PF começa o feriado com operação contra fraudes no INSS no interior do MA

Batizada de Hamartía*, a operação foi realizada pela Delegacia de Polícia Federal de Caxias/MA, com a colaboração da Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (CGINT) do Ministério do Trabalho e Previdência.

A ação da Política Federal conta com 60 (sessenta) agentes, que cumpriram 20 (vinte) mandados judiciais, sendo 07 (sete) de prisão temporária e 13 (treze) de busca e apreensão nas cidades de Coelho Neto/MA e Teresina/PI.

Desde 2020, a PF iniciou a investigação que identificou um esquema criminoso onde pelo menos 7 agenciadores cooptam pessoas com a promessa de concessão de benefícios de aposentadoria por idade e pensão por morte de forma mais rápida. O esquema conta ainda, segundo as investigações, com 2 servidores do INSS, responsáveis pela concessão ilegal dos benefícios.

Após a concessão do benefício previdenciário, os agentes do esquema, que também são proprietários de empresas especializadas em empréstimos financeiros e, realizavam empréstimos consignados no nome dos beneficiários.

O montante da fraude chega a 2,9 milhões de reais, com a concessão de 88 benefícios fraudados.

Foi determinado o bloqueio de contas bancárias dos envolvidos, o sequestro de bens e valores de origem criminosa, além do afastamento dos servidores do INSS do exercício de suas funções.

*O nome da Operação é um termo de origem grega que significando erro ou falha. Trata-se de uma referência à decisão dos investigados de realizar a conduta criminosa, mesmo sabendo de sua consequência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jeisael.com