UQ! Colunaço do Cappêta 19/11/23

Sentiu

Só diz “ai” quem sente dor. A reação da trupe ligada ao ministro da Justiça, dos mais importantes aos menos significantes, formando coro em “defesa” de Dino pelas tribunas e redes sociais, é um atestado de que o político e seu grupo sentiram a pancada da extrema-direita a respeito da visita da “dama do tráfico” à sede do MJ em Brasília. O movimento é coordenado, não é voluntário, foi iniciado de cima pra baixo, e seguido pelo séquito dinista, com elogios ao ex-governador e “atestados” de sua seriedade, etc, etc, blá-blá-blá. O movimento, no entanto, evidencia um comportamento típico de manada, mostrando que não existe gado de político só de um lado do espectro ideológico. Mugiu, já sabe que é gado.

Tolice

Dino pode ter incontáveis defeitos (e os tem), não é infalível (mas age como se fosse), no entanto, seus opositores só entram errado. Promover ataques ao ministro com narrativas tolas de que Dino e o seus comandados teriam alguma ligação com facções ou organizações criminosas é de uma canalhice tamanha, e de uma idiotice grotesca, que só cabe na mente limitada de adorador de mitos e terraplanistas. Pior que colou e o ministro sentiu o golpe.

Tá certo

A decisão de Dino de não exonerar assessores que receberam a “dama do tráfico” está certa. Não há nenhuma razão objetiva, até aqui, para que o ministro ceda às pressões vindas da claque bolsonarista. Até onde se sabe, não houve cometimento de crime, nenhum benefício a criminosos, e, de fato, Dino sairia desmoralizado de tomasse alguma decisão de demissão baseada no “nada” e na gritaria histérica de opositores. Esse é o tipo de situação que, ao final, pode até deixar o ministro mais forte e blindado da próxima narrativa terraplano-bolsonarista.

Cuidado com o Dino

Tá certo Dinovo

O ministro da Justiça disse que a partir deste sábado (18) será permitida a entrada de garrafas de água de uso pessoal em espetáculos. A portaria editada diz ainda que as empresas produtoras de shows com alta exposição ao calor deverão disponibilizar água potável gratuita em “ilhas de hidratação” de fácil acesso. A decisão vem após o caos no show de Taylor Swift, no Rio de Janeiro, que resultou, inclusive, em morte. Caso está sob investigação.

Corda Bamba

A semana começa apreensiva para alguns deputados do Maranhão. Nesta segunda-feira (20), tem início um julgamento que pode anular todos os votos obtidos na campanha eleitoral de 2022 dos seguintes partidos: UNIÃO BRASIL, PSC, PODEMOS e PROS. Se for aceita pela Justiça a tese de fraude à cota de gênero alegada pelo PSD e PSDB, autores da ação, poderão perder os mandatos os deputados Neto Evangelista, Leandro Bello, Fernando Braide, Júnior Cascaria e Wellington do Curso.

Previsão

De um jeito ou de outro, nenhum dos deputados implicados na ação judicial movida por PSD e PSDB perderá o mandato. Mesmo que haja condenação nesse sentido, os recursos se estenderão até o fim desta legislatura, o que, na prática, fará com que todos concluam seus mandatos. o Colunaço tem tanta certeza disso que aposta com qualquer um. Só se a gente não conhecesse o país que vive e o modus operandi de certa casta de “deuses” neste país. Dinheiro na mão, calcinha no chão.

Diário de um banana

Outro dia, tinha um conhecido agitota empresário do mercado financeiro paralelo, que já foi preso inúmeras vezes, arrotando que na última vez que passou pela cadeia havia era fila de sobrinhos e prepostos de magistrados oferecendo sua soltura por algumas moedas de ouro. “Teve até leilão”, gabou-se o “bananão”. Segundo conta, os pedidos começaram em R$ 3 milhões, mas no final, a soltura saiu por apenas R$ 150 mil. O cabra falou pra todo mundo ouvir que não tem mais medo de cadeia enquanto tiver dinheiro pra comprar e desembargador pra vender sentença. “E dinheiro eu tenho”, debochou. Se tudo que ele contou for verdade, isso que é um híbrido de banana prata resistente.

Musaceae Musa x paradisíaca

No escuro

Como o destino é debochado. Faltou energia durante o depoimento de Max Xavier Lins, presidente da Enel, na Assembleia Legislativa de São Paulo, na última terça-feira (14). Uma CPI investiga as atividades da empresa responsável pelo fornecimento de energia naquele estado, que sofre com apagões e constantes interrupções no fornecimento há vários dias. O episódio pareceu ser de um filme de comédia.

