Pressão: Ferry José Humberto liberado para navegar

Segundo a Capitania dos Portos do Maranhão, já foram sanadas as pendências que estavam gerando insegurança

O documento emitido pela autoridade marítima informa que nova vistoria foi realizada na última sexta (15), “na qual foi constatada que não mais subsistem as últimas pendências listadas no Relatório de Inspeção”. Restaria apenas uma pendência documental, que possui o prazo de noventa dias para ser sanada.

A embarcação havia sido liberada no dia 28 de junho, mesmo tendo sido constadas 24 irregularidades graves, segundo o MPF. Após 8 dias navegando, o Ministério Público Federal emitiu recomendação à Capitania dos Portos para suspensão da operação do ferry.

O Governo do Maranhão ingressou na Justiça para tentar recolocar o José Humberto em operação mesmo com os riscos de segurança apontados em vistoria. O Juiz da 5ª Vara Federal negou o pedido do Governo e manteve a suspensão.

Na última quinta-feira (14), foi realizada uma reunião na Capitania dos Portos do Maranhão “onde foram abordados os questionamentos suscitados na referida recomendação [do MPF], especialmente quanto às discrepâncias técnicas”, diz o comunicado da autoridade marítima.

Importa que, após a reunião e a vistoria informada, a balsa fluvial José Humberto, embarcação com pelo menos 35 anos de idade anunciada como “nova”, vinda do Pará e adaptada como ferry boat, está liberada para navegar transportando passageiros e veículos pela baía de São Marcos.

Documento da Capitania

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jeisael.com