UQ! Colunaço do Cappêta 12/11/23

Ação

Durante evento empresarial na última sexta-feira (10), o presidente da Câmara de vereadores de São Luís, Paulo Victor, ignorou o prefeito da Capital, Eduardo Braide, no momento em que cumprimentou quem estava no palco para a formação do espaço com autoridades. Antes mesmo de chegar ao prefeito, PV meteu o pé no freio, apenas inclinou o corpo para o aperto de mão a quem estava na “fila” antes de Braide e, imediatamente, engatou a ré.

Reação

O prefeito Eduardo Braide não passou recibo. Permaneceu imóvel, e não ficou no vácuo porque nem sequer teve a chance de estender a mão. No entanto, logo após discursar, fez questão de cumprimentar o “desafeto”.

Civilidade

Em momentos anteriores, tanto Braide quanto PV se encontraram e, apesar dos embates políticos, mantiveram cordialidade e educação, cumprimentando-se naturalmente, mesmo diante de presentes disputas. Houve até registros fotográficos.

Aperto de mão entre adversários denota grandeza das partes
Lado a lado, PV e Braide.

Contraponto

Mesmo após desistir da pré-candidatura relâmpago a prefeito de São Luís, Paulo Victor continua a ser a principal voz de oposição ao prefeito. Com tom cada vez mais alto, PV só não pode “perder a mão” na dose e transformar o remédio em veneno. Ao agir com o fígado, como fez em discurso nesta semana, onde chamou Braide até de palhaço, e como fez ao não cumprimentar o prefeito em evento, o vereador transforma o embate político em uma briga pessoal e inglória. As pessoas que o cercam não deveriam aplaudir, mas, sim, alerta-lo para o erro, que pode, inclusive, deixar Braide mais forte eleitoralmente, ao posar de “vítima do sistema”, tendo o presidente da Câmara como algoz.

Falando nisso

O prefeito de São Luís apareceu esta semana em uma peça publicitária, um vídeo ao som de Manu Batidão, numa demonstração de que pretende seguir ignorando a classe política e vai remar “contra o mundo” na eleição de 2024. Adepto do auto-isolamento político, Braide é péssimo no relacionamento com a classe política e a imprensa, mas, verdade seja dita, consegue ser muito bem visto pela população, conforme apontam as pesquisas. Até o momento, Braide segue relaxando partidos, alianças, lideranças, e contrariando interesses. A aposta é alta, e, por enquanto, tá dando certo.

Braide se coloca acima da política

Riscos

A estratégia do prefeito de São Luís tem lá seus riscos, especialmente se quiser alçar voos mais altos, como uma disputa estadual em 2026. O modus operandi braidista pode não ser suficiente para sustentar um projeto alem-fronteira do Estreito dos Mosquitos. Para 2024, Eduardo tem gordura pra queimar, e o cenário que se desenha lhe é favorável. Mas, a “política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou”.

Apostas

Quem pode aproveitar bem essa situação é o deputado Duarte Jr., que tem lá também o cenário como oportunidade. A classe política não espera nada mais de Braide. Quem foi ignorado neste mandato, sabe que nada pode esperar em caso de um segundo. Quem não tem nada, risco de perder não corre. A reeleição de Braide é a certeza de “coisa nenhuma” para quem foi ignorado até agora. Com Duarte, há uma possibilidade aberta. Entre 100% de chance de “nada” e 50% de chance de algo, não precisa ser gênio pra escolher. Braide e Duarte, cada um ao seu modo, têm a si mesmo como inimigo e redentor.

Duarte pode comer bandeco de Braide. Difícil, mas pode.

Sinais

Esperando ser desejado e procurado, o comportamento de Braide tem sido passivo. Assistindo de camarote a briga velada entre Dino e Brandão, o prefeito poderia esperar, quem sabe, uma aliança com o governador. O desenho se modificou à medida em que Dino e Brandão se reaproximaram. Talvez por isso, Eduardo Braide tenha tomado a inciativa de fazer um gesto ao governador em discurso na última quinta-feira (09), onde rasgou elogios à Brandão durante abertura da Expo Indústria. Não foi apenas uma gentileza, uma cordialidade. Não foi.

Desafio

A coluna pede que alguém consiga listar duas coisas, apenas duas coisas que Geraldo Alckmin, o “neo-camarada”, tenha feito, objetivamente, em prol do Maranhão e da Capital do estado que justifiquem os títulos de cidadão concedidos pela Assembleia e pela Câmara. Tá bom. Não precisa duas, apenas uma.

O que Alckmin fez pelo Maranhão e por São Luís

Na cara

A imagem que rendeu nos últimos dias foi o vídeo de um agente da SMTT agredindo um condutor a socos após um acidente de trânsito envolvendo o veículo pilotado pelo agente público. Não faz muito tempo, outro agente foi assassinado durante uma abordagem de rotina a um condutor no bairro do João Paulo. Não faltam relatos de agentes de trânsito abusando da função em ocorrências de fiscalização e autuação, que podem gerar violência injustificável de um lado ou de outro. Mesmo que não sejam a maioria, são esses os casos que repercutem e ficam como sendo a imagem da categoria. É muito comum que se pegue a exceção pra tê-la como regra. Por isso, a Prefeitura deveria agir de maneira rápida e dura contra casos dessa natureza, tornando pública a providência adotada.

Agente da SMTT da soco em condutor

No chão

Outra imagem que rendeu foi o vídeo do professor Leandro Karnal enfrentando uma caminhada até o Centro de Convenções em São Luís. Devido ao congestionamento, Karnal desceu do carro e foi andando pela calçadas sem calçamento para não se atrasar. Um verdadeiro obstáculo até para quem pode andar, as calçadas de São Luís, mesmo em bairros considerados nobres, são um martírio para cadeirantes. Essa vergonha foi exportada através do fato.

Karnal sentiu nas pernas o atraso da capital maranhense

Atrasado

Motoristas que trabalham para a Secretaria Municipal de Educação reclamam atrasos de salários. São 90 profissionais que transportam diariamente 12 mil alunos na Zona Rural de São Luís e estão sem receber sequer as passagens para se deslocaram ao trabalho. Os contracheques foram entregues no último dia 07, porém não havia dinheiro na conta. Houve reunião dos motoristas na noite de quarta-feira (08) onde foi deliberada a paralisação caso não houvesse o pagamento dos salários atrasados.

Motoristas sem salários reunidos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jeisael.com