UQ! Colunaço

Vivo ou morto?

Alvo de pancada de todos os lados, de São Luís à Brasília, o prefeito Eduardo Braide (PSD), vez ou outra, é subestimado por possíveis adversários. Acostumado ao jeito “come-quieto” de fazer política, Braide às vezes parece perdido na articulação e na gestão, quando, repentinamente, faz movimentos certeiros. Quem tiver pensando que será fácil tirar Eduardo do Palácio La Ravardiére, tá enganado. Demais.

Gestão ou política?

De olho na política, Braide mexe na gestão e começa uma reforma administrativa com mudanças em duas pastas importantes e sensíveis: SMTT e SEMGOV, principais fontes de atrito entre o prefeito e a Câmara. Antes, o prefeito já havia anunciado seu novo líder na Casa Legislativa, o vereador Daniel Oliveira (PL). Braide mexe peças no tabuleiro de olho em 2024, e outras mudanças devem acontecer no primeiro escalão em breve.

Braide – Caneta em ação

Aliança inesperada (ou não)

Chamado de louco por muitos, o titular desta coluna foi o primeiro a levantar a hipótese de união entre o governador Carlos Brandão (PSB) e Eduardo Braide (PSD) para disputa de 2024. Relembre:

09/11/2022 – O Jeisael.com foi o único site a cogitar uma composição para 2024 em razão do encontro entre Brandão e Braide

Agora, o próprio líder do governo Braide na Câmara já fala publicamente de aproximação e desejo de aliança entre prefeito e governador. A fala do vereador Daniel Oliveira pode ser apenas manifestação de desejo pessoal (ou não), no entanto, coloca Braide em situação de ser cobrado a se manifestar.

Dudu x Dudu

O principal adversário de Eduardo (PSD) ainda é Duarte (PSB), segundo colocado nas eleições de 2020. E, de verdade, dizem os mais próximos do prefeito, seria o adversário ideal a ser batido. Os perfis dos Dudus são muito parecidos e ambos enfrentam problemas com a classe política mas mantêm alta popularidade. No entanto, Braide ainda tem muitos pontos de vantagens sobre Duarte Jr. e tem as condições a seu favor para se reeleger.

Por fora

Quem faz seu próprio caminho é o vereador licenciado Paulo Victor (PC do B). No comando da Secretaria de Cultura, PV é um dos homens mais próximos e de confiança do governador Brandão e corre por fora como pré-candidato a prefeito. Se conseguir se viabilizar, Paulo pode cacifar-se como candidato do grupo governista e facilitar a vida de Brandão, que não quer e não pretende ter de optar por Duarte Jr., homem de Dino.

Brandão e PV, mais do que política.

Razão e coração

De maneira racional, o preferido do Ministro Flávio Dino para disputar a eleição contra Braide é Duarte Jr.; mas se for pra seguir o coração, Dino escolheria o deputado Carlos Lula (PSB). No entanto, dificilmente Lula terá condições de ter melhor viabilidade que Duarte, e Dino, como costuma ser em estratégia eleitoral, será racional. O grande problema é que Brandão realmente não quer Duarte. Prefere até mesmo aliança com Braide a ter de engolir a cobra criada por Dino.

Morde e assopra

Em mais um capítulo da disputa velada entre Dino e Brandão, mais uma vez o governador do Maranhão se deu melhor no tabuleiro de xadrez em que se transformou a relação dos dois. Desta vez, na escolha do titular da Secretaria de Segurança. Brandão poderia deixar no cargo o coronel Silvio Leite, homem de Dino, ou nomear Raimundo Cutrim, preferido dos irmãos Brandão, a contragosto de Flávio.

A jogada

Cutrim é nome vetado por Dino, nomeá-lo seria bater de frente com o Ministro. Numa solução salomônica, Brandão nem deixou coronel Leite nem nomeou Cutrim. Anunciou como novo secretário da SSP o delegado Maurício Martins, que já estava como adjunto de Leite. Só que Maurício tem laço familiar com cutrim, que, de um jeito ou de outro, acabou contemplado.

Delegado Maurício assume SSP

O trator

Convidado para dar explicações na CCJ da Câmara Federal sobre o 8 de janeiro, o ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB) tratorou deputados bolsonaristas. Com um tom elegante e debochado, Dino respondeu aos questionamentos dos deputados e causou furor pela inteligência e perspicácia. Se o objetivo era desgastar o ministro, lhe deram palco e o deixaram maior.

O fujão

O corajoso ministro da Justiça que se dispôs a enfrentar as hienas bolsonaristas, que bravateou “eu não tenho medo de ninguém”, não foi visto nos debates das eleições de 2022, quando candidato a senador pelo Maranhão.

O púlpito vazio no debate

O bloqueador

Esse homem corajoso que “não tem medo de ninguém” é o mesmo que bloqueia usuários que o confrontam no Twitter. Para além de convarde, o ato corriqueiro de Dino, que já acontece há vários anos, é antidemocrático. Vários jornalistas do Maranhão são bloqueados porque em algum momento fizeram alguma crítica ao ex-governador. O novo bloqueado por Dino é o deputado Nikolas Ferreira (PL).

Possuído

Uma das coisas mais estranhas e bizarras que se viu durante a fala de Flávio Dino na CCJ, foi o comportamento do seu auxiliar mais próximo, o jornalista Ricardo Cappeli, secretário executivo do MJ. Veja no vídeo abaixo como Cappeli se contorce e balbucia, quase que em sincronia, as palavras de Dino.

Imagem do dia

02/04/2022 – Carlos Brandão assume governo do Maranhão após renúncia de Flavio Dino. Neste domingo, Brandão completa exatamente 1 ano à frente do Executivo Estadual

Pra finalizar

Quem é o político que usa e abusa das estruturas públicas para empregar esposa, pai, mãe? É um homem de familia. Dizem que até a cachorrinha já tem cargo no Procon. Eta “filho do povo”. imagine uma desgraça dessa na prefeitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jeisael.com