UQ! Colunaço 18/06

Pesquisa

Pesquisa para eleição de 2024 em São Luís aponta o prefeito Braide liderando intenções de voto com 29,6%, seguido do deputado federal Duarte Jr. em segundo com 18,6%, o ex-prefeito Holandinha com 14,7%, os deputados estaduais Neto Evangelista e Wellington do Curso logo após com 8,2% e 5,3% respectivamente. O resto, embolado na casa dos 2% pra baixo.

Cenário perfeito

Tudo bem que nenhuma pesquisa agora é capaz de prever o resultado da eleição. Mas esse retrato do momento faz o prefeito Braide sorrir. A se manter esse cenário até 24, Braide repetirá a regra de reeleição dos prefeitos da Capital.

Braide ainda tem situação confortável

Leia mais sobre o cenário eleitoral para 2024 em São Luís logo abaixo nesta coluna. Por enquanto, vamos mudar de assunto

Eufemismo

Responsável pela eleição de Brandão, ex-governador Flávio Dino já não quer papo com o atual governador. Publicamente, Dino já admite o “afastamento” de Brandão. Pra minimizar as consequências políticas, não admite rompimento.

Dino e Brandão – Sorrisos

O traído (?)

Na verdade, Dino provocou de todas as formas para que Brandão rompesse, desde o fim das eleições de 2022, e o ministro da Justiça pudesse chamar o governador de traíra, como já fizera com Roberto Rocha, com Weverton Rocha e outros. Inteligente, Brandão não mordeu a isca.

Unfollow

Dino deixou de seguir Brandão na redes sociais feito menino birrento; ignorou gestos e mensagens de apoio do governador; não parabenizou Brandão pelo seu aniversário; e nem faz questão de esconder das pessoas próximas sua hostilidade ao governador.

Amigo do meu inimigo

Certa vez, ao receber no telefone imagens de Brandão voando ao lado do deputado Dr. Yglésio em agenda no interior no estado, Dino respondeu no zap do fofoqueiro: “se merecem”. Yglésio é, hoje, um ferrenho opositor de Dino.

O covarde

Fosse corajoso de verdade, não só de gogó, Flávio Dino teria assumido o rompimento – da parte dele – com Brandão, como tem costume de fazer com atores “mais fracos” da política. Sabendo que tem muito a perder, prefere a lorota “não rompi, mas me afastei”.

Afastamento x Proximidade

Enquanto Dino se afasta, Sarney está mais próximo de Brandão. O movimento do governador visa neutralizar o ministro da Justiça que seria a ponte para Lula. Ao grudar no velho oligarca maranhense, Brandão garante também proximidade ao presidente e o “ninguém vai ao Lula se não por mim” de Dino cai por terra.

Brandão de aproxima de Lula via Sarney

Fazendo escola

O estilo desta coluna tem sido copiado por vários blogueiros no interior do estado. Apesar de ter se inspirado em uma famosa coluna dominical tradicional, o Cappêta assumiu identidade própria, que em nada se parece com a outra. No entanto, nosso modo de fazer tem sido repetido por outros blogs. Mas, não confundam: Cappêta só existe aqui.

Incomodando

Prints desta coluna rodam em celulares e gabinetes de políticos incomodados com as notinhas aqui veiculadas. Isso é bom. É ótimo. Rasguem-se sem ter o que fazer a respeito. Quer tomar um suco de maracujá? Chama aí. De maracujá, hein? Aqui ninguém baixa a cabeça, não. Tomate cru, rapá.

Lindo, lindo, lindo

Festividades Juninas do Maranhão são um espetáculo de cor e magia. Quando o governo do Maranhão diz que está fazendo o maior São João do mundo, não é exagero. Tem festa pra todo lado e para todos os gostos. A prefeitura de São Luís também acertou ao levar atrações para os arraiais nos bairros. Assim também acertaram a Câmara e a Assembleia com belíssimos arraiais. Orgulho da nossa cultura.

Confortável

O prefeito de São Luís pode estar abusando de sua ainda confortável situação política frente ao futuro pleito de 2024. A gestão de Braide segue bem avaliada, apesar dos problemas da cidade e de seu isolamento, reclamado por todos. Além de gestão bem avaliada, qualquer pesquisa coloca Braide disparado em primeiro lugar na intenção de votos para o ano que vem.

Queda

Braide já chegou a ter 69% de aprovação da gestão. Mas, o Colunaço teve informações esta semana de que levantamentos recentes já apontam queda nesse número. A queda pode ser encarada como algo natural, afinal quem chega num patamar de aprovação de quase 70% não tem mais mais como subir. A tendência é que esse número se ajuste à medida em que o período eleitoral se aproxima.

Queda 2

Em relação à intenção de votos, quem tem acesso a pesquisas anteriores, também sabe que, alguns meses atrás, Braide estava acima do patamar de 30%, barreira rompida pra baixo na pesquisa divulgada neste domingo. Tudo bem que são pesquisas de outros institutos e não se deve comparar, mas dá pra ter uma referência.

