É domingo? Opa! Tem colunaço

Tem teoria e prática diferente, tem ser humanos que não é gente; tem humilhada que foi exaltada; tem patriota fazendo presepada. Este é o Colunaço no ar

Aviso

Essa coluna é feita por várias mãos e o nome é apenas um trocadilho. Nossa intenção é sagrada: fazer zoeira e dar informação. Então, ame-a ou deixa-a. Brasil acima de tudo…. Eca. Desculpa aí. Foi mal.

Na teoria..

Negros, indígenas, mulher, LGBTQIA+, igualdade, paridade de gênero fazem parte do discurso.

…na prática.

Homens brancos, poucas mulheres, nenhum indígena etc

Na teoria…

Oito anos de mandatos iniciados duas décadas atrás seriam suficientes para credenciar o então candidato a presidência para dar soluções aos problemas atuais da economia.

na prática

Abriu a boca, dólar subiu, bolsa caiu

Envelheceu

“Não acredito que o Lula vá fazer loucuras, mas ele está cercado de velhas ideias e velhos companheiros, que não são aquilo que o mercado gostaria de ver”

Ricardo Lacerda, sócio fundador do banco de investimentos BR Partners – Out. 2022

Humilhada exaltada

Depois de ser humilhada pela organização que congrega igrejas e obreiros da Assembleia de Deus (CEADEMA), que lançou nota de repúdio em razão de seu apoio ao então candidato Lula, Eliziane Gama, agora exaltada, está em lugar de destaque ao lado do presidente eleito. A senadora maranhense faz parte do Conselho Politico da equipe de transição. Te mete.

Conselheira com moral

Foi de Eliziane Gama o “conselho” para que o termo “família” seja mantido no nome do Ministério dos Direitos Humanos, que, no governo Bolsonaro, também tem o termo “mulher” na identificação. A senadora acredita ser um aceno importante do governo Lula para os evangélicos.

Tá dentro

Pode não ter aparecido na foto dos “homens brancos”, mas vai ter indígena no primeiro escalão do Governo Lula. Indígena e maranhense. Sônia Guajajara, eleita deputada federal por São Paulo, vai comandar o novo Ministério dos Povos Originários, a ser criado no governo petista. Também, né, meu fí, seria muita cara de pau não colocar um(a) indígena num ministério desse. Como se diz, né? Não faz mais do que a obrigação.

Tá Fora

Esta coluna já avisou e vai pra aposta: Flávio Dino tá fora da equipe ministerial do Lula. A gente pode até errar, mas a lógica política aponta que não se pode desfalcar o Senado diante de um cenário de Congresso mais bolsonarista do que nunca, Lula vai precisar do peso de Dino por lá. Já avisamos aqui. Dino tem toda competência pra ser ministro, tem até forçado a barra, mas não será. Agora não.

Vaidade e teimosia

Mesmo assim, Dino tem feito movimentos intensos e ostensivos nos bastidores pra forçar uma indicação ao Ministério da justiça, e a mídia que lhe balança a cabeça como calango espalha aos quatros cantos que ele é preferido para ocupar uma Pasta no governo Lula. Só vaidade e teimosia. Porque o PT não o que quer fora do Senado. Pelas razões já colocadas aqui.

Diferente?

O governador eleito do Maranhão já deu mostras de que é muito gentil e cortez até com adversários, diferente de Dino que costuma transformá-los em desafetos e, alguns, em inimigos mortais. Jamais seria possível uma foto dessa entre Dino e Braide.

Foto da semana

Braide e Brandão tricotando

Parceria em vista

A capital do Maranhão teria muito a ganhar com uma verdadeira parceria entre prefeitura e governo. Eu disse “verdadeira parceria”, não a miguelagem que houve entre Dino e Holandinha, onde o governo fazia a obra e só colocava o nome da prefeitura na placa. De verdade, Flávio Dino chegou a ser mais prefeito de São Luís do que Edivaldo em várias ocasiões. Assim, não rola.

AVISO IMPORTANTE

Se você é bolsominion, não continue a leitura desta coluna.

Tem certeza que quer continuar?

Olha, tô avisando.

Então, tá bom. Depois não reclame.

Cadê os patriotas?

