O Observatório funcionará como uma ferramenta de esclarecimento à população e também servirá como canal para denunciar possíveis fraudes no processo eleitoral
A inciativa da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhao OAB-MA, faz parte de um conjunto de ideias que visa integrar-se à atuação de outros atores durante o período eleitoral, como o poder Judiciário, a Imprensa e o Ministério Público.
Nesse sentido, haverá também o lançamento, nos próximos dias, da Comissão de Comunicação e Liberdade de Expressão, que pretende agir em defesa da atuação dos profissionais de imprensa e da liberdade de expressão dos jornalistas.
O Observatório de Comunicação e Combate às Fake News é uma iniciativa inédita no estado, que vai funcionar por meio digital a ser disponibilizado pela OAB-MA, e, a julgar pelo que propõe, poderia se estender para além do período eleitoral.
A escolha do advogado Ted Anderson para presidir o Observatório se deu na última segunda-feira (27), quando foi nomeado pelo presidente do Conselho Seccional da OAB-MA, Kaio Saraiva.
Ted Anderson é professor universitário, consultor jurídico de vários veículos de imprensa, especialista em Direito Constitucional e Eleitoral, e comanda seu próprio programa de entrevistas, o “Saudações”, onde aborda diversos aspectos sociais, jurídicos e políticos, na TV Banda MA.