Pesquisa divulgada pela Mirante coloca Lahesio em 4º lugar

Em outras pesquisas “governistas”, candidato do PSC vinha sendo colocado com chance de ir pro segundo turno

Tudo bem que pesquisa Ibope no Maranhão tem o mesmo valor que uma nota de 3 reais. A credibilidade do instituto é tão grande que teve que mudar de nome. Agora se chama IPEC.

E na pesquisa divulgada pela Mirante nesta terça-feira (23) os números do IPEC são uma verdadeira loucura. Segundo o instituto, Carlos Brandão (PSB) tem 28% da intenções de voto, seguido por seu principal adversário, Weverton Rocha (PDT), que aparece com 16%. Em terceiro lugar, Edivaldo Jr. (PSD) com 14% e em quarto lugar com 10%, Lahesio Bonfim (PSC).

O ex-prefeito da cidade de São Pedro dos Crentes vem sendo usado estrategicamente pelo Palácio dos Leões dentro de uma narrativa para forçar o eleitor a acreditar que ele seria capaz de ir para o segundo turno com Brandão.

Chama atenção que tenha caído da briga pela segunda colocação para o quarto lugar, quase saindo da casa de dois para um dígito, justamente numa pesquisa de interesse dos governistas e divulgada pela TV oficial do governo, a Mirante.

Os números destoam de todas as pesquisas sérias divulgadas até agora. E, apesar de comemorada pelos Leões, o resultado do IPEC passa a péssima impressão de queda vertiginosa do candidato Brandão, que, depois de aparecer numa pesquisa Econométrica, no último dia 17, com 44,4% dos votos válidos (contra 23,4% do seu principal adversário), agora aparece com apenas 28% no IPEC.

Para o cidadão comum, pouco habituado à leitura correta de pesquisas entre diferentes institutos, fica a mensagem de uma queda de 16 pontos percentuais, que é a diferença entre os números divulgados nas duas pesquisas em uma semana.

Por outro lado, o levantamento atual carece de credibilidade ao passo que não informa em seu registro os bairros ou cidades em que realizou as entrevistas com os eleitores. E pode estar divulgando uma pesquisa realizada apenas na capital em bairros selecionados para priorizar determinado candidato. Quem sabe? Estaria viciada?

A pesquisa do IPEC, ex-IBOPE, foi registrada na Justiça Eleitoral com o número MA-06254/2022. Ouviu 800 pessoas entre os dias 17 a 23 deste mês. Tem margem de erro de 3%, para mais ou para menos, e o grau de confiabilidade é de 95%.

Já o levantamento da Econométrica foi registrado com o número MA-01087/2022. Tem margem de erro de 2,5%, para mais ou para menos, e nível de confiabilidade de 95%. Ouviu 1.503 pessoas entre os dias 11 a 15 de agosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jeisael.com