Pegando carona na frente de caminhão

Cantando hino nacional para um pneu

Orando no “muro das lamentações” de algum quartel

Comemorando a prisão de Alexandre de Moraes

Bancando um “The Walkind Dead” no portão de um quartel

Dando mancada por aí

Enfrentando “dilúvio” divino

Rezando depois da novela

Compartilhando fake news no zap sobre morte de Lula. Quem tá por aí é um sósia. Kkkkkkkkk Essa é muito boa. Tá, essa merece uma nota.

Gado não é gente

Tem um monte de bolsonarista acreditando numa teoria conspiratória de que o Lula, o verdadeiro, de 9 dedos, morreu e foi substituído por um sósia. Esse suposto substituto do presidente eleito, porém, teria todos os 10 dedos nas mãos. Kkkkkkkkk. Fizeram até uma montagem tosca do Lula com todos os dedos da mão esquerda. Kkkkkkkk de novo.

10 dedos

Montagem tosca demais

Só não se divertiu quem mugiu. Nós avisamos. Bora mudar se assunto

In memoriam

Câmara de Vereadores de São Luís começou a fazer o julgamento de contas do ex-prefeito João Castelo. É isso mesmo que você leu. Seis anos após a morte do político, somente agora as contas do ex-gestor serão apreciadas.

Do tempo do ronca

Se você achou esse prazo um absurdo, trago-lhe mais. A fila da apreciação de contas de ex-gestores conta aí com um atraso de até 30 anos após ter chegado no legislativo. Casos, por exemplo, dos ex-prefeitos Gardênia Gonçalves (1988), Conceição Andrade (1993, 1994, 1995 e 1996) e Jackson Lago (1989, 1990, 1991 e 1992; e 1997, 1998, 1999 e 2000), que tiveram balanços aprovados somente em 2017. Isso que é produtividade.

Barnabés felizes ou não?

O governo está colocando os salários dos médicos do estado em dia, né? Que bom. Mas a parcela do 13º de quem presta serviços através das OSCIPS ainda não caiu. Calma, que tem até o dia 20. Mas a Prefeitura de São Luís já pagou dia 11. Falta só o estado

Vamo rir, vamo rir

Achou que tinha acabado, né?

Paulo Victor vem aí

Já em transição, Mesa Diretora da Câmara de São Luís será comandada por Paulo Victor a partir de 2023. O home tá forte, siô. Pode até ser candidato a prefeito em 2024. Tá se articulando. Seguuuuuura.

Braide, Duarte e Neto

Segundo um renomado blogueiro, uma pesquisa mostra que esses 3 nomes figuram como principais preferidos do eleitor para 2024. Mas, Paulo Victor já começa a aparecer, tendo sido citado por 1% dos entrevistados. Ainda tem água pra rolar debaixo dessa ponte. 24 promete.

Sem vácuo

Na política não existe espaço que fique desocupado. Se alguém deixar vazio, vem outro e ocupa. Após um período de descanso, senador Weverton Rocha voltou à cena política com a vivacidade que sempre marcou seu jeito de fazer política. Retomou mandato em Brasília, tem participado de reuniões e, em São Luís, reuniu o PDT para realinhar os rumos.

Liderança

Meu Preto sabe que os votos conquistados em 2022 na campanha para governador foram suados, contra a máquina governista, contra 3 grupos que se juntaram para formar o time sarno-dino-brandonista, e tendo que enfrentar o ostensivo uso da imagem do Lula para ganhar a eleição. Os votos de Weverton representam o nascimento de uma liderança fora das forças oligárquicas estaduais.

Teimosia ou falta de orientação

Weverton só terminou a eleição em terceiro lugar por ter cometido um erro fatal: não se posicionou em relação ao cenário presidencial. Numa eleição polarizada, deixou que Brandão tomasse conta da imagem de Lula, enquanto Lahesio, naturalmente, era o candidato bolsonarista.

Amigo Lula

Na pré-campanha, o pedetista vendeu a imagem de amigo pessoal do Lula e deveria ter continuado com o enredo na campanha, sem se importar com “o time do o Lula”. Aí, a campanha do Brandão poderia até entrar na Justiça para impedir o uso da imagem do petista e bla bla bla. Mas, na cabeça do eleitor já estaria incutida a ideia.

That’s All Folks

Um comentário em “É domingo? Opa! Tem colunaço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jeisael.com