Colunaço do Cappêta 21/04/2024

Respire fundo

Sabe aquela compra fraudulenta de respiradores feita pelo Consórcio Nordeste durante a pandemia, em abril de 2020, com a participação do Governo Dino? Pode ser que vire alvo de uma CPI na Câmara dos Deputados em Brasília. O requerimento apresentado tem o objetivo de investigar o repasse de recursos da União para a compra. O Maranhão sob a égide do governo dinista torrou R$ 9,3 milhões de reais por equipamentos que jamais foram entregues.

Kim Kataguiri apresentou requerimento de CPI

Fraude escancarada

Sob investigação da PF e da CGU, a compra fraudulenta de respiradores contou com uma rede formada por empresários, atravessadores, estelionatários, amigos de políticos e autoridades públicas. Tudo isso foi reunido em inquéritos sigilosos em poder do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que mostram trocas de mensagens, notas fiscais fraudadas e até recibos de propina. Apesar de todos os detalhes que apontam como os recursos públicos foram desviados, o assunto caiu no esquecimento.

Milhares de pessoas morreram sem respiradores na pandemia de COVID

Boca de siri

No Maranhão, os conselheiros do Tribunal de Contas sentaram suas bundas abastadas sobre o processo desde que apresentado ao órgão. Ainda que os respiradores tivessem sido entregues, haveria de se considerar pelos menos o superfaturamento de quase 150% apontado pela Controladoria Geral da União. Lembre, então, que os equipamentos sequer chegaram aos compradores. Por último, o TCE, que tem entre seus membros um ex-secretário de Dino, um ex-vice governador, um sobrinho do atual governador (que era vice de Dino e foi eleito com seu apoio), decidiu “largar de mão” o assunto e não fazer Tomada de Contas Especial relação ao caso.

Washinton Oliveira, Marcelo Tavares e Daniel Beandão. Membros do TCE com íntimas ligações com governantes ou ex-governantes.

Mas e se…

Já pensou se a CPI na Câmara Federal for aprovada? Já pensou se o STJ dá andamento ao caso? Já pensou se isso chega até o STF? A coluna já. E vaticina: não vai dar em nada. Primeiro que, em face da estrutura de poder ser ocupada exatamente por “companheiros” daqueles que realizaram a compra fraudulenta, dificilmente essa CPI passará num parlamento controlado, de um jeito ou de outro, na política ou na emenda. Com um judiciário controlado ou submisso à forças políticas, um processo dessa natureza tende a dormir em berço esplêndido. E se isso chegasse ao STF, lá reside numa das poltronas confortáveis do Olimpo um dos “acusados” da fraude. O STF não deu a mesma importância a esse caso de fraude e desvio na pandemia como deu a outros. Alem das digitais de Flávio Dino, o a compra de reparadores na entregues tem o envolvimento do ex-ministro petista Carlos Gabas e de um sobrinho de Eduardo Suplicy.

Imprensa notícia compra fraudulenta

Comentário do Cappêta

Desde que a compra de respiradores “deu errada”, o então governador Flávio Dino passou a ignorar o assunto e os conteúdos referentes ao tema foram retirados das páginas oficiais. Dino adotou um discurso que jogava a “culpa” para o Consórcio Nordeste e também para o então governador da Bahia, Rui Costa Pimenta, presidente do Consórcio. No entanto, se tudo tivesse ocorrido de outro modo, e, em vez de fracassar tivesse tido êxito, a compra seria comemorada por Dino como se este fosse responsável. Dino e Rui passaram a integrar o mesmo governo Lula em seguida. E o processo no STJ entrou em modo de sono.

Dino e Rui juntos na compra fraudulenta de respiradores

Presente

Enquanto motoristas que passam pelo viaduto “bacabeirinha” comem o pão que o diabo amassou, surge a notícia de que assessores da secretaria responsável por aquela desgraça receberam IPhones de presente. Aparício Bandeira, o pai do viaduto que destruiu a paisagem do cruzamento da Holandeses com a Litorânea, nega que tenha dado os mimos para assessores da Secretaria de Infraestrutura. Aparício assegurou que “Ninguém da Sinfra recebeu qualquer celular dado por mim”. Opa! A declaração é ambígua. “Dado por mim”. Mas e dado pela Sinfra? Fato é que a informação de que assessores teriam recebido os presentes não foi negada.

Aparício e Brandão – Autores do viaduto “bacabeirinha”

Enquanto isso…

Um vídeo gestado nas hostes leoninas ligadas à pré-candidatura de um incorrigível político que pretende ser prefeito de São Luís começou a circular em grupos de zap e redes sociais. O material tenta atribuir ao prefeito da capital a responsabilidade pelo viaduto “bacabeirinha”, em face de uma solicitação do então deputado Eduardo Braide. A canalhice contra Braide é explícita, mas a aposta da turma é na ignorância extrema do eleitor. Será que alguém engole essa narrativa? Ainda mais se tratando do público mais afetado por aquela desgraça que desfigurou uma das áreas mais belas da Ponta D’Areia? Há apenas um governante culpado por “bacabeirinha” e seu nome não é Eduardo Braide.

Comunicação tenta jogar ônus do “bacabeirinha” na conta do prefeito de São Luís

“Me paga, sacana”

Quando será que o governo do estado vai fazer o pagamento da Lei Paulo Gustavo para os artistas? A propósito, quando será que os artistas vão abrir o bico, reclamar, protestar… Será que tá todo mundo com medo? Temem alguma represália? Lembre-se que a Cultura do governo tá nem aí para os artistas do estado. Há muito tempo iniciou-se um desmonte silencioso especialmente da cultura popular. As festas tradicionais foram transformadas em micaretas e os shows saíram de populares para concorrer com as grandes produtoras de eventos, inclusive com cobranças de espaços VIP, como camarotes reservados para quem pode pagar.

Sucateamento do Centro Odylo C. Filho é o exemplo do abandono da cultura pelo governo do Maranhão

Falando nisso…

O artista maranhense Romildo Rocha foi gigante em uma manifestação no Instagram contra o governo do Maranhão, notadamente a Secretaria da Cultura. Veja você mesmo a sequência de imagens:

Só não dá pra entender porque a conta do X-Twitter foi apagada depois que se manifestou. No Instagram, ainda está ativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jeisael.com