UQ! Colunaço 27/11

Tem político ostentando enquanto tem gente fome passando; tem prefeito entrando, ex-prefeito saindo e tem aliança vindo; não tem salário pra trabalhador mas tem gente demitida depois da eleição de governador. Leia tudo.

Olar!

Esta coluna é feita com diversas sugestões e colaborações. O nome é só um trocadilho, a zoeira é sagrada. Participe com sugestões e fofoca diretamente ao editor do site pelas redes sociais.

Tempo caro

Um deputado federal com muito dinheiro sobrando acaba de adquirir uma maleta de relógios de grife no valor de mais de 1 milhão de reais. Enquanto quase 60% população do estado vive na pobreza, um político compra menos de meia dúzia de relógios por mais de 1 milhão de reais. Eta Maranhãozinho.

Gasolina de outro

Tem ocorrido reajustes sucessivos no preço da gasolina na capital maranhense. Os aumentos chegam a ser semanais, em poucos centavos pra não chamar atenção. Também não há justificativa por parte dos empresários. Enquanto isso, o Procon dorme em berço esplêndido.

Falando nisso

A coluna ainda aguarda a resposta da direção do Procon a respeito dos cabos eleitorais do deputado Duarte Jr. empregados no órgão.

Grilagem

Diz lá pras bandas do Bairro de Fátima um vereador que adquiriu um posto de gasolina começou a reforma do empreendimento que fica ao lado de uma praça. O problema é que os moradores do entorno reclamam que o parlamentar está invadindo um pedaço da praça alegando que faz parte do posto. A confusão tá formada pro lado de la.

Salário pra que?

E os funcionários terceirizados do Hospital Macro Regional da cidade de Santa Inês que estão com salários atrasados? Já virou rotina em todas as áreas do governo o atraso nos pagamentos de terceirizados. Só não pode reclamar, senão é demitido.

Emprego pra quem?

A coluna recebeu a denúncia de que no Hospital Geral, o Hospital de Câncer do Maranhão, todo o quadro de técnicos em radiologia foi dispensado menos de um mês depois do resultado da eleição pra governador. Mais de 30 profissionais foram demitidos porque o serviço de imagem do hospital foi quarteirizado. Algum interesse empresarial/político por trás dessa manobra?

Salário atrasado não adianta

Mais uma terceirizada que deixa empregados sem salários é a empresa Nacional, que presta serviço para a Secretaria de Administração Penitenciária do Maranhão – Seap. Desse jeito até os presos tão vivendo melhor, pelos menos eles têm um teto e refeições diárias garantidas. Já quem trabalha, tá com aluguel atrasado e fazendo fiado no comércio pra comprar cesta básica. Vê se pode.

Tem culpa eu?

Engraçado (ou sem graça) é que nessa crise de salários atrasados das terceirizadas que trabalham em órgãos do estado, o governo joga a culpa para as empresas e as empresas jogam a culpa para o governo. O governo diz que paga a empresa e que a empresa não repassa o salário. Já as empresas alegam o não recebimento do governo. Enquanto isso, milhares de trabalhadores sem salário. De quem é a culpa? Minha que não é.

Pagando pra trabalhar

E na Secretaria da Mulher tem menor aprendiz estagiando por lá com remuneração de 600 reais por mês, mas o pagamento tá atrasado. E é desses 600 reais que o estagiário tem que pagar a passagem. E como não tá recebendo, tem que se coçar e pedir dinheiro na família pra poder ir para o estágio. Tem pais tendo que tirar do próprio bolso. É pagar pra trabalhar. É mole?

Até tu, Brutus?

Esse problema tem se estendido também para alguns órgãos da prefeitura de São Luís. Reclamações frequentes de que a empresa Maxtec, que presta serviços pra o município, tem deixado de pagar salários de terceirizados. A coisa tá feia pros trabalhadores dessas empresas, viu?

Entrou…

Bem no estilo “come quieto”, o prefeito de São Luís se movimentou em busca de uma nova legenda para concorrer à reeleição em 2024. Na última terça-feira, Eduardo Braide assinou ficha de filiação ao PSD, em Brasília. Braide vai enfrentar páreo duro em 2024 contra toda a estrutura governista e já começa a fazer movimentos certeiros para enfrentar o furacão que vem pela frente.

Edlázio, Braide, Kassab e JP

Saiu…

Foi só Braide entrar pela porta da frente que Edivaldo Jr. saiu pela porta dos fundos. Filiado ao PSD para concorrer a governador do Maranhão em 2022, Holandinha começou a campanha do tamanho de um tubarão e saiu menor do que uma piaba.

Ex-prefeito Edivaldo

Modo pistola

Edivaldo Jr. adotou uma postura agressiva na campanha, aturando em tudo e em todos, até mesmo em quem lhe ajudou a chegar a prefeitura de São Luís por duas vezes. Esqueceu tudo e assumiu uma face raivosa. Passou do tom. E recebi o troco dos eleitores. Chegou a figurar em 2º lugar nas pesquisas e terminou com 2,5% dos votos.

Tiro pela culatra

A esperança de Holandinha era “fazer nome” pra voltar com força na campanha de prefeito em 2024. O sonho vai ficando cada vez mais distante. Sem grupo, sem partido, sem voto em 2022, Edivaldo por passar vergonha maior em dois anos.

Cachimbo da paz?

Brandão e Weverton Rocha podem estar juntos na campanha para prefeito de São Luís em 2024 depois de se enfrenarem na disputa de governador do Maranhão. Pelo menos em tese. É que nacionalmente os partidos de ambos, PSB e PDT, costuram uma aliança para as disputas municipais, que pode até se transformar em fusão partidária.

Brandão e Weverton

O perseguidor

Um medo toma conta de muitos políticos no Maranhão: Flávio Dino virar ministro de Lula. Dino é o tipo de político que não aceita “não” como resposta. E quem já ousou contrariar o ex-governador, sabe muito bem do que ele é capaz. Olha só como a prefeita de Chapadinha se manifesta:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jeisael.com