Mais de 10 anos depois, viaduto do Jaracaty será “terminado” com quarta alça

As obras da quarta alça do elevado (ou viaduto) do Jaracaty seguem a todo vapor pelo governo Brandão. A bem da verdade, já está todo mundo acostumado a fazer o trajeto de acesso da avenida Carlos Cunha para a Via Expressa circundando o Shoping Jaracaty. Logo, é mais uma obra meio que sem sentido sendo executada pelo governo do estado.

Enquanto há, de fato, inúmeras intervenções necessárias de mobilidade urbana em vários bairros e regiões, incluindo pontes em bairros de periferia, o governo Brandão se dá ao luxo de fazer um elevado sem sentido na avenida dos Holandeses e uma alça até agora desnecessária no Jaracaty, tendo em vista, vale repetir, que já existe acesso do viaduto para a Via Expressa naquele sentido.

No entanto, segue o baile da babação de alguns membros da imprensa alinhada ao governo ao divulgar a obra como se fosse o suprassumo da mobilidade por ali.

Vale lembrar que, em 2012, a imprensa alinhada ao governo de Roseana Sarney alardeava a construção da Via Expressa e do viaduto do Jaracaty, parte da obra. Algo notável, entretanto, fugiu propositalmente aos olhos daqueles que jogavam loas na obra. O viaduto era um trevo de 3 folhas, não de 4, como costuma ser um viaduto, a ver todos os outros existentes na cidade, onde há 4 alças de acesso.

Então, por que justo aquele só tinha 3 alças? Simples: para tornar obrigatório o trânsito de veículos pelo Jaracaty Shopping, de propriedade de familiares da então governadora Roseana Sarney. Não havia nenhuma justificativa outra, como por exemplo a falta de terreno ou espaço para a quarta alça, tanto que está agora sendo construída.

É assim a cada governo. Obras que parecem sem explicação, mas que descobre-se, cedo ou tarde, que atendem a meras conveniências e interesses daqueles que no momento ocupam o governo. De modo que cabe questionar: por que um elevado que não serve, aparentemente, pra nada na avenida dos Holandeses? Por que gastar dinheiro com uma quarta alça sendo que o acesso já existe? A que interesses atendem essas obras? Quem está ganhando com isso? Quem está sendo beneficiado e de que forma?

Fato é que, após mais de 10 anos, o governador Carlos Brandão resolveu finalmente concluir o trevo torto construído por Roseana Sarney. E não há nada a se comemorar.

Enquanto isso, a Via Expressa desemboca na Daniel de La Touche num grande congestionamento todos os dias, sem que haja, por exemplo, um acesso para seguir adiante, por dentro do Maranhão Novo e evitar a lentidão e o tráfego intenso nos horário de pico naquela avenida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jeisael.com