UQ! Colunaço do Cappêta 26/11/23

Inevitável?

Até o momento, os indicativos são de que o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, tem mais possibilidades de se reeleger do que não se reeleger. A principal questão é a forma como isso vai acontecer. Se no 1º turno ou no 2º; se num processo eleitoral mais fácil ou mais difícil; se contra muitos oponentes de uma vez ou vários oponentes separados etc. A construção desse caminho gira em torno das escolhas dos seus principais adversários que orbitam em torno da candidatura de Duarte Jr. Há inúmeros caminhos pra se chegar ao inevitável. As escolhas definem os caminhos.

Erro

A busca por unir em torno de Duarte todos os possíveis concorrentes do campo dinobrandonista e transformar a disputa num plebiscito é uma aposta alta, onde essa turma só vislumbra o sonho da vitória sobre o prefeito, ignorando o fato de que quanto maior a aposta maiores os riscos em torno dela. A vitória pode ser grande, a derrota maior ainda, sem chances de redenção, com consequências a longo prazo inestimáveis.

Monstro

Ao vencer uma possível disputa plebiscitária contra Duarte Jr., sem chances de segundo turno, Braide estará colocando no bolso, com uma mãozada só, o ex-governador Flávio Dino e o governador Carlos Brandão; o vice-governador, Felipe Camarão; a presidente da Alema, Iracema Vale; os satélites do dinismo Rubens Jr., Bira do Pindaré, Carlos Lula, Ricardo Cappeli, além de todos aqueles ligados ao dinobrandonismo, direta ou indiretamente envolvidos com a campanha de Duarte ou em oposição ao prefeito, como o presidente da Câmara, vereador Paulo Victor. Estarão criando um monstro político, com consequências para 2026, 2028 etc.

De camarote, Braide bate palmas enquanto opositores batem cabeça

Erro 2

Imaginar que uma eleição de dois nomes, neste caso o prefeito e um opositor, é uma eleição de escolha entre um nome e outro é também um erro. O eleitor não irá pra urna escolher se quer Braide ou Duarte. A escolha do eleitor é entre “sim” e “não” para o prefeito, se quer que Braide continue ou se quer interromper sua estada na prefeitura. . Tendo sido aprovada a gestão, a regra é que o eleitor opte por SIM, continuar com o prefeito. Se reprovada a gestão, o eleitor escolhe NÃO continuar. A escolha do NÃO pode invariavelmente beneficiar o opositor, seja ele quem for, Duarte, Neto; mas a escolha do eleitor é entre o SIM e o NÃO. Em regra, esse é o drive. Considerar a exceção é ingenuidade.

Estratégia

Sem outras candidaturas no processo eleitoral capazes de discutir de forma ampla questões sensíveis e mostrar ao eleitor de forma desnuda a gestão municipal, seus erros, as promessas não cumpridas, a tendência é de que não sobre outro nome senão de Eduardo Braide, submetido ao SIM e NÃO num cenário de alta aprovação, resultando numa reeleição relativamente tranquila contra um único adversário “pesado” e avaliado pelo opositor, por todo esse cenário, como o melhor a ser batido.

Rabo de olho

Os nomes que se apresentam no grupo dinobrandonista como possíveis candidatos são vistos com desconfiança por aqueles que pensam a candidatura de Duarte Jr.. É de se considerar que, primeiro, ninguém “engole” Duarte Jr.. Depois que quando um deles estiver na 3ª posição é hora de vaca desconhecer bezerro. Vislumbrando a possibilidade de chegar ao 2º turno, aquele que ocupa o 3º lugar mira no próximo acima dele, formando um duelo entre 3º e 2º lugar, deixando livre e limpo o céu para o voo de quem está na 1ª posição. Recorra ao passado recente e lembre da disputa de 2020 com Neto Evangelista partindo pra cima de Duarte Jr. Diz o ditado que passarinho não come pedra porque sabe o c* que tem. A turma em torno de Duarte teme exatamente esse cenário, por isso, quer tirar “aliados” da disputa. Falta confiança. Braide agradece.

Neto x Duarte em 2020 – Não existe confiança para 2024

Lote 10

Depois de dar de ombros para partidos durante todo o mandato, o prefeito de São Luís abre o pregão e começa a leiloar os espaços da gestão municipal com vistas à eleição do ano que vem. Braide é do tipo just in time, faz e desfaz as coisas na hora certa. Hora certa pra ele. Até agora contando apenas com seu próprio partido, o PSD, o prefeito entregou ao Republicanos o comando da SEMCAS. Anote, no entanto, que na “hora certa”, Braide vai tomar a secretaria. Mas, só depois da eleição.

