Debate Imirante: como foi o confronto entre Weverton e Lahesio

O debate teve ainda a participação de Brandão, Simplicio, Joás, Enilton, Lahesio e Weverton

Algumas percepções do debate são particulares de cada um que assistiu. E essas percepções podem ser afetadas por gostos e preferências em relação a cada candidato. Mas, de maneira geral, há impressões que são universais, e nenhuma paixão por um ou outro candidato consegue mudar isso.

Por exemplo, os principais embates ficaram entre Lahesio Bonfim (PSC) e Weverton Rocha (PDT), que foram colocados frente a frente em diversas ocasiões em face da dinâmica e dos sorteios, de acordo com as regras do evento.

E, em todas as vezes, o ex-prefeito não conseguiu reagir às pancadas do pedetista. Na primeira oportunidade, respondendo a uma provocação de Lahesio, que havia falado sobre a pobreza no estado e criticado o assistencialismo, Weverton pontuou sobre o fracasso administrativo de São Pedro dos Crentes.

O candidato do PSC falou que Weverton não mandou nenhum recurso como senador, e ouviu: “Se o seu município não recebeu é porque você nunca mandou um ofício, nunca pediu. É a história de quem não chora não mama. Mais de 170 municípios já receberam recursos nossos, porque eu não olho para aliado e adversário. Eu quero saber é do povo”. Lahesio sorriu constrangido e sentiu a pancada.

Noutro embate, o candidato do PSC tentou mais uma vez. Jogou na cara do pedetista que o senador foi contra o marco do saneamento, alegando que todo esquerdista é contra projetos que beneficiam o povo.

Alem de desfazer a fake news, Weverton lembrou que o político que agora posa de antiesquerdista tem histórico de filiação à partidos de esquerda. O Lahesio que agora está no PSC, já foi do PT quando Lula era presidente, foi do PDT quando Jackson foi governador, e assim foi mudando de partido de acordo com a conveniência, passando pelo PSDB e até pelo PSL quando Bolsonaro foi eleito.

Weverton chamou Lahesio de ex-petista por mais de uma vez, expondo a hipocrisia do discurso do adversário, e a mentira do candidato do PSC que já disse têm apenas as 5 anos na política, mesmo tendo sido candidato desde 2008.

No último embate, Weverton jogou uma casca de banana e Lahesio escorregou. Ao ser perguntado sobre infraestrutura viária, o pedetista foi específico sobre uma localidade do estado, as Ilhas Canárias, em Araioses.

Como não conhece a Região, o ex-prefeito foi genérico na resposta e se enrolou ao dizer que não conhece todo o Maranhão, mas que vai conhecer até o final da campanha. Ao mesmo tempo disse que conhece a infraestrutura do estado como a palma da mão. E aproveitou para responsabilizar o governo pelas situação ruim das estradas.

Na réplica, Weverton apontou mais uma vez a hipocrisia de Lahesio chamando-o de ex-petista e de ex-Sarneyzista. “Tem um vídeo circulado aí dizendo que você “nunca mais iria deixar de votar na família Sarney”, você declarou amor eterno. Aliás, seus amores acabam muito rápido”.

Além disso, Weverton repetiu a pergunta. “Eu quero saber se o senhor conhece as 217 cidade e como você vai fazer para melhor o acesso lá em Araioses”. Sem ter o que responder, Lahesio levou o discurso para o anticomunismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jeisael.com