Mas…

O recuo dos números pode estar refletindo também, quem sabe, o intenso fogo inimigo que vem atingindo a gestão Braide nos últimos dias. Sem reação, sem escudo e em silêncio, Braide pode começar a sentir a munição destruir pouco a pouco sua boa reputação junto ao eleitorado até 2024. Se isso será capaz de colocar seus planos de reeleição em risco é outra história.

Sem parelha

Precisaria surgir um adversário capaz de vencê-lo. Até o momento, o antipatizado deputado Duarte Jr. figura como o melhor colocado para rivalizar com Braide. Só que Duarte é garantia de vitória de Braide. Seria preciso outro nome ocupar o posto de segundo colocado para ir ao segundo turno.

Vai dar certo?

Quem se movimenta freneticamente é o vereador Paulo Victor e, entre erros e acertos, vai ganhando terreno. A pergunta é se isso vai dar certo até 2024 para que PV tenha condições de sair da posição embolada na faixa de 2% pra baixo com outros postulantes, desbancar Duarte da segunda posição e rivalizar com Braide no segundo turno.

Governador Brandão e Paulo Victor

Segundo turno

Dificilmente Braide se reelege no 1º turno, mas… “Política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou”. Entretanto, se esta coluna fosse apostar, apostaria num segundo turno. E até agora com vitória de Braide, baseado no cenário presente.

Ou não

Paulo Victor tá com sede de enfrentar uma eleição contra Eduardo Braide. Se conseguir avançar um pouco mais e mostrar viabilidade, pode despertar um forte grupo político em torno de sua pré-candidatura, aí, sim, ganhar fôlego para ultrapassar outros postulantes, desbancar Duarte Jr. e enfrentar Braide no 2º turno. Causaria mais temor ao prefeito.

Imagens da semana

Paulo Victor articula em Brasília

Apareceu a margarida

Paulo Victor e o deputado Carlos Lula são as novidades na pesquisa. Sim, porque todos os outros tem recall da disputa de prefeito. Logo, há que se considerar positiva a pontuação de ambos nessa primeira pesquisa. Sem falar que figuram entre os menos rejeitados, com ampla possibilidade de crescimento.

Falando nisso

Sem fazer nenhum esforço, quem aparece bem em levantamentos sobre as eleições do ano que vem é o ex-prefeito Edivaldo Holanda Jr., em terceiro lugar. Sabe o que isso significa? Nada. Edvaldo não tem lastro para disputar eleição majoritária. Sempre foi eleito a reboque da força de um grupo político que ele mesmo abandonou. Sem isso, Edivaldo derreteu e foi um fiasco em 2022 na disputa de governador. Será assim também em 24. Anote.

Cavalo selado

Gozando apenas de recall político, Neto Evangelista aparece em 4º lugar na pesquisa, mas não terá o mesmo fôlego de 2020 para uma nova disputa de prefeito em 2024. Aquele foi o melhor momento para Neto. Um forte grupo, veículos de comunicação como aliados, grande estrutura capitaneada pelo senador Weverton Rocha. Nada disso existe mais. Passou.

Quer ou não quer

O assunto Flávio Dino no STF voltou à tona com a proximidade de mais uma vaga na Corte. Apesar de negar a pretensão, o Supremo nunca saiu dos planos de Dino, que, tal qual seu ídolo na política, José Sarney, se faz de rogado e põe aliados próximos a negar o interesse dele. Porém, o próprio Dino não nega.

Flávio Dino

Esculacho

Áudio vazado esta semana mostra o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, dando um verdadeiro esculacho nos vereadores da cidade e expondo as entranhas da política, nua e crua, da forma como acontece em todos os municípios. A relação promíscua entre prefeito e vereadores que sacrifica a população, priva cidadãos de serviços públicos, enquanto o prefeito irriga contas de vereadores e atende os interesses dos parlamentares. Por que o espanto? Não tem virgem nesse puteiro, mas trataram de crucificar Gentil como se fosse o dono do bordel.

Gentil ao lado do governador

Casa alugada

A coluna foi informada que, enquanto durarem as obras, o Hospital da Criança vai funcionar no local onde já funcionou o Hospital São Luis, no bairro Cidade Operária, cedido pelo governo do Estado.

Doença

Qual casa de saúde luminense tá vivendo um verdadeiro FLA-FLU disputado dentro da direção? A coisa tá doentia, que já virou até pancadaria nos corredores do hospital. O Cappêta sabe de tudo, hein? A gente ainda vai espocar os nomes aqui.

Pra fechar

Nos próximos dias, fecha a folha de pagamento do mês de Junho da Prefeitura de São Luís. Tem barnabé injuriado com o prefeito Braide por causa do veto ao reajuste aprovada pela Câmara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jeisael.com