Nesta terça-feira (24), durante a abertura da Jornada Pedagógica 2023, o prefeito de São Luis, Eduardo Braide, anunciou o reajuste de 15% para os professores da rede municipal de ensino.
Entre os anúncios feitos, o gestor destacou ainda a entrega de jogos didáticos, materiais de suporte pedagógico e um Chromebook para cada um dos professores que estão em sala de aula.
Sobre os precatórios do Fundef, Braide informou que o processo já foi agilizado junto à Procuradoria-Geral do Município, e os professores receberão em 3 parcelas a serem repassados pelo Governo Federal.
Diante de uma plateia formada por professores, gestores, coordenadores e equipes de apoio do ensino, o prefeito falou sobre o reajuste, explicando que não houve reajuste em 2017, 2018 e 2019. Já em 2020 (quando foi eleito) e 2021, no seu primeiro mandato, Braide afirma que, em razão da pandemia, não foi possível conceder o reajuste.
“Em 2022, demos reajuste dentro das possibilidades do Município. Agora, em 2023, o MEC apontou um percentual para atualização do piso de 14,95%. Mas, conversando com a nossa equipe econômica eu anuncio a vocês que o reajuste de toda a categoria não será de 14,95%. Será de 15%”, disse o prefeito.