A monarca mais longeva da história do Reino Unido morreu nesta quinta (08), na Escócia, aos 96 anos.
Elizabeth Alexandra Mary nasceu em Londres no dia 21 de abril de 1926. Foi a primeira filha do duque e da duquesa de York, que dez anos mais tarde assumiriam os títulos de rei George VI e rainha Elizabeth I.
Chefe de estado de 15 países e líder de 50 nações da Commonwealth*, ocupou o trono britânico por 70 anos, só não mais que Luis 14, o Rei Sol, que deteve a coroa francesa por 72 anos e 110 dias.
Elizabeth era chefe de Estado, mas não chefe de Governo, função exercida, no Reino Unido pelo primeiro-ministro, atualmente Liz Truss.
A rainha esteve no Brasil apenas uma vez, em 1968, ao lado do príncipe Philip.
Participou da inauguração do MASP – Museu de Arte de São Paulo, é de um jogo de futebol no estádio Maracanã, no Rio de Janeiro.
Elizabeth Il deixa quatro filhos, oito netos, e doze bisnetos. Seu filho mais velho, Charles, é o herdeiro do trono, assumindo a
linha de sucessão e passando-a para os próximos herdeiros presuntivos: seu filho mais velho William e o filho mais velho
dele, George.
O príncipe Charles já é chamado de rei pelo Palácio de Buckingham, mas ainda será aclamado como soberano e, posteriormente, coroado.
*Comunidade das Nações, originalmente criada como Comunidade Britânica de Nações, é uma organização intergovernamental composta por 53 países membros independentes