UQ! Colunaço do Cappêta 10/03/24

Como ganhar eleição

E o nepobaby da política maranhense Rubens Jr. resolveu lançar um curso pra ensinar ganhar eleição. Fruto de família oligárquica do interior do Maranhão, o deputado petista entrou na política eleitoral aos 21 anos em substituição ao pai que teve candidatura impugnada pela Justiça; nunca precisou trabalhar na vida, que não fosse na política; rico, filho de rico, sempre teve o próprio pai como articulador e negociador de suas campanhas eleitorais; a família sempre dominou a política da cidade de Matões, com inúmeras passagens pela prefeitura; deve ter muito a ensinar. 1ª lição: nascer rico. 2ª lição: ser filho de político; 3ª lição: ter um feudo pra chamar seu. Vai ser sucesso. Bora ganhar a eleição.

Anúncio patrocinado por Rubens em rede social

Balaio de gato

O deputado estadual Osmar Filho, do PDT – que tem pré-candidato a prefeito-, resolveu declarar apoio à reeleição do prefeito de São Luís, Eduardo Braide, do PSD, partido ao qual filiou-se a esposa de Osmar, Clara Gomes, para concorrer ao cargo de vereadora. O PSD é também o abrigo partidário da senadora Eliziane Gama, que já declarou apoio à pré-candidatura do deputado federal Duarte Júnior, que é do PSB, partido do governador do Maranhão, Carlos Brandão, cuja base na Assembleia Legislativa conta com o deputado Osmar Filho, que após declarar apoio a Braide recebeu congratulações do colega de parlamento Neto Evangelista (UNIÃO), escolhido para ser líder do governo Brandão na Assembleia. Nessa salada político partidária, há quem queira invocar cobranças de coerência, coisa rara e quase impossível de ser garimpada na política. Para além de estar na mesma legenda, políticos têm razões maiores para tomar decisões. A sobrevivência política fala mais alto; depois, questões pessoais, de relacionamentos; e, talvez, por último, o fato de estar no mesmo ninho partidário.

PDT, PSD, PSB – Tudo misturado e separado

Castas

Falando nisso, saliente-se que o fato principal que deveria chamar atenção e causar espécie é a política, mais uma vez, sendo usurpada como fonte de poder familiar das elites. Detentores de poder sempre vão passando os mandatos, cargos e posições de destaque, de mão em mão na própria família ou nas famílias aliadas. Osmar Filho carrega o nome do pai juiz, Osmar Gomes, que costuma articular nos bastidores as campanhas do filho; a família já comandou a prefeitura da cidade de Cajari, no interior do Maranhão, onde já houve também o ensaio da candidatura a prefeita da irmã de Osmar, Bianca. Pelo modo de fazer política, já é dada como certa a eleição da esposa de Osmar para a Câmara de São Luís este ano. E, assim, temos uma sociedade onde algumas famílias se colocam como castas que devem ter o privilégio de ocupar os judiciário, o executivo e o legislativo, enquanto a grande massa precisa ser mantida emburrecida para dar sustento na base da pirâmide à essa gente formada por Osmares, Rubens, Braides, Brandões etc

Osmar Filho quer garantir mandato para a esposa Clara

Sem cultura

Gente, e a escola de Música do Bom Menino das Mercês que tá pra deixar de existir? Um projeto de grande peso social que há 30 anos faz a diferença na vida de milhares de jovens e suas famílias, onde as atividades sempre foram subsidiadas pelo governo do Maranhão, agora pode ser suspenso por falta de recursos. A incompetência do executivo estadual fica evidente quando surge a informação de que a deputada federal e ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney, é quem vai garantir, via emenda parlamentar, o recurso para subsidiar as ações da escola em 2024.

Sem emenda de ex-governadora, projeto social pode parar

Sem educação

Alunos da rede estadual de educação entraram numa trend e fizeram um vídeo bem humorado denunciando as condições da escola onde estudam. O vídeo mostra carteiras quebradas, falta de portas no banheiro, teto quase caindo na cabeça, falta de lâmpadas etc. Fruto do governo Flávio Dino, não se ouve mais falar do Programa Escola Digna no governo Brandão, que parece ter esquecido o único item possível do plano de governo assumido em campanha: dar continuidade às ações do governo Dino. Mas, quanto mais ignorante é um povo, mais fácil de ser tocado como gado. É de se compreender, por essa ótica, o descaso com a educação e cultura ao longo da história do Maranhão, e acentuado no atual governo.

