UQ! Colunaço 02 07

Só mídia

A CPMI da Câmara Federal sobre o 8 de janeiro virou um verdadeiro palco para aparições midiáticas. Os deputados, tanto de um lado quanto de outro, não estão preocupados, de verdade, com os trabalhos, quiçá com os resultados. Querem mesmo é se aparecer. Virou a CPMI da lacração.

Selfie e pizza

Cada um, ao seu modo, às vezes de forma patética, procura um jeito de transformar cada participação num clique ou num vídeo bem editado para rede social. O modus operandi é igual para a esquerda e para a direita: só postar a parte que interessa, sem o contraditório. Ou então, só postar a parte em que o “inimigo” falou ou fez alguma merda. Sem nenhum contexto, sem nenhum efeito prático. Só lacração. Anote: vai dar em nada ou quase nada essa CPMI.

Nossa vergonha

E os soldados dinistas plantados na CPMI não estão nos deixando faltar, é claro, sua contribuição para essa vergonha. Deputados federais Duarte Jr. e Rubens Jr., filhotes da política do estado, tem sido tanto protagonistas de “vídeos lacradores” que circulam em suas bolhas como de “vídeos da vergonha” que circulam em bolhas adversárias. Estão arrasando. 😒

Trend

ANTES – Jair Bolsonaro com foro: “Alexandre de Moraes é um vagabundo que dá canetadas”

DEPOIS – Jair Bolsonaro sem foro e a um voto de ficar inelegível: “Espero que Deus toque o coração de Alexandre de Moraes no julgamento do TSE”

Xandão, tido como carrasco de Bolsonaro
Ex-presidente julgado pelo TSE e condenado a inelegibilidade por 8 anos

Pela culatra

A inelegibilidade de Jair Bolsonaro pode se transformar no pior dos mundos para a esquerda em 2026. Só tolos não enxergam que Lula se alimenta de Bolsonaro é Bolsonaro se alimenta de Lula. Sem Bolsonaro, a direita poderá emplacar um nome com menos resistência no eleitorado que “não é nem Lula e nem Bolsonaro”, mas, que decide a eleição. Olhe lá se o caminho não fica mais fácil para alguém como Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, ou Romeu Zema, de Minas.

Escute essa

De tão queimado, um tradicional instituto que faz pesquisas para o governo teve que inventar outra empresa de pesquisas pra poder entrar com uma “imagem” diferente no mercado. Acostumado a trabalhar com números arranjados, a gosto do freguês, o nome da empresa já não goza mais de tanta credibilidade, e todo mundo já sabe para quem e como trabalha. Teve que partir pra outra.

Escute essa II

As primeiras “vítimas” de pesquisas a gosto já começaram a aparecer. O presidente da Câmara de São Luís apareceu outro dia numa pesquisa em 9º lugar como “vereador mais atuante”. Tsc tsc tsc. Como é que o cara é comandante da Casa, pré-candidato a prefeito, se movimentando dia e noite, com ampla divulgação de ações, marcando colado como oposição ao prefeito, e não aparece nem entre os 3 primeiros? Alguma coisa errada aí, não acham?

Ê, pô! Tá certo não

Mais cedo, o Colunaço ficou sabendo que, na verdade, “montaram” a pesquisa com a intenção de jogar um balde de água fria no vereador. Inclusive, na hora de posiciona-lo sobre intenção de votos para eleição de prefeito do ano que vem. Cuidado com fogo amigo. Tudo bem que a eleição tá longe ainda, mas há alguns marcos que precisam ser observados. Um deles é o início das pesquisas eleitorais, que, agora, não servem em nada para moldar o pensamento eleitor, e sim para indução política.

Imagens da semana

Paulo Victor mostra força e reúne grande parte dos vereadores de São Luís com o governador Carlos Brandão
Em seguida, o governador posa para foto de mãos unidas com o prefeito da capital, Eduardo Braide, e esse outro cara aí, em um evento.
Antes inimigos ferrenhos, Adriano Sarney e Márcio Jerry agora caminham juntos na política, vestindo até a mesma cor de camisa. Entre os dois, esse outro cara aí.
Ex-filiado do PT, Deputado pelo PSB, Dr. Yglesio agora é de direita, ops, centro-direita. De modo muito conveniente, calcula poder abocanhar o voto do gado bolsonarista da Capital, o que, em tese, poderia levá-lo a um 2º turno em 2024. Resta saber se o gado será burro o suficiente pra engolir essa.

Pra finalizar

Queria apenas dizer que foi um esforço escrever o Colunaço deste domingo. Final de semana de folga, curtindo as dunas e lagoas de Tutoia. Então, não deixe de compartilhar. Também se não quiser não compartilhe. Ahhhh. É não. Brincadeira. Compartilha aí. E não esqueça de enviar também sugestões pra gente. Até domingo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jeisael.com