Dou-lhe uma, dou-lhe duas, dou-lhe 10: vendido. Republicanos adere ao projeto de Braide

Falando nisso

Qual destino foi dado à vice-prefeita Esménia Miranda? Foi apenas mais uma uma mulher negra da periferia usada na “hora certa” como amuleto para a eleição de Braide? Alçada ao cargo de secretária municipal de Educação, na “hora certa” foi retirada do cargo e relegada ao anonimato na gestão municipal. Até parece que a cidade nem tem vice-prefeita. O protagonismo de Esmênia foi apenas utilitário.

Vice-prefeita não goza da confiança do prefeito

E nisso

De volta à normalidade, sem a necessidade de fingimentos de ideais, o pragmatismo político faz Eduardo Braide escolher o vice padrão. Pensando em disputar o governo em 2026, o prefeito deixará a prefeitura nas mãos do vice a ser eleito com ele em 2024. Desse modo, David Coldebella, titular da Semosp, amigo de confiança do prefeito, deve compor a chapa.

Situação confortável permite Braide não negociar a vice com partidos e fazer escolha pessoal

Elite

Alguém aí já notou que todo prefeito de São Luís faz “intervenções e melhorias” na avenida dos Holandeses? A cada mandato, a via é recapeada, asfaltada, sinalizada, ampliada. Localizada em área nobre, a Holandeses faz parte do trajeto do prefeito, ex-prefeitos, deputados, membros do judiciários e outros ricos da sociedade que mantêm residências, escritórios e negócios na avenida ou em seu entorno. Talvez essa seja a melhor explicação para tanta “preocupação”, a ponto de até o governador mandar fazer um viaduto sem real necessidade de prioridade na via, enquanto bairros afastados das áreas consideradas nobres enfrentam esgoto a céu aberto, pontes de madeira (ou nem isso), asfalto de papel…

Área nobre recebe intervenções de todos os prefeitos

Elite 2

Compare o tipo e qualidade na execução de obras nos bairros quando os gestores decidem assim fazer para dar a ideia de que também trabalham na periferia. Compare o Parque do Rangedor com a APA Itapiracó, compare coisas simples como o calçamento, a sinalização e a cerca. Compare a Praça do Foguetinho com qualquer pracinha na Cohab. Feitas de qualquer maneira, obras nos bairros são assim porque, julgam os gestores, onde não tem nada qualquer coisa serve. E, pior, é exatamente assim que povo desses locais recebe. Pra quem não tinha nada, ter uma pracinha, ter um calçamento ou local de atividades ao ar livre, por mais meia-boca que seja, é melhor que não ter. Triste.

Por que tanta diferença nas obras executadas?

Falando nisso

A Prefeitura de São Luís tem feito intervenções importantes nas avenidas da Capital. Mesmo que sejam obras já visando a eleição, não se pode negar sua importância. A ampliação de avenidas criando novas faixas só ainda não alcançou a avenida São Luís Rei de França, uma das piores vias. Será que Braide ainda não enxergou? Talvez se fosse um logradouro de moradia, de escritórios e de negócios de políticos e de suas famílias, já tivesse recebido inúmeros benefícios. E olha que a necessidade aumentou a partir da construção do Hospital da Ilha. É, quem nasceu pra ser Rei de França nunca será Holandeses.

Mistério no ministério

Quem é o servidor do alto escalão do governo Lula que pode ter cometido crime de falsidade ideológica ao declarar ter formação acadêmica que não tem? Segundo homem de um importante ministério petista, não há registro em nenhuma faculdade do país que possa comprovar que ele tenha diploma de nível superior, apesar de exibir o título de pós-graduado. Instado a apresentar comprovação de que seja formado, o tal diabo foge desesperadamente dessa cruz. Mesmo após protocolado um pedido via Lei da Informação, o ministério não apresentou, até o momento, cópia do diploma do servidor. Dizem que o ministro, seu chefe imediato, anda com o c* na mão com essa história, porque já haveria reincidência, haja vista o pupilo ter passado por outro cargo sob sua tutela cometendo o mesmo suposto crime. Eita, eita, eita. Que haja justiça nesse ministério. Au au.

Plantio

Uma foto do deputado Dr. Yglésio ao lado de Jair Bolsonaro em Brasília foi a semente para que jornalistas e blogueiros menos atentos divulgassem a informação de que o Dr. tem declarado o apoio do ex-presidente. Não tem, não. A única declaração é do próprio deputado que escreveu na postagem que “com o apoio do presidente Bolsonaro, nossa pré-candidatura (…) segue firme”. Cadê a declaração do “Mito”? Não tem. Mas, isso pouco importa para o deputado, que conhece o funcionamento limitado da cabeça do eleitor que pretende atingir. Nessa relação, há sempre um esperto e um otario. Yglésio sabe quem é quem.

