Vantagem de Lula sobre Bolsonaro já foi de 17 pontos em maio; agora caiu pra 12 pontos a diferença entre os dois principais candidatos à Presidência
Apesar de, nos resultados gerais, Lula e Bolsonaro oscilarem dentro da margem de erro, a sequência de levantamentos mostra consistência na subida, ainda que pequena, do presidente, que expande mês a mês.
Esta já é a décima quarta rodada mensal da pesquisa presencial Genial/Quaest sobre a corrida para o Palácio do Planalto. Este levantamento aponta que Lula tem 44% da intenções de voto, contra 32% de Bolsonaro. A vantagem do petista sobre o adversário caiu de 14 pontos percentuais para 12. Era de 16 pontos em junho e 17 em maio.
Considerando a margem de erro de 2 pontos percentuais, o petista oscilou negativamente e o presidente subiu 1 ponto, ambos dentro da margem de erro.
Na pesquisa, Ciro (PDT) aparece com 5%, na terceira posição, seguido por André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) com 2% cada um, e Pablo Marçal (Pros) com 1%. Os demais no pontuaram.
Na simulação de segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista continua na frente com 51% e venceria o pleito. Mas em comparação com os levantamentos anteriores o petista está em queda, enquanto o presidente parece melhor colocado, agora com 37%.
Veja o gráfico
A pesquisa Genial/Quaest fez 2.000 entrevistas presenciais entre 28 e 31 de julho com eleitores de 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos, dentro de um intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registrado no TSE com o número BR-02546/2022.