UQ! Colunaço do Cappêta 31/12/23

Caiu

Aprovação do governo Lula cai após 1 ano de gestão. Antes em 52%, agora 46%, a aprovação do governo é pior entre mulheres e pessoas mais pobres. Outro dado do levantamento é que, desde o início do mandato, é a primeira vez que a avaliação negativa (35%) de Lula supera numericamente a positiva (32%).

1 ano de governo Lula

Subiu

A mesma pesquisa, no entanto, revela que a maioria dos eleitores, tanto os que votaram em Lula quanto em Bolsonaro estão otimistas. 51% dos que votaram no petista em 2022 e 54% dos que optaram pelo “Mito” na eleição acreditam em melhora na economia nos próximos 6 meses. Já 49% dos entrevistados acham que o governo Lula é melhor do que foi o governo Bolsonaro. A pesquisa foi realizada entre 16 e 18 de dezembro.

Falando nisso…

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, segue na dianteira das pesquisas de intenção de voto para 2024. Sem dependência de projetos junto ao Governo Federal, sem necessidade de “parcerias” com o Governo do Estado, sem amarras com vereadores sugadores e com arrecadação acima do esperado, Braide tem “caixa” para tocar obras pela cidade de forma independente e, assim, tenta pavimentar o caminho para a reeleição.

Tá avisado

Ainda batendo cabeça e sem perspectiva real de desbancar o prefeito de São Luís, o grupo que se forma em torno da candidatura de Duarte Jr. para 2024 pode funcionar como um antibiótico administrado de forma errada que torna a bactéria mais forte. A aposta alta pode trazer uma derrota acachapante. Braide pode colocar no mesmo balaio da derrota o governador, a presidente da Assembleia, o presidente da Câmara, uma senadora e um monte de gente “grande” alinhada ao projeto do rebento de Flávio Dino, que, como ministro do STF, só poderá avistar de longe, sem sequer poder comentar mais uma derrota para Braide. Criarão um “monstro” para devorá-los.

Braide pavimenta caminho de reeleição

Sentiu

A Prefeitura de São Luis reagiu às críticas que vêm sendo manifestadas por conta do corte de árvores e supressão de vegetação nas áreas onde estão sendo realizadas as obras do projeto “Trânsito Livre”. Depois de retirar as árvores de copa, que produzem sombra, frescor e beleza, Eduardo Braide tá mandando plantar palmeiras não nativas. O tiro saiu pela culatra. Só quem tá aplaudindo é babão e detentor de contracheque.

Cidade Cinza

A capital maranhense é vítima de uma série de ações irresponsáveis das últimas gestões no quesito ambiental. Desde Castelo, passando por Edivaldo e chegando a Braide, São Luís sacrifica o que resta de córregos e rios na Zona Rural, perde áreas verdes, que dão lugar à construção de empreendimentos residenciais e comerciais com a licença do município. A população vê sumir árvores das praças e avenidas a cada intervenção urbana. O verde é substituído por concreto e aço. Fingir que está repondo o que foi retirado é só parte do problema. Sem planejamento, São Luís até avança, mas cresce cada vez mais cinza, calorenta e sem aconchego. Malucos batem palma.

Falhou

O ministro das Comunicações do governo Lula, o enrolado Juscelino Filho, passou aperto ao participar pela internet de entrevista em uma TV local. Enquanto tentava dizer que o sinal de internet no Braisl melhorou, a transmissão de som e imagens falhava. Mais raso do que um Pires emborcado, o nepobaby da política oligárquica do interior do estado até que se esforçou pra tentar parecer que entende alguma coisa da pasta que comanda, mas, que ironia, a internet não deixou sequer que ele se “comunicasse” a contento na entrevista. Casa de ferreiro…

Juscelino falha

Finalmente

Movimentos de bastidores (ou nem tanto) dão conta do “surgimento” de um bloco político de oposição ao governo do estado. Não era sem tempo. Em 1 ano de gestão, o governador Carlos Brandão não precisou se preocupar, por exemplo, com nenhum contraponto mais incisivo na tribuna da Assembleia, com nenhuma ação na Justiça contra iniciativas equivocadas do governo, com nenhuma crítica pública por parte de detentores de mandato. No entanto, já se vê a formação de um grupo que pode se colocar assertivamente do outro lado da mesa. 2024 promete.

Políticos ligados à Dino emulam grupo de oposição à Brandão

Acordou

O deputado federal Márcio Jerry, através do PCdoB, ingressou na Justiça contra uma Lei sancionada pelo governador Carlos Brandão, após provocação dos deputados que compõem a bancada comunista na Alema. O advogado que assina a ação é irmão de Flavio Dino. Os fatos são esses. Então, por mais que Jerry negue, o movimento indica que o partido caminha para se estabelecer, em breve, como oposição ao governo eleito com o apoio comunista. Conhecendo bem os atores e nomes envolvidos, sabe-se que a negativa de Jerry faz parte do jogo de poder que se joga nas sombras.

Jerry nega que está agindo contra o governo,. Então, tá

Fim do calote?

Boatos de que a secretaria de Cultura do governo Brandão começou a providenciar os pagamentos dos grupos e artistas que estão sem receber pelos serviços prestados nos eventos do governo, principalmente do “maior São João do Mundo”. Mas tem calote desde 2022, viu? “Por que que tu não me paga, sacana? Por que que tu não me paga?”

Passado que condena

Um pouco do passado do caloteiro ex-secretário de Comunicação e atual número 2 do Ministério da Justiça. Em 2008, Ricardo Cappeli era candidato a vereador no Rio de Janeiro pelo PCdoB quando foi acusado de uso eleitoral do Programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte. A denúncia feita por líderes comunitários é de que o programa foi cortado das suas comunidades porque as associações locais não apoiavam a candidatura de Cappeli. Lembra muito o modus operandi de quando era secretário de Dino no Maranhão, quando perseguia jornalistas e ameaçava retirar verbas dos veículos que não rezavam a cartilha do governo. Mesma coisa. É esse canalha que Flávio Dino quer deixar em seu lugar no MJ.

Pra encerrar

Desistimos de publicar a lista de “Capachos do ano” para evitar conflitos desnecessários, face a maioria dos nomes sugeridos se tratar de colegas jornalistas e blogueiros, que, convenhamos, alguns são extremamente merecedores do título. Desse modo encerramos a última coluna do ano. Em silêncio me deito, sem processos me levanto. Heheheh Feliz 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jeisael.com