UQ! Colunaço 30/04

Imagem do dia

Aniversariante do domingo, Flávio Dino é um dos maiores nomes da política nacional atualmente e, sem dúvida, maior nome do estado do Maranhão

Lambança no “quintal”

O que a OAB-MA fez com a eleição do “Quinto Constitucional” foi assinar seu próprio atestado de incompetência. Incapaz de promover um processo eleitoral íntegro, foi obrigada pela Justiça a recuar e cancelar o pleito após permitir que 288 advogados não aptos registrassem seus votos.

Que desOrdem

Vai precisar de muito papel higiênico a Ordem que, não invariavelmente, se coloca como órgão de vigilância em processos eleitorais. Não vigiou nem seu próprio “quintal”. Com suspeitas de fraude, processo eleitoral será investigado pela Polícia Federal.

Kaio Saraiva – Presidente OAB MA

Matemática 1

Chama atenção algumas campanhas milionárias promovidas por advogados candidatos à vaga de desembargador do Quinto. O termo é literal mesmo. Milhões de reais investidos para conquistar votos dos pares para tentar ocupar um cargo com salário de pouco mais de 30 mil reais.

Matemática 2

A conta não fecha. Nos bastidores comenta-se que teve advogado(a) que chegou a R$ 10 milhões em gastos. Considerando o salário bruto, sem descontos e sem que o eleito gaste com nada na vida, demoraria 26 anos para recuperar somente o dinheiro investido em campanha. E se não for eleito?

Matemática 3

Agora que a campanha recomeçou, os gastos recomeçaram. Que grande “negócio” é esse em ser desembargador que vale tanto dinheiro “investido”? Como esperam recuperar esse “investimento”? Quanto vale essa decisão? Quanto valerá uma decisão”? Perguntar ofende? Vamos ver se a carapuça serve.

Sacanagem

A senadora Eliziane Gama (PSD) está na lista dos 11 senadores que receberam ordem de despejo porque residem em imóveis funcionais que pertencem à Câmara Federal em Brasília. Com a demanda crescente de deputados por moradia, os senadores foram informados há um mês que deveriam deixar os apartamentos. Nenhum saiu. Senadores dizem que isso é picuinha de Arthur Lira, presidente da Câmara.

Mestre da pilantragem

A coluna traz mais um capítulo da novela do político 3M (Midiático, Malandro e Mentiroso) que teria “comprado” o título de mestre em uma universidade federal. Um bem posicionado informante enviou uma série de dados e documentos que são a ponta do fio do novelo. Tem até a foto de um Corolla, com placa e tudo. Vamos continuar a apuração.

Casa de ferreiro…

E o pai do deputado Duarte Jr. (PSB) que vive enviando fake news por WhatsApp? “Duarte pai”, como faz questão de se identificar, é bolsominion e antivacina. Neste sábado, o pai de Duarte enviou para seus contatos um áudio de quase 10 minutos cheio de mentiras a respeito de vacina, protetor solar, câncer de pele, medicamentos duvidosos. Um show de bizarrice e teorias da conspiração.

…espeto de pai.

Duarte pai e Duarte Jr.

Puxou ao pai?

De pai pra filho

Fantástico

Reportagem especial da revista eletrônica global deu conta de fraudes em prefeituras do interior do Maranhão, onde prefeitos, regados com muito dinheiro de emendas do Orçamento Secreto, sambaram em cima do dinheiro público.

“Erro formal”

Esquerdista, vestal da moralidade, o deputado Rubens Jr. (PT) não se fez de rogado, foi na despensa pegou o melhor pano que podia, um rodo bem grandão e se pôs a trabalhar sobre a sujeira de um prefeito amigo:

Que passada de pano! Será que tem “emenda secreta” nessa relação?

Devolve

Companheiro de partido de Rubens Jr, o petista Gastão Vieira (petista, tsc, tsc, tsc) entende que roubaram mais que dinheiro público. Lhe roubaram também o mandato.

Acerto

Quem se portou bem sobre o assunto foi o deputado estadual Carlos Lula (PSB)

Sem pano

Greve de coerência

Deputados que são pré-candidatos a prefeito de São Luís e sonham em disputar eleição contra o atual prefeito aproveitam para ciscar em cima dos problemas da gestão municipal. Felizes feito pinto no lixo com cada rateada de Braide, aproveitaram pra cair matando na greve dos rodoviários. Quando os problemas advém da gestão estadual, se calam.

Urubus

Esses deputados que fingem se preocupar com os problemas enfrentados pelos cidadãos, se preocupam mesmo apenas com seus próprios umbigos. Como urubus, torcem sempre para que o pior aconteça e lhes sobre um pouco de carniça para se alimentar.

Desgaste

Assunto sensível, o transporte público da capital maranhense se transformou no calcanhar de Aquiles do prefeito. Sem conseguir dar conta das promessas de campanha, Braide terá isso como grande desafio para superar se quiser sonhar com a reeleição. Esse será o assunto mais presente na campanha dos adversários em 2024. Anote.

Acorda, Braide!

O prefeito deveria dar um murro na mesa e acabar de vez com esse problema em São Luís. Já que os empresários não cumprem o contrato e não cumprem acordos, Braide tem motivos para cancelar a concessão e abrir licitação limpa e de ampla concorrência. Mas, não fará assim. Não é o estilo de Eduardo Braide.

E os vereadores?

A Câmara de Vereadores também tem sua enorme parcela de responsabilidade sobre o tema. A Casa Legislativa finge que age, mas, de fato, nada faz. Cadê a CPI do transporte? Cadê a auditoria que prometeram há quase dois anos?

Outubro de 2021 – Câmara promete auditora que nunca foi apresentada

Os empresários?

Com a reclamação eterna de que o sistema é deficitário, nenhum empresário quer deixar o ramo de transporte público em São Luís. Esquisito, né? Como brigam para permanecer num negócio que não dá lucro? Conversa pra boi dormir.

Promiscuidade

A verdade é que vereadores, deputados e muitos políticos que enchem a boca pra bater na prefeitura mantém relações promíscuas com empresários do setor. Alguns têm amizades de longas datas com os mandatários do transporte e têm suas campanhas patrocinadas por eles. Besta é quem acredita na preocupação desses políticos com o usuário.

Iguais

Na última segunda-feira (24), se juntaram no aniversário de José Sarney: Geraldo Alckmin, Michel Temer, Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski, Flávio Dino, Ibaneis Rocha, Gleisi Hoffmann, José Roberto Arruda, Paulo Octávio, Augusto Aras, Bruno Dantas, Carlos Brandão, Edinho Lobão, Arthur Lira…

Pra finalizar

Flávio Dino esteve ao lado de Carlos Brandão em agenda federal em São Luís. Pelo menos por enquanto conseguem demonstrar que não há rompimento entre os dois, conforme sinais em contrário dados nos últimos meses por parte de Dino. Ex-governador deve ter tido tempo de esfriar a cabeça e perceber o tamanho da besteira que será efetivar um rompimento. A guerra entre Dino e Brandão seguirá velada.

Sagaz, Dino se reaproxima de Brandão porque sabe o tamanho da necessidade política que um tem do outro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jeisael.com