, é o que se espera. Seria estranho é se não acontecesse desse modo. Meu Deus, é cada uma. Agora, vamos esperar que ele escreva sobre como cachorros mordem pessoas, e, incrivelmente, as pessoas não mordem os cachorros.

Irracional

A política tem lá suas loucuras, né? Tem. Mas tem coisa que ultrapassa os limites da lógica. Por exemplo, o presidente estadual do MDB ser anunciado como coordenador de campanha do candidato do PSB na disputa de prefeito em São Luís, num cenário em que o MDB fechou acordo lá por Brasília para apoiar o prefeito de São Luís, principal adversário do candidato do PSB. Já pensou? Todos os candidatos a vereador do MDB fazendo campanha para Braide e o presidente do MDB coordenando campanha de Duarte? Se isso acontecer, pode parar a Terra pra o Cappêta descer.

Relaxo

Principal via de acesso para o Delta das Américas, a estrada que liga as cidades de Barreirinha – Paulino Neves – Tutoia está abandonada. Os buracos começam a tomar conta da via, que, por si só, já é mal projetada: estreita, sinuosa, sem acostamento, com precária sinalização horizontal e vertical – ou a inexistência dela. Um trecho da MA 315 atravessa os Pequenos Lençóis oferecendo aos viajantes uma paisagem deslumbrante que faz até esquecer os perigos que oferece. Cheia de buracos, a via obriga motoristas a desviar pela contra-mão. Os carros dividem apenas uma pista para os dois sentidos.

MA 315, próximo de Paulino Neves
MA 315, próximo a Barreirinhas

Cabeça de burro

O que acontece na cidade de Paço do Lumiar precisa ser alvo de estudo científico. Não tem um prefeito(a) eleito que consiga terminar o mandato sem que seja afastado, cassado, investigado, condenado, preso, com o nome envolvido em corrupção. Impressionante. Agora é a vez de Paula da Pindoba cair em desgraça. Afastada do cargo pela Justiça, Pindoba subiu à Tribuna da Câmara de Vereadores em Paço do Lumiar para se defender no processo de cassação que passa a enfrentar e fez um discurso inflamado prometendo que não caírá sozinha. Valha-me Deus! Que cabeça de burro enterraram no prédio da Prefeitura de lá?

Paula da Pindoba enfrenta momento azedo e pode cair de vez da palmeira
Jeisael.com