MPF recomenda suspensão imediata da operação do Ferry José Humberto

A embarcação vem apresentando diversos problemas desde que chegou ao Maranhão anunciada pelo Governo do Estado como “nova” e “moderna”

Em razão da falta de segurança, o Ministério Público Federal expediu recomendação para que o veículo marítimo, que era uma balsa fluvial e foi adaptada como ferry, deixe de circular imediatamente.

Desde o dia 28 de junho, o José Humberto navega com 100% de sua capacidade, após ser reprovado em vistorias e passar por procedimentos corretivos, sobre os quais pouca informação foi repassada de forma transparente.

Envolto em omissões por parte da Marinha e do Ministério Público Estadual, o caso conta com vozes solitárias denunciando e lutando pela moralidade do serviço, como a promotora do consumidor, Litia Cavalcante, e a deputada estadual Thaísa Hortegal.

Em operação há cerca de 10 dias, o ferry José Humberto já teria atrasado e cancelado viagens, e também teria passado por problemas durante navegação transportando passageiros.

A vistoria realizada pelos agentes do MPF, no dia 28 de junho aponta 24 graves deficiências na embarcação que prejudicam a segurança da navegação, da vida humana e do meio ambiente. Mesmo assim, foi nessa data em que a embarcação foi liberada para navegar com capacidade máxima.

O MPF comunicou, nesta quarta (06), a Capitania dos Portos do Maranhão, representada por seu Capitão de Mar e Guerra, Alexandre Roberto Januário, para que promova a imediata suspensão da autorização concedida para início da operação.

E também emitiu ofício ao Procurador Geral da Justiça para cientificar o MP/MA, a respeito da recomendação e para pedir a adoção das providências cabíveis em relação aos atos comissivos e omissivos praticados pelo estado do Maranhão, principalmente através da atuação da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), que estão causando sérios e inúmeros transtornos à população maranhense usuária do serviço de ferry boat.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jeisael.com