UQ! Colunaço 11/12

Aviso

O nome da coluna é apenas um trocadilho. Aqui a zoeira é sagrada. Muita gente contribui enviando informações. Você também pode. Manda pra nós a sua fofoca.

Bola fora

Reclamação geral sobre o local escolhido pela Prefeitura de São Luís para realizar a Feira do Livro deste ano. Evento tão importante do calendário da Capital foi parar lááá na UFMA. Magina!

Bola dentro

Assim como fez no São João, a Prefeitura de de São Luís tá levando a programação de Natal pra dentro dos bairros. Aí, sim. A galera tá gostando. Programação boa, pertinho de casa.

Enquanto isso…

A programação de Natal da praça D. Pedro II tá chatérrima É o que a coluna já ouviu de duas bocas por aí. Sem novidades, a velha projeção de vídeo mapping além de não empolgar mais, ainda escolheram uns temas ruins este ano. Bora dar um F5 aí.

Corrupção?

Acusações de fraudes em licitações na Secretaria Municipal da criança e Assistência Social – SEMCAS derrubaram a secretaria do cargo. A denúncia dá conta de direcionamento de contratos para empresa de amigos da agora ex-secretária com fraudes de quase 2 milhões de reais.

Ex-secretária Ana Carla

Demorou

O prefeito Eduardo Braide demorou pra tomar a decisão de exonerar a secretaria Ana Carla Furtado. Enquanto ela permanecia no cargo, o prefeito “sangrava” dia e noite, apanhava na Câmara e na imprensa. Pelo sim, pelo não, nesse tipo de situação o gestor deve logo afastar o (a) auxiliar até que a situação seja esclarecida.

Exoneração

Contrata

Braide podia aproveitar agora e chamar a pedagoga Janicelma Fernandes (REDE) pra assumir a pasta. Competente e especialista nessa área, Janicelma só não foi chamada desde o início do governo Braide pra assumir a SEMCAS porque se meteu a apoiar Duarte Jr. no segundo turno de 2020. Esquece isso, prefeito, chama a mulher.

Sem trato

Braide descuidou da relação com a Câmara de São Luís e vem pagando por isso. Falta diálogo e a reclamação dos parlamentares é geral. No caso da suposta corrupção na SEMCAS, o prefeito apanhou até de vereadores “aliados”. Com aliados assim, nem precisa de oposição.

Alerta!

A situação enfrentada pelo prefeito com o legislativo municipal é um prenúncio do que vai acontecer. Anotem: com Paulo Victor (PC do B) na presidência da Casa e sabidamente pré-candidato a prefeito, a Câmara será usada de um jeito ou de outro para desgatar a imagem do prefeito até 2024. Mesmo que PV se licencie para ser secretário no governo Brandão.

Cantando a bola

Para autopreservação, Paulo Victor, inclusive, já usou o argumento, junto ao governador, que é melhor assumir uma a secretaria de estado, se não, ficará exposto e terá melado o plano de ser candidato a prefeito usando a Câmara para enfraquecer Eduardo Braide.

Vereador safado

E essa história aí de vereador pedindo nudes para um mulher que lhe procurou para buscar ajuda? Rapá, como é que pode? Segundo corre à boca pequena, o parlamentar teria dito que poderia até ajudar, mas a cidadã tinha que mandar umas fotos peladas pelo zap.

Vereador safadinho

E o outro, homem casado, do tipo “família” que, além da “matriz” tem uma “filial”? Diz que é o sugar daddy de uma novinha. Tá vendo, siô? Ah, a patroa nos teu couro. Tu ainda vai tomar umas lapadas de cipó de goiabeira.

Dorme

Sabe aquela coluna dominical tradicional de um jornal não muito grande? Toda vez que tem denúncias contra o governo do estado, não se vê uma linha. Ao contrário, lá é uma lambição, uma puxação de saco. Dá pra ser aliado sem dormir no ponto na hora de fazer um crítica. Mas, não. A coluna só baba. Acorda aí, siô.

Acorda

Agora quando é pra criticar e denunciar a prefeitura, o despertador toca é alto. Tá cheio de informação sobre o caso de suposta corrupção na SEMCAS, da Prefeitura. Como é que pode, siô?

O carma do hexa?

Jogaram fora o hexa. Sim, o hexa queria só um carinho, ficar pertinho, mas pegaram o bichinho e jogaram fora. Mais precisamente, Vinicius Rodrigues, assessor de imprensa da CBF, pegou o hexa pelas costas e atirou no chão.

Hexa sendo jogado fora

O bichano

Na quarta-feira, 07 de Dezembro, o jogador Vinicius Jr atenderia a imprensa. Um gatinho apareceu do nada, e subiu na mesa, para surpresa de todos. O assessor de imprensa tirou o felino de cima da bancada, puxando o animal pela pele do dorso e gerou polêmica nas redes sociais. Sabe como batizaram o gato? Hexa. Isso mesmo. Mas, jogaram o hexa de cima da mesa. Já era.

Justiça

Flávio Dino (PSB) confirmado no ministério da Justiça, mas sem Segurança Pública. Apesar de insistir para que não houvesse desmembramento, o ex-governador ficará apenas com Justiça, e outro ministério será criado para a Segurança.

Duas senadoras

Enquanto Dino for ministro, Ana Paula, você-prefeita de Pinheiro, será senadora. Mas, isso a gente já havia anunciado no site. Maranhao terá, pela primeira vez 2 senadoras. Mulheres em alta.

Ana Paula e Eliziane – Senadoras

O articulador

Deputado Othelino Neto (PC do B) faz o dever de casa: articula para renovar mandato de presidente da Assembleia. Em busca do dito consenso, o deputado já conta com mais de 20 colegas de parlamento a seu favor.

Enquanto isso…

Deputada eleita, Iracema Vale (PSB) corre com as benção do Palácio dos Leões e tem declarações de colegas que rezam a cartilha leonina à risca. A socialista não tem experiência no legislativo, menos ainda sobre o funcionamento da Casa. Será seu primeiro mandato.

Pode rachar

Dino tem preferência por Othelino como presidente; Brandão articula por Iracema. É a primeira posição antagônica da criatura ao seu criador?

A maior força

A maior força política do Maranhão atualmente tem nome e sobrenome: Flávio Dino. Tem quem pensa em peitar? Tem. Tem quem queira peitar? Tem. Vai ter coragem? Veremos.

Mata essa

Quem é o ex-diretor de uma Casa Legislativa que “articula” para derrubar o ex-chefe? Agindo nos bastidores, como ele mesmo diz que gosta, tá de pescoço grosso. Não entra errado, doido.

Extremos

Enquanto falta diálogo do executivo municipal com o legislativo municipal, alguns deputados estaduais submetem-se cegamente ao executivo estadual, a ponto de declarar publicamente, sem nenhum constrangimento, que quem manda em seu voto é o governador.

Pra finalizar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jeisael.com