Fora do barco
Quem são os blogueiros dinistas que compraram a briga da eleição de Carlos Brandão (PSB) e foram deixados de lado no novo governo? Perderam assessorias e cargos que tradicionalmente ocupavam. Nos bastidores, já ameaçam virar oposição.
Fora do barco II
Quem deixou o comando da Rádio Timbira foi o competente jornalista Robson Paz, agora ex-secretário adjunto de Radiodifusão da Secom desde o governo Dino. Em seu lugar entra a não menos competente jornalista Maria Espíndola. Dinista de carteirinha, Robson também se empenhou pela reeleição de Brandão.
Estrelismo
Fofoqueiros informaram o Colunaço que tem um apresentador de TV simpaticíssimo que bota todo mundo pra fora do estúdio na hora da gravação do programa e ainda tranca a porta? Nem colegas e auxiliares permanecem. Ninguém fala nada, mas nos bastidores…
Só não faz igual
O sucesso do Colunaço aos domingo tem servido de inspiração para outros blogs também lançarem suas colunas genéricas de notas “rapidinhas de domingo”.
Cada um no seu quadrado
Em mais um evento público, Dino e Brandao se mantêm distantes. Mais do que isso, sequer estiveram no mesmo dia durante o Congresso da Famem, que aconteceu dias 13 e 14 de março de 2023.
Cada um no seu quadrado II
Desde o fim das eleições de 2022, Dino e Brandao têm tido “desencontros”, que, alguns enxergam como indícios de rompimento. Já no evento de diplomação, em 17//12/2022, os dois chegaram separados e sentaram distantes. Ninguém registou um cumprimento entre eles.
Cada um no seu quadrado III
Durante o carnaval, Dino até esteve no circuito da Beira-mar, em São Luís, no entanto, não foi visto ao lado de Brandão, que confessou tê-lo convidado. Em pelo menos 3 viagens à Brasília, Brandão não teve um encontro com o ministro Flávio Dino.
Sem papo
O ex-governador e o atual sequer têm se falado. O “diálogo” entre eles tem sido através de aliados, que se esforçam para manter a unidade do grupo, sem a qual dinistas e brandonistas enfraquecem. Mas, alguns já dão como certo o rompimento, cedo ou tarde. Outros apostam que ocorra em razão das eleições de 2024 na Capital.
Sem oposição?
Não. Esta coluna já revelou que a oposição ao governo Brandão se dará de forma velada. Pelo menos se não houver rompimento. Rachado já está. De Brasília, Dino pode comandar, nas sombras, como lhe é de costume, movimentos contra o governador.
Com Indícios
Alguém consegue uma explicação racional para o fato de, somente agora, um sindicato que passou 8 anos praticamente fazendo a egípcia resolveu “tomar consciência” sobre reajuste salarial e decretar greve? Justo em tempo de relações estremecidas entre Dino e Brandão. Bem, o sindicato dos professores é ligado ao PC do B, mas isso pode não significar nada, né? Né? Hein?
Um gesto
Em face da visita ao Complexo da Maré no Rio de Janeiro, o ministro da Justiça passsou a sofrer ataques de bolsoanristas. De modo completamente infundado, afirmando que Dino teria acordo com comandantes do tráfico. Brandão fez um tuíte em defesa de Flávio. O governador foi ignorado pelo ministro.
Pau que bate Biné…
A pedido do Ministério Público, Justiça obrigou a Prefeitura de São Luís a derrubar uma construção no bairro Recanto dos Vinhais, um coreto onde funcionavam diversos projetos sociais mantidos pela Associação de Moradores. Trata-se de área pública onde não pode haver uso privado. Ok.
…não bate em Benedito
Na mesma área, terreno público, de caracter institucional, onde não pode haver uso privado (repetindo pra ficar bem claro), está instalada a garagem da empresa de ônibus São Benedito, que, por pouco, não invadiu toda a área onde agora existe uma praça. Tô esperando o MP pedir e a Justiça obrigar a empresa devolver a área para o erário público.
Casa de ferreiro…
Sabe a Associação do Ministério Público? Aquela instalada em área nobre da cidade a poucos metros da praia? Advinha. Foi construída também em área pública pertencente ao Município. Tô esperando o promotor do Meio Ambiente, Fernando Barreto, se empenhar um pouco mais nesse caso. Porque a Justiça já mandou devolverem o espaço ao erário público.
…espeto de pau
Tem promotor que é craque em pedir derrubada de coreto em praça, retirada de trailer de lanche, banca de revista. Os caras fazem um escarcéu. Ouvi dizer que no caso do coreto do Recanto um teria até ligado para o secretário da Semurh ameaçando pedir prisão dele (secretário) e do prefeito caso descumprissem a ordem de derrubada. Enquanto isso, a AMPEM, que é a associação do MPMA funciona em terreno público. Cadê Fernando Barreto, cadê Cláudio Guimarães?
Fã ou hater?
Quando veio ao estado, ainda em campanha, Lula chamou Flávio Dino de cobra sucuri do Maranhão. Por último agora, disse que Dino é obeso, que precisa cuidar “desse mal”.
Piada da semana
Deputado Arnaldo Melo (PP) convoca colegas parlamentares para investigar porque o maranhao continua pobre.
Print-sequência imperdível
E agora, Weverton?
Conforme já tratado aqui na coluna, a federação PSB/PDT, costurada em Brasília, tende a tornar menor ainda o partido brizolista no Maranhão. Ao passo em que servirá também para que Weverton reate laços com seu antigo grupo político, a federação o deixará com força muito menor nessa relação. “PSB terá o comando da federação no Maranhão”, diz Bira do Pindaré.
Medo de cair no poço
Balançando no cargo, o secretário de Segurança do Maranhão, coronel Leite, anda dando uma de porta-voz do governo em entrevistas. Apareceu falando até como se fosse ele próprio a entregar obras do governo pelo interior do estado. Cuidado com os poços “artesanais”, coronel.
Fez o L
Pra encerrar
A foto da Frente de Resistência ao Projeto Lulo-petista postada por Eduardo “bananinha” Bolsoanro no Twitter.