Ainda preso ao PSB, Dr. Yglesio faz crer que é a escolha de te Bolsonaro para a eleição em São Luís

Falando nisso

Apressaram-se em dizer que uma foto do deputado Duarte Jr. ao lado da presidente do PT teria sido uma reação à aparição de Yglésio com o Jair. Bobagem. Apenas uma coincidência no timing certo. Duarte não foi correndo fazer foto com Gleisi Hoffman, nem ao lado de Lula, por causa disso. Bobagem. Pura bobagem de quem já começa pensar em narrativa eleitoral de disputa entre bolsonarismo X Lulismo para 2024. Em São Luís, isso já se provou equivocado. Querem tentar de novo? Arrocha aí.

Foto com Gleisi não foi “reação” de Duarte. Besteira pensar e dizer isso.

Cagada

Vice-prefeito da cidade de Parnarama, no inteiro do Maranhão, exibiu orgulhoso em suas redes sociais a entrega de um vaso sanitário para uma eleitora. Gilson fez questão de gravar um vídeo desse momento primoroso da política. Autopromoção e constrangimento de sobra.

A cara de uma desgraça dessa nem treme

Previsível

Conforme dito pelo Colunaço do domingo passado, a ação movida por PSD e PSDB, por suposta fraude à cota de gênero na eleição de 2022, que poderia anular votos e deixar alguns deputados sem mandato, não vai dar em nada. Com julgamento iniciado na última segunda-feira, o primeiro a escapar foi Neto Evangelista (UNIÃO), após o relator, desembargador José Gonçalo Filho, se manifestar contra a ação e a favor da manutenção do mandato. O sistema, ah! o sistema.

Faz o “L”

Em um ano, governo Lula gastou R$ 1 bilhão com viagens.

Faz o “L” 2

Sob o governo Lula, estatais federais voltam a ter déficit. O rombo projetado é de R$ 4,5 bi, e o governo diz que dinheiro sairá do caixa de empresas

Faz o “L” 3

Aos 93 anos de idade, José Sarney tem sido consultado por integrantes do Palácio do Planalto em diversos assuntos, como indicações para o Supremo Tribunal Federal (STF), para a Procuradoria-Geral da República e também para o Tribunal Superior Eleitoral. O velho oligarca maranhense, há muito esquecido, volta a ser como figura central em Brasília.

Sarney Ressuscita no governo Lula.

Destino

Familiares de Flávio Dino avaliam que a melhor escolha de vida do político é sua ida para o STF. Sob ameaças veladas, a vida do ministro da Justiça impõe uma rotina estressante e intranquila para si e sua família. Dino já nem cumpre mais seu “ritual” quando volta à capital maranhense nos finais de semana. Sem praia, sem shopping, Dino enclausura a si e àqueles ao seu redor numa redoma de medo. E com razão. Deformado pelo poder, Flávio não criou as melhores condições para ser aceito pelo Senado numa indicação presidencial para a Alta Corte, mas agora precisa correr atrás e garantir que Lula possa indicá-lo sem o risco de ser rejeitado pela Câmara Alta.

Órfãos

Torcida contrária fazem os filhos políticos de Dino, que enxergam um caminho mais tortuoso sem a presença do padrinho. No entanto, a vontade da família de sangue deve prevalecer na preferência do ministro. Apesar de parecer inabalável, Flávio tem lá suas fraquezas, de saúde, inclusive, que lhe exigem daqui em diante uma vida menos instável. Certamente que se fosse apenas por si só o julgamento de suas escolhas, enfrentaria essa loucura. Mas, sua família não quer isso.

Eu avisei

A cobrança do Presidente do Coren feita à comitiva que visitava ao Hospital da Ilha na última semana não pegou de surpresa o leitor mais atento do Colunaço do Cappêta. O alerta foi feito no última final de semana: o “Programa Cuidar de Todos” exclui do “cuidado” os trabalhadores que estão há sete anos sem reajuste salarial. Dr. Julinho, prefeito de São José de Ribamar, alertou em reunião da Famem que o Programa não passava de utopia e que existia coisas mais importantes a serem feitas. Parece que a razão persegue os sensatos.

Pra encerrar

Já estamos na última semana de novembro e não se vê, ainda, nada da “tradicional” decoração natalina pelas ruas e avenidas de São Luís. Tá na hora Prefeitura tirar do depósito aqueles “arames” em formato de adereços de natal com tubo de led, e cumprir com a brega decoração obsoleta de todos os anos, tipo aquelas nos postes da ponte Bandeira Tribuzi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jeisael.com