Alesp no breu durante sessão de CPI

“Erro técnico”

E o TCE-MA que não sabe a diferença entre Escola de Tempo Integral” e “Educação de Tempo Integral“. Parece a mesma coisa e pode até ser fruto de confusão para leigos. Mas daí uma Corte de Contas tratar as duas coisas como sinônimas para, por exemplo, tomar decisões e fazer julgamentos, é bem diferente. O “erro técnico” só pode ser cometido se tivermos gente leiga ocupando cargo de conselheiro do TCE por indicação amiga, por ser sobrinho de governador, por ser pedra de tropeço eleitoral, por conveniência política, por vitaliciedade de emprego. Ops…

(IN) Segurança

A Segurança Pública se configura por um eterno embate entre o Estado e o Crime, forças que mantêm constante pressão uma contra a outra. Ao agir passivamente, uma permite que a outra avance. Ao agir com mais intensidade, uma avança sobre a outra. O ideal é que as forças não sejam proporcionais, tendo o Estado uma vantagem nesse embate. O retrato do Maranhão, atualmente, com assassinatos diariamente, roubo a motos, assaltos na Capital e no interior, tráfico descontrolado, sequestro de motoristas, mostra que há, no mínimo, uma passividade do governo, permitindo que o crime avance sobre a sociedade.

Educassão

Sem transporte escolar, alunos não conseguem chegar à sala de aula no interior do Maranhão. Após um ativo trabalho do secretário Felipe Camarão no governo Dino, a Educação no estado parecia tomar um novo rumo. Escolas construídas, reconstruídas e/ou reformadas, entre outras iniciativas que pareciam colocar o ensino em outro rumo. Hoje, tendo sobrado apenas algumas escolas bonitas. E não é isso que faz o ensino, quiçá ensino de qualidade. O que adianta ter escola bonita se o aluno sequer tem como chegar nela?

Falando nisso

Como é que Felipe Camarão se sujeita a ainda estar como secretário de uma Pasta onde perdeu completamente o poder? Onde sequer tem o controle financeiro? Camarão é maior do que isso. O vice governador tem tamanho, competência, envergadura política suficiente para não se submeter a ser secretário só de fachada. A Seduc de hoje não é a mesma do governo Dino. Felipe sabe disso, e, por isso mesmo, o questionamento se faz necessário: por quê? Camarão não merece ter jogado fora e enterrado o que fez quando era, de fato, secretário. É forte, é duro, pode entrar em negação, mas é a verdade.

Erro gigante

A turma por trás da candidatura de Duarte Jr. para prefeito de São Luís não sabe o tamanho do erro que comete ao achar que uma eleição plebiscitária contra Braide é um bom caminho. Há tantas camadas a serem descascadas sobre esse assunto que vamos deixar para as próximas edições.

Mais do mesmo

O prefeito Eduardo Braide age igual qualquer prefeito que já tenha passado pelo Palacio La Ravardiére: aposta em obra de asfalto no último ano antes da eleição. A estratégia parece certa porque o próprio eleitor acostumou-se a se entregar de bandeja, como um otário, para qualquer prefeito em busca de reeleição. Agora mesmo, a Justiça freou uma licitação de quase meio bilhão de reais que seria realizada por Braide para contratação de asfalto. O juiz alegou que o certame possuía ilegalidades em seu processo e ausência de justificativa. Bem, o Colunaço sabe a justificativa: próximo ano tem eleição.

Braide repete antecessores e aposta no asfalto

Será?

O Colunaço ficou sabendo que tem um secretário que está balançando no cargo por não entregar o percentual de 30% na redução de custos com insumos e terceirizados. Será que tem tinta na caneta do Braide pra isso?

No money

Mais da metade do mês de novembro e nada de cair na conta o salário dos profissionais da Maxtec, empresa que faz a higienização dos hospitais da Secretaria Municipal de Saúde. Dizem que atraso no pagamento é raro mas acontece sempre. 🤨

Stop

Enquanto isso, Sindicato dos Trabalhadores de Asseio e Conservação de São Luís ameaçam paralisação para esta segunda-feira por causa de atrasos constantes nos pagamentos de salários. O secretário de Saúde da Prefeitura de São Luís, Joel Nunes, tá só se queimando com promessas de resolver o problema dos trabalhadores, mas, ao que parece, sem autonomia ou condições de resolver de fato.

Falando nisso

Quando é que a Empresa Estadual de Serviços Hospitalares vai responder ao Pedido de Acordo Coletivo protocolado em sua sede? Alguém precisa avisar urgente ao Secretario Thiago Fernandes que o único eixo que falta ser anunciado no programa “Cuidar de Todos” é o eixo Salarial. Secretário, é preciso cuidar do Trabalhador que está com o salário congelado há 7 anos, viu?

Faz o “L”

O governo do presidente Lula não vai pagar “13º do Bolsa Família”. É só isso mesmo esta nota.

Lula não dará continuidade ao benefício “criado” no governo Bolsonaro

Prepare-se

O governo Brandão quer arrecadar 11 bilhões de reais com Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços em 2024, valor 1,3 bilhão maior que em 2023. Seguuuuuura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jeisael.com