Alunos mostram “escola indigna” do governo Brandão

Mistérios

Quem é o ex-auxiliar do governo Dino que comprou uma mansão avaliada em 20 milhões de reais? De onde esse moço conseguiu tirar tanto dinheiro?

Quem é o deputado que “presentiou” um professor de uma universidade federal com um carro em negociação para ter um mestrado?

Quem é o familiar de um importante político que antes do tio ganhar a eleição só queria ser empossado no cargo do concurso que passou, mas agora é sócio de empresa que em seis meses já fatura 750 milhões reais?

Quem é o ex-deputado que ganhou um apartamento de uma construtora só pra não mexer com uma CPI que investigaria a tal construtora?

Quem é outro deputado que ganhou um monte de busdoors com sua imagem como parte de uma negociação por baixo dos panos no caso do desmoronamento de um terminal de integração?

De que cidade é o vereador que foi gravado dizendo que recebeu não sei quanto em dinheiro e mais alguns benefícios pra votar em um colega para presidente de Câmara?

Tatu

Não faz muitos dias, a prefeitura de São Luís resolveu, finalmente, asfaltar a avenida São Bento e a rua Guimarães, no bairro Quintas do Calhau, fruto de muito anos de espera dos moradores do bairro. E não é que foi só a Caema saber que tinha asfalto por lá que mandou imediatamente cavar a rua? Parece piada, mas seria melhor que fosse mesmo.

Prefeitura asfalta e a Caema vai fazer buraco

Alerta!

O Colunaço teve acesso a uma pesquisa que mostra a insatisfação do cidadão ludovicense com o governo Brandão. Em verdade, trata-se de pesquisa de intenção de votos para prefeito de São Luís de consumo interno e, por isso, não registrada, de modo que não podemos falar de números. No entanto, o levantamento aferiu também a satisfação do eleitor com os governos federal, estadual e municipal. Entre as avaliações negativas, é assustador o índice alcançado pelo governador, enquanto o prefeito de São Luís segue bem avaliado, apesar de haver recuo na aprovação de Braide em relação ao levantamento anterior. Brandão não está bem diante do eleitorado da Capital e isso pode explicar porque o pré-candidato do PSB, Duarte jr., principal concorrente contra o prefeito Braide, tem mantido sua imagem longe da imagem do governador.

Duarte e Brandão – Parceria ainda não cheira bem pra eleição

Piada?

Piada mesmo parece a notícia dando conta de que o Detran do Rio de Janeiro resolveu fazer uma homenagem às servidoras do órgão no Dia Internacional da Mulher colocando-as para trabalhar. Orgulhoso da ação, o órgão divulgou que “todas as ações no Dia da Mulher serão comandadas por elas”. É, poderia ter incluído na homenagem um kit de costura, um jogo de panelas e uma cesta de produtos de limpeza. Força, mulheres.

Êta homenagem!

Pra finalizar

O ministro do STF, Flávio Dino, parece ainda não ter esquecido a política de fato. Em suas primeiras decisões, uma já serviu para supostamente beneficiar aliados políticos recentes. Caiu no colo de Dino uma ação movida pelo partido Solidariedade questionando o processo de indicação de Flavio Costa para o Tribunal de Contas do Estado na Assembleia Legislativa. Dino poderia se declarar impedido para evitar polêmicas em torno de sua decisão, mas não o fez. Afinal, o Solidariedade no Maranhão é comandado por Flávia Alves, irmã do deputado Othelino Neto, marido da senadora Ana Paula, ex-suplente de Dino que assumiu a cadeira dele no Senado; afinal, a decisão beneficia de algum modo, ainda que indiretamente, o deputado Carlos Lula, ex-secretário do governo Dino e amigo pessoal do Ministro, e que também está na disputa pela vaga do TCE; afinal, o outro pretendente, Flávio Costa, é ex-advogado do governador Brandão que vive numa espécie de guerra velada com os herdeiros de Dino no Maranhão. Se tem orelha de porco, focinho de porco, rabo de porco, ninguém vai dizer que é um dinossauro, né?

Dino, agora ministro do STF, e Flávia Alves, agora presidente do Solidariedade-MA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jeisael.com