A foto do governador-tampão ao lado do patriarca da família oligarca maranhense sela de vez a questão em torno de quem é o candidato dos Sarneys
A foto acima, onde Brandão aparece sorridente e muito à vontade ao lado do ex-presidente José Sarney, foi registrada na última quarta-feira (10) durante um evento na Academia Maranhense de Letras.
O governador-tampão já vem sendo ajudado desde o início da pré-campanha por membros da família Sarney, tem o apoio da Mirante e de institutos de pesquisa e blogueiros ligados à emissora, tem o MDB em seu palanque e o declarado apoio da ex-governadora Roseana Sarney.
O partido de Brandão e Flávio Dino, o PSB, fechou federação com o PC do B, PT e PV, este último controlado por Sarney Filho, pai do deputado Adriano Sarney, que já participou, inclusive, de reuniões ao lado de Flávio Dino, com quem também divide palanque nos atos de campanha de Brandão.
Não é muito de se admirar que Brandão retorne ao colo do grupo Sarney, com quem sempre teve relacionada a sua origem e o seu modo de fazer política. Por isso, já escrevemos aqui que, ao escolher Brandão como vice em 2018, Dino abriu caminho para a volta do grupo Sarney ao poder. E os fatos agora apenas mostram que há razão nessa afirmação.
Flávio Dino ainda reluta em fazer campanha ao lados dos Sarneys, apesar de já está participando de atos com seu antigo desafeto, Adriano Sarney. Assim como Roseana Sarney também reluta em declarar publicamente voto em Dino para o Senado. Mas, nada disso, entretanto, consegue mudar o fato que cada vez mais cristaliza: a união entre Dino, Sarney e Brandão, no que está sendo apelidado de “pacto pela miséria”.
Se Dino e Brandão venceram duas eleições apontando a família Sarney como culpada pela miséria do Maranhão, e, após dois mandatos, não conseguiram sequer, apesar de diversas ações de governo, tirar o Maranhão da miséria, e, em alguns números, o estado até piorou, segundo dados oficiais do IBGE, não é errado dizer que estão unidos agora pela miséria. Afinal, a quem culpar agora, se estão todos juntos?
Os fatos não permitem negar: Brandão, o escolhido pessoal de Flávio Dino, é o candidato do Sarney. O mesmo Sarney inventado como “o grande destruidor do Maranhão” por Flávio Dino para vencer a eleição de governador.
Juntos, Sarney, Dino e Brandão, pela miséria do Maranhão.